Brasileiro 2010 - 1a. rodada - Flamengo 1 x 1 São Paulo

Chuva, campo molhado, estádio vazio, times desfalcados com a cabeça na Libertadores. Claro, tudo isso tem que entrar na conta. Mas a verdade é que o Flamengo x São Paulo de ontem foi um jogo de muito baixo nível. Um festival de passes errados (creio que a média tenha ficado em mais de um por minuto de bola rolando - é questão de checar as estatísticas), pisadas na bola, chutes horrorosos. O Campeonato Brasileiro começou muito mal para seus últimos dois campeões.

E contribuiu para isso a bizarra escalação que Rogério escolheu para seu primeiro jogo como treinador efetivo do Flamengo. Ele estava poupando titulares, Adriano pediu pra não jogar (é...), ok, são desculpas. Mas foi desagradável ver em campo o desenterrado Fernando, num meio-campo que já tinha Rômulo e Toró. E isso com o inacreditável Dênis Marques como único atacante, exibindo seu enorme repertório de jogadas bizarras - até no gol que fez, pegou meio esquisito na bola. É quando ele entra em campo que os torcedores mais acreditam que o custo-benefício do pacote Adriano ainda vale a pena.

Houve várias atuações abaixo da crítica (além dos já citados Fernando e Dênis Marques, merecem "destaque" Toró e, principalmente, Éverton Silva), mas nem tudo foi tão ruim assim. Petkovic teve atuação razoável, o que já é bastante pro que os "criadores" que o Flamengo tem colocado em campo têm mostrado; poderia ter feito seu gol em duas bolas paradas - uma falta e um escanteio - e enfiou uma bola sensacional no primeiro tempo para Juan, que chutou por cima. Michael, que entrou no segundo tempo, prendeu muito a bola, perdeu vários lances, mas fez um lançamento muito bonito para o gol de Dênis Marques e também iniciou outra jogada de muito perigo, que acabou desperdiçada em um chute ruim de Kléberson. Foi este, aliás, o grande defeito na atuação do renascido "pentacampeão": as falhas na hora de concluir as várias chances que caíram em seus pés. Tirando isso, jogou motivado pela chance de ir à Copa, movimentou-se bem, deu bons passes e foi o melhor em campo.

É bom também dizer que não foi só o Flamengo que esteve mal em campo. O São Paulo até mostrou mais jeito pra trabalhar a bola durante boa parte do primeiro tempo (quando fez seu gol em falha de Angelim, que não acompanhou Marcelinho Paraíba), mas também errou demais (no duro, boa parte das chances dos dois times saíam de algum erro infantil do adversário) e, no segundo tempo - quando o Flamengo também adiantou mais seu time - pareceu um time cansado. Poderia ter sofrido a virada, embora tenha também perdido ao menos duas grandes chances de fazer o segundo gol.



9/5/2010 - 16h - Flamengo 1 x 1 São Paulo
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda/público: R$ 221.151,00 / 7.729 pagantes


Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS/Fifa)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA/Fifa) e Carlos Berkenbrock (SC/Fifa)
Cartões amarelos: Juan, Everton Silva (FLA); Marcelinho (SAO)

Gols: Washington, 44'/2ºT (0-1); Denis Marques, 5'/2ºT (1-1)

Flamengo: Bruno, Everton Silva, David, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Rômulo (Fierro, 37'/2ºT), Kleberson, Fernando (Michael, 1'/2ºT) e Petkovic (Vinícius Pacheco, 30'/2ºT); Denis Marques. Técnico: Rogério Lourenço.

São Paulo: Rogério Ceni, Wellington (Cicinho, 44'/2ºT), Xandão, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Cleber Santana e Léo Lima (Hernanes, 36'/2ºT); Marcelinho (Marlos, 30'/2ºT) e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.

7 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Não já está na hora da torcida exercer o seu DEVER de começar a cobrar uma satisfação da presidente?

Não estou falando em fazer oposição a ela, mas queremos saber o que e que está acontecendo.

Queremos saber quais são as renovações que serão feitas.

Quais as contratações que estão sendo vistas.

Se o Flamengo terá um treinador de verdade ao invés de um estagiário medroso que só sabe escalar volantes e zagueiros.

Se o CRF continuará a pagar fortunas mensais para nulidades como o D Margues, Gil e Fernado que se quer tem condições de banco ou até mesmo treinarem com os profissionais.

Juan disse...

Acho que o Denis Marques foi bem quando a escalação do time melhorou. Discordo - a finalização foi normal, ainda mais considerando que o campo estava bem molhado. E ele apareceu bem em outra jogada, quando serviu Kleberson, em finalização desperdiçada. O fato de Rogério escalá-lo, e de ter pedido sua inscrição, é um reflexo de que o jogador vem aparecendo melhor nos treinos.

André Monnerat disse...

Bom, Juan - pra mim, o Rogério poderia ter feito uma defesa fácil no lance do gol.

Este outro lance dele pro Kléberson foi bom, embora nada genial. Fora isso, ele até se mexeu bem e apareceu pro jogo, mas fez uma porção de jogadas constrangedoras quando pegou na bola.

Os treinos eu não vejo. Mas pra mim, o cara é ruim demais.

Juan disse...

Taí, o que você acha que foi acaso eu achei mérito. Ceni esperava um chute cruzado e, por isso, foi surpreendido. Se você reparar bem, mesmo Adriano e Love eventualmente fazem jogadas constrangedoras. A diferença é que DM está marcado pela torcida. E isso só se muda com sequência. No balanço, a atuação dele foi boa. Mesmo com reservas, a zaga do São Paulo (com Miranda) não é das piores.

Flávio disse...

Sem dúvida que a finalização do Denis Marques foi a lá Romário. Mas, na minha opinião, ele errou. Ele tentou chutar forte e bateu torto na bola que acabou enganando o Ceni.
Estou com o Monerat: esse cara é horroroso.
Outro que não merece comentários é esse Éverton Silva. Não é possível que nos juniores do Flamengo não exista um lateral para ser reserva do Léo Moura.
O Fernando é um absurdo. Já tinha dito isso antes de sua contratação. Não joga nada e acha que é o Pelé.
Do jogo todo, sobraram apenas o David e o Juan. Esse Kleberson é uma porcaria. Jogou bem hoje, mas não vai jogar mais nada o ano todo.
Na minha opinião, o Juan foi o melhor em campo. Pena que finalizou mal uma chance clara no primeiro tempo.

Juan disse...

É o que eu digo. Quando o cara está marcado, até quando ele tem méritos, ele erra. Fosse o Neymar, com aquela mesma finalização, a manchete seria "gol de craque em cima de Rogério Ceni". Eu vi esse cara jogar bola. E por mais que ele perdesse muitos gols já no Atlético-PR, conheço o potencial.

Juan disse...

Assim como a torcida costuma fechar os olhos para as falhas dos ídolos. Petkovic, ontem, por exemplo, foi desarmado de uma forma constrangedora no primeiro tempo... Para mim, um sinal de o tempo dele como jogador num futebol competitivo está bem próximo do fim...