O vídeo de lançamento da promo - de ontem pra hoje, foi visto 8 mil vezes. O twitter do programa pede pros rubro-negros "mostrarem sua força" e o tornarem um dos mais vistos no YouTube. O site do Cidadão, ontem, ficou lento e com erros devido à sobrecarga de acessos.
Pra participar, basta se cadastrar no site www.cidadaorubronegro.com.br - que está sendo tocado fora do Flamengo, pelos parceiros do clube na empreitada (o Flamengo afirma que não está gastando um centavo no projeto). Entre eles estão a Golden Goal, empresa de marketing esportivo que já era parceira do Flamengo no Onde estiver estarei e trabalha também com o Milan, com a Fundação Gol de Letra do Leonardo e com o Botafogo, no Engenhão. E, lá atrás, o diretor de marketing do Flamengo, Ricardo Hinrichsen, contou que outra empresa envolvida é a Loyalty, especializada em marketing de relacionamento, com clientes como Souza Cruz, Petrobras, Abril, VR, Allianz e muitos outros. É uma empresa conceituada no mercado e o seu envolvimento no projeto já é algo de se animar.
Como funciona a promoção
É isso: pra entrar, basta ir ao site e se cadastrar. A partir daí, a cada vez que você interagir com ele, acumula pontos - pode ser preenchendo mais etapas do cadastro, indicando amigos pra participar, respondendo a perguntas diversas sobre o Flamengo que serão colocadas no ar a cada dia. A cada semana, durante 4 semanas, os 10 cidadãos rubro-negros que acumularem mais pontos serão premiados - o primeiro vai ganhar uma viagem ao Rio de Janeiro com passagem aérea e estadia pagos, com direito a visita à Gávea, almoço com o time, ingresso para assistir a Flamengo x Sport na tribuna de honra do Maracanã e, no fim do dia, um jantar com o Adriano e convidados em um restaurante caro da cidade. Se o vencedor for do Rio, ganha passagem aérea de ida e volta para outra cidade à sua escolha (Salvador, Porto Alegre, Recife ou Brasília). Os 9 maiores pontuadores seguintes, a cada semana, ganham camisas oficiais autografadas.
A ideia é, neste mês de lançamento, já formar um cadastro de tamanho considerável para dar o pontapé inicial no projeto e fazer com que essa galera se acostume a visitar o site com frequência. Afinal, pelo que já deu pra entender, o sucesso da coisa depende disso aí - ter uma base de usuários grande e que use o site com regularidade, para juntar informações, aprender seus hábitos de consumo e ganhar dinheiro com isso.
E o Cidadão Rubro-Negro, como vai funcionar?
Bem, o negócio só começa pra valer, com todos os serviços, funcionalidades etc. e tal, no dia 7 de setembro.
A partir deste dia, o site montado, segundo as dicas que já deram, vai ganhar o formato de um Orkut rubro-negro - você vai poder montar seu perfil, colocar foto, contar experiências, participar de comunidades. Com todos os dados na mão, o Flamengo e seus parceiros poderão ir atrás de outras empresas dispostas a fazer bom uso da informação. Por exemplo: "o seu produto é destinado a mulheres, classe C/D, moradoras da região Centro-Oeste, entre 20 e 40 anos, solteiras e que gostem de assistir a filmes em DVD. Nós temos aqui o canal pra você atingir diretamente 30 mil dessas, com nome, endereço, telefone e e-mail. Vamos fazer negócio?"
Bem, o negócio só começa pra valer, com todos os serviços, funcionalidades etc. e tal, no dia 7 de setembro.
A partir deste dia, o site montado, segundo as dicas que já deram, vai ganhar o formato de um Orkut rubro-negro - você vai poder montar seu perfil, colocar foto, contar experiências, participar de comunidades. Com todos os dados na mão, o Flamengo e seus parceiros poderão ir atrás de outras empresas dispostas a fazer bom uso da informação. Por exemplo: "o seu produto é destinado a mulheres, classe C/D, moradoras da região Centro-Oeste, entre 20 e 40 anos, solteiras e que gostem de assistir a filmes em DVD. Nós temos aqui o canal pra você atingir diretamente 30 mil dessas, com nome, endereço, telefone e e-mail. Vamos fazer negócio?"
