Leão-2011 pode ser a repetição de Mário Sérgio-2009?

Mesmo não simpatizando em nada com Leão, não duvido que o São Paulo consiga o que quer com sua contratação. Mas a lição do Inter tem que ser bem compreendida.



* * * * * * * * * *

Faltavam 11 jogos para o fim do Campeonato Brasileiro de 2009 quando Mario Sérgio foi anunciado como novo técnico do Internacional. O elenco era considerado forte, mas Tite vinha de uma sequência de seis jogos sem vitórias que afastou o time da luta pelo título e o deixou fora até mesmo da zona de Libertadores. A desconfiança era geral, mas Mario Sérgio foi contratado por ter um perfil de "profissional que coloque ordem no vestiário, que hierarquize o elenco, que remotive o grupo."

O campeonato seguiu e a disputa pelo título parecia estar entre Flamengo, Palmeiras e São Paulo, principalmente. No entanto, na última rodada, o maior adversário do Flamengo na luta pelo hexa era exatamente o Inter, que terminou surpreendentemente como vice-campeão. Pelo objetivo alcançado, Mário Sérgio recebeu o bônus prometido em sua contratração.

Mario Sérgio veio, conseguiu a vaga na Libertadores - e saiu. O bom desempenho não foi capaz de mudar o planejamento da diretoria colorada, que o queria mesmo apenas para aquele tiro curto.

No ano seguinte, com outros treinadores, o Inter foi campeão da Libertadores.



* * * * * * * * * *


A historinha é pra ilustrar o que deve estar pretendendo a diretoria do São Paulo com a contratação de Leão para treinar o time até o fim do Brasileiro.

Não seria nenhuma novidade na trajetória de Leão se o São Paulo, à base de sua grosseria e cara fechada, desse uma acordada no campeonato e melhorasse seu desempenho rapidamente. Com ele, o normal é isso acontecer mesmo. Dura pouco; em pouco tempo, os jogadores se cansam do ego do cara e o time para de jogar. Mas o São Paulo não deve estar pensando, neste momento, em um trabalho a longo prazo - e sim em um pequeno sprint que o leve à Libertadores de 2012, que não está tão distante assim.

Não simpatizo nem um pouco com Leão, mas não desprezo as chances de que isso dê certo - até porque o São Paulo tem um elenco mais do que razoável para a missão. Mas, se o São Paulo quer repetir o Inter de 2009, fará bem se seguir à risca o exemplo - e nem considerar a hipótese de mantê-lo no Morumbi no ano que vem.

2 comentários:

Cleber Soares disse...

André,
a história de Mario Sérgio no Inter só tem muitas diferenças, a começar pelo elenco que melhor e ainda faltavam 11 jogos, 4 a mais.

Mas tem um fato em comum entre Leão e a diretoria do tricolor paulista, ou melhor, a contratação de Leão é a cara dessa diretoria, arrogante, prepotente e totalmente ultrapassada, o tricolor com essa diretoria perdeu 10 anos de sua história.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com

André Monnerat disse...

Cleber, claro que não são situações exatamente iguais. Mas o que quis dizer é que o São Paulo pretende é a mesma coisa. E se der certo - não aposto, mas não duvido -, só têm que ter o mesmo acerto do Inter: não se enganar pelo resultado de curto prazo e mantê-lo pro ano que vem.