O Flamengo de volta à Europa

O Radar On-line da Veja publicou hoje a notícia de que o Flamengo voltará, depois de muitos anos, a jogar na Europa. A Off Field - mesma agência de marketing especializada em futebol que intermediou o patrocínio da Batavo com o clube - comprou três datas por R$1 milhão, mais um percentual da bilheteria destes jogos.

A excursão só será possível graças à Copa do Mundo. A competição fez com que o calendário brasileiro ficasse apertado para competições oficiais e todos os times tivessem uma pré-temporada bem reduzida - mas está abrindo um período de "folga" no meio do ano que poderá ser aproveitado para períodos de treinamento e amistosos. Estas partidas do Flamengo devem acontecer logo antes da Copa. Os adversários ainda não estão definidos, mas a nota diz que um deles deve ser Milan ou Roma.

* * * * * * * * * * * * *

Muito tem se falado ultimamente na necessidade dos clubes brasileiros internacionalizarem suas marcas - e de como o calendário daqui atrapalha isso. Ano que vem já não tem Copa, os campeoantos não serão interrompidos e a possibilidade de excursões como esta que o Flamengo deve fazer fica bem mais complicada.

E este seria um grande benefício da adaptação do nosso calendário ao europeu, como muitos gostariam - inclusive eu. Com isso, a Copa e as Olimpíadas não atrapalhariam as competições daqui e seria mais fácil organizar estes amistosos por lá. Se hoje já fosse assim, Flamengo, Santos, Corinthians e Fluminense teriam bem mais facilidade para faturar com Adriano, Robinho, Ronaldo, Roberto Carlos e Fred.

(Escrevi há um tempo atrás minhas ideias pro calendário brasileiro - deem uma olhada aqui e aqui.)


* * * * * * * * * * * * *

Não é só nos clubes que o pessoal do marketing está desembarcando para ganhar dinheiro com futebol no Brasil; a Off Field é uma das empresas que têm aparecido por aí tentando ganhar dinheiro no cenário cada vez mais profissional do futebol brasileiro. E quanto mais gente competente trabalhar com o marketing no futebol, mais lucrarão os clubes com mais potencial para explorar sua marca - como é o caso do Flamengo. 


* * * * * * * * * * * * *


E vocês sabem qual foi a última vez que o Flamengo teve a chance de faturar alguns trocados indo jogar no exterior? O Fla-Estatística é o lugar pra achar este tipo de informação.

Em 2006, houve duas oportunidades. No início do ano, o time foi a Montevidéu jogar contra Peñarol e Nacional pelo Troféu Mastercard; e em outubro, conseguiu encaixar um amistoso em Los Angeles, contra o América do México.

Mas faz bem mais tempo que não viaja para a Europa. A última vez foi em 2000, para amistosos em Madri e Sevilha contra Atlético de Madri e Bétis. E dois do time atual estavam lá: Petkovic e Adriano jogaram na última partida  do Flamengo no Velho Continente, uma vitória por 2x1 sobre o Bétis no dia 29/8/2000 - com gols de Edílson e Adriano. A equipe jogou com Clemer, Maurinho, Juan, Fabão e Marco Antônio; Leandro Ávila, Rocha e Petkovic (Lê); Denílson (Alessandro), Edílson e Adriano (Reinaldo).

Um comentário:

lussiannosousa disse...

Esses 3 amistosos por 1mi são os amistosos referentes ao contrato com a Batavo ou já são outros??

E posso estar enganado, mas achei 1mi pouco. Não tenho dúvida que o Corinthians vai fz amistosos como esse também e vender mais caro.