A Seleção que vem aí amanhã

Amanhã é dia do Brasil parar por alguns minutos para assistir à revelação da lista de Dunga. Na expectativa, muitos estão não só discutindo quem o treinador irá convocar, mas também fazendo suas próprias listas.

Hoje, eu já não tenho mais muita condição de fazer a minha. Isso porque a grande maioria dos jogadores que deve ir pra Copa joga fora do Brasil, e eu realmente não acompanho o futebol europeu tão bem assim. Mas, por um acaso, as duas grandes dúvidas para a lista de amanhã estão em torno de jogadores que estão no país.

No gol, Júlio César é garantido e Vitor deve estar lá, com justiça. Há dúvidas quanto ao terceiro goleiro (Doni? Gomes? Eu prefiro o Helton), mas isso não vai fazer muita diferença.

Na lateral, estarão lá Daniel Alves e Maicon. Na esquerda a certeza é menor, mas devem ir Michel Bastos e Gilberto. Pode ser que pinte Kléber, mas não acredito. Estranho que Marcelo, titular do Real Madri, não seja nem cogitado; e em Minas, Diego Renan está se destacando muito no bom time do Cruzeiro e, se jogasse no Santos, Corinthians ou Flamengo, estaria sendo pedido por toda a imprensa.

Os zagueiros devem ser Juan, Lúcio, Thiago Silva e Luisão. Não estou vendo nenhum deles jogando, então está de bom tamanho.

No meio, devem estar garantidos Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo, Elano, Ramires, Júlio Baptista e Kaká. Na frente, lugar certo para Luís Fabiano, Robinho e Nilmar.

E aí temos duas vagas mais incertas - justamente as dos dois selecionáveis rubro-negros, Kléberson e Adriano.


Kléberson vai?

Kléberson foi convocado no início do ano quando ninguém esperava. Depois disso, não conseguiu convencer no Flamengo, foi pra reserva e chegou até a ficar fora do banco em jogo de Libertadores. A vaga na Copa parecia estar definitivamente perdida, mas ele "renasceu" nestes dois últimos jogos. Pode ser que ainda vá.

A imprensa inteira, no entanto, quer ver Paulo Henrique Ganso entre os 23. E a verdade é que falta nesta lista de Dunga mais jogadores com capacidade de armação no meio-campo - se Kaká se machucar ou simplesmente estiver mal, teremos que ir de Júlio Baptista, que parece que é reserva no Roma hoje em dia. É muito pouco.

Duvido que Dunga leve Ganso, dentro de sua conhecida "coerência" e apego ao "grupo". O que não quer dizer que Kléberson esteja garantido. Pode ser que pinte uma surpresa entre outros que ele andou convocando ao longo de seu mandato - como, por exemplo, Diego. Ou mesmo Ronaldinho Gaúcho. Não me surpreenderia muito.

Eu talvez levasse Ganso - mas não se apenas esta última vaga estiver mesmo em jogo. Afinal, ele parece mesmo bom jogador, mostrou grande personalidade na final do Paulista, mas não jogou na Seleção principal até hoje, foi mal no mundial sub-20 e só teve grande destaque nesta temporada, jogando a maior parte do tempo contra adversários fracos. Pode valer a aposta em tê-lo no grupo, pois é mesmo um jogador de características diferentes do que temos visto por aí; mas é um risco grande que seja a única opção pro caso do melhor jogador do time não poder atuar. O ideal seria tirar um dos jogadores de mais marcação da lista (Elano, Ramires ou Júlio Baptista, por exemplo) e levar mais um armador.

Kléberson, de qualquer forma, é bom jogador. E seria bom pro Flamengo que fosse à Copa. Mas não acho que tenha feito por merecer este prêmio.


E há Adriano.
Não vou nem falar muito de todo o discurso de seriedade e comprometimento de Dunga, que em tese mataria qualquer pretensão de um jogador com o comportamento que Adriano andou tendo este ano - o que, aliás, seria bastante justo.

Mas, fora todo o extra-campo, a verdade é que Adriano não tem mostrado futebol de Seleção. Quando foi convocado por Dunga e entrou em campo, foi sempre mal. No Flamengo, este ano, deixou de jogar muitas partidas e, quando esteve em campo, não foi  mais que um centroavante cumpridor. Em campo, ele não tem sido nada de tão especial que justifique tanta compreensão com suas faltas fora dele - ao menos em nível de Seleção. Kléber, por exemplo, tem jogado no Cruzeiro muito mais do que Adriano no Flamengo, e ninguém nem cogita sua ida para a África do Sul.