No tal Orkut, fora se relacionar com outros torcedores, o Cidadão vai poder consumir produtos. Haverá os licenciados do clube, inclusive alguns exclusivos para o projeto; mas também outros tantos de empresas parceiras - mais de 100 mil ítens, dizem -, em promoções especiais. Bom saber que entre as que estão no negócio já aparecem pesos-pesados como Americanas.com, supermercados Extra ou Grupo Folha. Participando das ações do site e consumindo por lá, a pessoa acumula pontos - chamados de "flas" -, que depois poderão ser trocados por produtos, serviços e benefícios. Haverá flas vermelhos e flas pretos, que terão valores diferentes e poderão ser trocados por tipos de produtos e serviços distintos.
Como vai funcionar essa troca? Vai ser fácil acumular pontos o bastante pra trocar por serviços realmente interessantes? Só esperando pra ver na prática.
Como vai funcionar essa troca? Vai ser fácil acumular pontos o bastante pra trocar por serviços realmente interessantes? Só esperando pra ver na prática.
Quanto custa?
Pode não custar nada, se você não quiser - aí, fica na categoria Bronze, na qual já estarão incluídos todos os cadastrados nesta promoção de lançamento. Há ainda duas categorias pagas, a Prata e a Ouro, com mensalidades de R$8 e R$33, que terão direito a benefícios diferenciados.
Quais? Só esperando pra ver.
Mas reparem que R$33 está dentro da ordem de grandeza do que um torcedor do Vasco, por exemplo, paga para ter direito a meia-entrada nos jogos do time, com a compra e a entrada facilitados. Se o Flamengo incluísse isso aí como benefício, a coisa já ficaria muito interessante. Não sei se pensam nisso, mas é fato que só vai ter gente aderindo a essas modalidades pagas se os benefícios forem realmente muito palpáveis. Caso contrário, a coisa não vai pegar.
(Ah sim: falou-se há um tempo atrás de um "plano premium", bem mais caro, com acesso a produtos de luxo e direito a voto. Mas, por enquanto, nem o clube nem o site do programa estão tocando nisso aí.)
De qualquer forma, o discurso é de que vai se ganhar muito mais dinheiro com o programa de milhagem, com o uso do banco de dados para criar ações comerciais com parceiros, do que com mensalidades. É possível?
Quem sou eu pra dizer que não. Mas não dá pra afirmar com segurança que sim.
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Muitos devem lembrar do Smart Club - uma iniciativa de certa forma parecida com esta do Flamengo. A pessoa ganhava um cartão com chip e toda vez que utilizasse um serviço de uma das empresas participantes do programa, acumulava pontos que depois poderiam ser trocados por produtos diversos. Por trás, a empresa ia formando um grande banco de dados, com as informações dadas diretamente pelos usuários e também armazenando cada compra que eles iam fazendo com o cartão. Foi lançado em 1999, muita gente participou e estavam no negócio empresas como Sendas, Americanas, Shell, Bob´s, Telefonica, Tam, Net e muitas, muitas outras. Durou seis anos, emitiu 2,3 milhões de cartões - e acabou. A Visanet comprou a parada e passou a usar o know-how acumulado em se juntar informações de hábitos de consumo de seu público para outros fins.
O Flamengo, mesmo lidando apenas com sua torcida e não com todo o público, pode criar um programa mais bem sucedido? É a esperança. Hoje os conhecimentos de técnicas de CRM - Consumer Relationship Management, como os profissionais da área chamam a parada - são bem mais avançados no país e há ainda a Internet pra facilitar a coisa (embora, pela minha conversa antiga com o Hinrichsen, possa acontecer da interação não ser só online - ele falava na época no custo dos cartões com chip que deveriam ser usados pelos Cidadãos Rubro-Negros; vamos ver se a ideia permanece a mesma). E, ao que parece, o Flamengo está se cercando de bons parceiros no negócio.
Mas ainda acho que incluir vantagens nos ingressos era a maneira simples de bombar o faturamento direto com a parada e realmente impactar a vida financeira do Flamengo em um prazo não tão longo. O que não exclui todo o uso do CRM pra deixar a coisa toda bem mais interessante, levantar receita de outras fontes, oferecer oportunidades de negócio a muito mais parceiros, estreitar o relacionamento com seu cliente e ainda conseguir atingir o torcedor rubro-negro com benefícios reais em todo o país, e não apenas no Rio de Janeiro.
É isso: no conceito, o projeto é bem interessante. Mas tem que ver se vão conseguir dar ao público-alvo aquele grande atrativo que o fará embarcar na parada.
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Já criaram um twitter para o Cidadão Rubro-Negro: @sourubronegro
E também um perfil no Flickr, com as fotos do making of do vídeo de lançamento com Adriano.
Um toque
Como já citei, parece que a ideia é que o site tenha uma pinta de Orkut do Flamengo, e se construa em volta disso todas as ações de relacionamento online que formarão banco de dados e farão as pessoas consumirem.