Pedem muito por Neymar. Que é habilidoso, sabe concluir e tem correspondido em campo mesmo com todas as atenções voltadas para ele. Porém, como Ganso, nunca foi testado em uma Seleção, e ainda tem contra si o físico bastante franzino. Seria mais fácil convocá-lo como aposta justamente porque o Brasil já tem em Nilmar uma boa opção tanto pro lugar de Robinho quanto de Luís Fabiano; mas eu mesmo acho que não o levaria sem tê-lo testado antes (e ele não tinha merecido mesmo ser convocado até hoje; seu tempo de destaque é recente demais) e acho que a chance de Dunga fazer isso é zero.

Porém, estou com o palpite de que Adriano não vai. Pode ser que o escolhido seja Grafite. Mas eu chuto que Dunga levará Diego Tardelli - que está em boa fase no Atlético, foi convocado antes e, quando jogou, recebeu bem mais elogios por sua atuação do que Adriano, na mesma partida.


Meu palpite

Pra não ficar de fora da onda das apostas, taí a lista que imagino Dunga anunciando amanhã:

Goleiros: Júlio César, Vitor e Hélton
Laterais: Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto
Meio-campo: Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires, Kaká, Josué, Elano, Júlio Baptista e Ronaldinho Gaúcho
Atacantes: Luis Fabiano, Robinho, Nilmar e Diego Tardelli

7 comentários:

Marcos Monnerat disse...

Sobre o Kléberson, acho que seria meio bizarro convocar ele. Não jogou quase esse ano e mesmo no ano passado não mostrou bola pra estar na seleção. É mais um volante, entre tantos que o Dunga convoca e tira a vaga de um jogador com características mais ofensivas como o Diego e o Ronaldinho Gaúcho. Apostaria que o Dunga leva o segundo.

Quanto a Adriano, com certeza ele não merece ir. Não jogou quase nada esse ano e mesmo no ano passado oscilou bastante. Agora, acho que ele já sabe se vai ou não pra Copa, senão não teria pedido para não jogar contra o São Paulo, sua última chance de convencer o Dunga de que merece uma vaguinha.

Insurance USA disse...

Com o Dunga o Adriano rendeu sim. Na verdade, passou a não render bem depois da saída dele da Inter e a vinda pro Flamengo. Aí a coisa degringolou.

Mas naquele Brasil X Portugal lembro dele ter se saído bem. E na época o Dunga até ironizou as notícias de que ele vivia na noite.

André Monnerat disse...

Cara, no Brasil x Portugal ele entrou só aos 20 do segundo tempo, quando o jogo já tava meia-bomba. Fez um gol de cabeça, mas não muito mais que isso.

De qualquer forma, eu me referia mais à fase dele na Seleção de 2009 pra cá - ou seja, exatamente pós-Inter.

Marcelo Mattos disse...

Apesar de o Adriano demonstrar claramente estar cagando para tudo e para todos, faltando a 13 treinos e jogando quase metade dos jogos do Flamengo no ano, quero ver o que vai acontecer com ele na quarta-feira se não for convocado amanhã.

Capaz de se afogar num barril de chopp e fazer uma exibição alá Ronaldo.

Como o Dunga vai ter quase 30 dias para treinar até a estreia, capaz de ele arriscar e levar o Adriano. Se o cara não se enquadrar, é só cortá-lo antes da Copa.

SOBRE OS OUTROS CONVOCADOS:
Na boa, acho surreal o cara levar Elano e Ramires quando, na verdade, que vai acabar sendo titular do meio-campo vai ser o Daniel Alves.

Eu não levaria Ramires e Kleberson e apostaria em Ronaldinho Gaúcho e Ganso.

Nilmar também não me convence, mas Tardelli e Grafite então... As opções de atacante são tão sem impacto que o Dunga pode realmente apostar no Imperador.

Freire disse...

Eu levaria Grafite no lugar do Adriano.

Anônimo disse...

Eu acho que o Dunga vai levar o Adriano sim, mas o Kleberson acho que não vai. Deve ir o Ronaldinho mesmo, ou o Diego. Ganso e Neymar eu gostaria de ver na seleção mas acho que não vão.
Agora é esperar e torcer pro Adriano ir, pq como disse o Marcelo Mattos acima, se o cara não for convocado é capaz de se afogar num barril de chopp. Mesmo que não mereça ir pelo que vem apresentando esse ano, torço para que ele vá.

Anônimo disse...

O foda é que se o Adriano for é bem capaz de ele voltar para a Europa. E se ele não for, é bem capaz de ele entrar em depressão. Ou seja, fudeu pro Flamengo. Volta Emerson!