Bem: empresas criando suas próprias redes sociais é algo que, no mercado, já saiu de moda. Várias empresas criaram as suas e acabaram ficando com o mico na mão, sem saber o que fazer com elas. Pode-se fazer, com propósitos específicos, claro. Mas uma maneira que parece mais eficiente de fazer a coisa dar certo é levar também a sua ação para as outras redes sociais já existentes, onde seu consumidor já está - Orkut, Facebook, MySpace etc. Afinal, o sujeito não tem tempo nem disposição de ficar preenchendo perfil em 15 sites diferentes e visitar todos com regularidade.
Bem: empresas criando suas próprias redes sociais é algo que, no mercado, já saiu de moda. Várias empresas criaram as suas e acabaram ficando com o mico na mão, sem saber o que fazer com elas. Pode-se fazer, com propósitos específicos, claro. Mas uma maneira que parece mais eficiente de fazer a coisa dar certo é levar também a sua ação para as outras redes sociais já existentes, onde seu consumidor já está - Orkut, Facebook, MySpace etc. Afinal, o sujeito não tem tempo nem disposição de ficar preenchendo perfil em 15 sites diferentes e visitar todos com regularidade.
Hoje, pode se criar um aplicativo para a sua ação que rode nestes sites todos - como o ultrapopular Buddy Poke, por exemplo. O usuário instala aquilo no seu perfil da rede que costuma usar, interage com a sua marca por ali mesmo e ainda transforma a página dele numa vitrine para a sua empresa. O que não exclui a rede social própria - são apenas níveis de engajamento diferente que a pessoa tem com o projeto, que podem se complementar.
Pessoal que está tocando o Cidadão Rubro-Negro - se não estão já trabalhando nesta linha, pensem nisso.
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Na verdade, o ideal seria que dessem um jeito de integrar o Cidadão Rubro-Negro totalmente ao site oficial do clube, junto com tudo o que já se criou por lá. Casar a rede social com vídeos da FlaTV, notícias direto da Gávea, games do Uruba e Urubinha, venda de pacotes turísticos, conteúdo participativo, e-commerce, aplicativo do Orkut... As formas de fazer o internauta rubro-negro se engajar com a coisa e as oportunidades de negócio online nisso aí são infinitas.
5 comentários:
Bela iniciativa, só acho que não está sendo bem divulgada e está embolando-se com os outros projetos, tem o site do torcedor da olympikus, o onde estiver estarei... o ideal seria integrar tudo isso ao site oficial www.flamengo.com.br e de lá teriamos os "espaços" para o cidadão rubro-negro e outros.
Bom, no ínicio é sempre assim, espero q eles estejam atentos as idéias da galera, tem tudo para fazer sucesso. Finalmente alguém pensando em ter a nação ao seu lado.
infelizmente o site começou mal. ontem deu pau o dia inteiro. fiz todo o cadastro, longo até, e na hora de enviar deu erro...
um pitaco: se o site não conseguir se integrar com outros (orkut, facebook, twitter, flickr), é bem capaz de não ter os acessos que precisa para ser um sucesso.
apesar disso, é uma bela iniciativa. e o site está bem caprichado.
Thiago e Théo, cês foram exatamente na linha do que eu comentei - integrar tudo no site oficial e levar tudo para as outras redes sociais, pra ganhar o mundo.
E ontem ele tava complicado de acessar mesmo - como aconteceu com a transmissão ao vivo do lançamento do material da Olympikus. Parece que o pessoal subdimensiona a audiência do Flamengo na Internet na hora de projetar essas coisas.
André, venho fazer um comentário tardio aqui, mas que considero pertinente. Sigo uma filosofia simples " não pergunte ao Falmengo que ele pode fazer por você, mas sim o que você pode fazer pelo Flamengo". Dentro desse raciocínio é com muita alegria que recebo o nascimento do programa "Cidadão Rubrp-Negro", por mais que ele não nasça da maneira que eu gostaria, ou com o foco que eu considero ideal, ou ainda com os benefícios que seriam mais interessantes à torcida, mas eu já me inscrevi, já estou indicando aos meu conhecidos e estou visitando todo dia, e pretendo ser um Cidadão Ouro, para recompensar a grande era de Ouro que o Flamengo me proporcionou.
Quanto aos ajustes, eles sempre serão necessários, mas ´so o fato de ter surgido essa iniciativa já me faz muito feliz e esperançoso.
SRN.
Daniel Montenegro - Salvador - BA
daniel.gmontenegro@gmail.com
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