Jogo: Santos 2 x 0 Flamengo - Brasileiro 2012 - 24a. rodada

O Flamengo caiu até onde podia cair. É bom parar de perder.



Comparando com os quatro últimos jogos, dá pra dizer que o Flamengo até não foi mal, ontem, contra o Santos. O esquema não foi mexido em relação às duas partidas anteriores; houve mudança de alguns nomes e, principalmente, de dedicação. Muralha, por exemplo, que eu critiquei pela falta de vontade contra o Coritiba, correu bem mais na Vila Belmiro e fez uma boa partida.

Mas há que se considerar duas coisas.

A primeira: vi o Palmeiras jogando contra o Atlético-MG e vi uma atuação bem razoável. Perderam de 3x0. Ontem, li que dominaram a posse de bola e finalizaram duas vezes mais que o Vasco. Perderam de 3x1. O Fluminense, por outro lado, tem atuações criticadas a cada rodada. E tem, até aqui, a melhor campanha da história dos pontos corridos. Ou seja: a essa altura, só "jogar bem" não adianta. É melhor jogar bem e perder do que jogar mal e perder. Mas, se quiser subir na tabela, tem é que parar de perder, seja como for.

A segunda: o Santos é, hoje, um time fraco, que pode ganhar jogos graças a Neymar (que muda drasticamente seu aproveitamento quando está em campo), mas não tem consistência para dominar partidas. Assim, "parecer jogar bem" contra o Santos não é tanta vantagem assim.

E o Flamengo também é um time fraco. A diferença é que seu "cara" é Vágner Love, que obviamente não é nenhum Neymar. Já resolveu jogos antes, mas ontem teve suas chances e falhou. O que acabou sendo decisivo.

Aliás, vejam esta estatística: o Flamengo é o segundo time que menos finalizou no campeonato, com apenas uma a mais que o Vasco. E tem o sexto pior aproveitamento de finalizações entre todos os times. Ou seja: além de criar pouco, perde muito mais chances que a média.


* * * * * * * * * *

Não sei se Frauches virá a ser um bom zagueiro. Ontem, vinha tendo um bom jogo até os 40 minutos do segundo tempo.

Teve, então, dois lances seguidos em que se viu preocupado ao mesmo tempo com o cara que precisava marcar e outro adversário que vinha de frente com a bola dominada, sem nenhum outro marcador entre ele e o jovem zagueiro. Não foi bem nas duas jogadas. E o Santos venceu por 2x0.

A zaga do Flamengo, seja quem estiver em campo, é fraca. O melhor parece ser sempre o que está no banco. Se for pega desprotegida com alguma frequência, vai se dar mal sempre.

E o time está sempre sendo escalado com um único volante fixo, com outros dois revezando-se entre marcar e apoiar. É algo que, pra funcionar bem, vai precisar de muito mais treino, entrosamento e consciência tática dos envolvidos.

É hora de simplificar. Neste momento, eu plantaria dois volantes na frente dos zagueiros. É preciso parar de perder.



12/9/2012 - 22h - Santos 2 x 0 Flamengo
Vila Belmiro - Santos, SP
Público e Renda: 8.015 pagantes/R$ 281.955,00

Árbitro: Marcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Kleber Lúcio Gil (SC)
Cartões Amarelos: Durval, Adriano, Felipe Anderson, Victor Andrade (SAN); Léo Moura, Welinton, Luiz Antônio, Frauches (FLA)

Gols: Victor Andrade, aos 40'/2ºT (1-0) e Neymar, aos 41'/2ºT (2-0)

Santos: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca e Felipe Anderson (João Pedro - 32'/2ºT); Patito Rodríguez (Bernardo - 32'/2ºT), Neymar e André (Victor Andrade - 38'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho

Flamengo: Felipe; Léo Moura, Welinton (Marllon - intervalo), Frauches e Ramon; Muralha, Luiz Antonio e Ibson; Mattheus (Negueba - 18'/2ºT), Adryan (Bottinelli - 23'/2ºT) e Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior

7 comentários:

Luis disse...

O Leo Moura não está jogando nada (aliás, talvez devesse ir para o meio de campo, em função da idade), o Ibson não está jogagando nada desde que chegou, o Vagner Love está num péssimo momento técnico (será que é resultado de noitadas?), Botinelli e Ramon são ridículos/bizarros, Negueba é pior que Erik Flores, Wellinton deve ter um "santo" forte e o Dorival está completamente perdido. E não vou nem falar sobre a diretoria, que é uma piada.

Não é culpa dos demais jovens, muito menos do Frauches. Os medalhões ganham um dinheirão para resolver e parte da remuneração de alguém mais senior é sempre para ajudar os mais jovens na subida, que no caso do Fla parece ser uma geração bem boa, mas não é Neymar/Ganso.

Agora é rezar para não cair.

LuksAlves disse...

Uma das melhores partidas do time, porem o jogo se decidiu em 5 min. André, você não acha que o Love está muito sozinho no ataque? Quem seria a melhor opção hoje? Liedson? Ou pegar um menino da base como o Lucas Quintino para ser companheiro de ataque?

Acho que a entrada de Airton em parceria com Cárceres vai melhorar o time, acho ate que deveria usar Airton de zagueiro junto com Gonzáles e Wellinton, porque dizem que o Gonzáles joga melhor com 3 zagueiros, Ramon é muito ruim defensivamente (e ate ofensivamente também), Léo ja não era um bom defensor quando era "O Léo Moura" agora com essa idade ja não tem capacidade de defesa mesmo, Airton sendo 3º zagueiro também ajudaria o Cárceres e até o Muralha (que foi muito bem ontem) utilizando da boa saída de bola deles, agente só tem 3 meias, Bottineli cada vez pior, e Mattheus muito novo, então resta o Camacho que é bom, é da base, e ainda é novo, e que tem censo de marcação, porque será que nenhum treinador utiliza ele da forma certa, Dorival insiste com Botti e ate agora nada.

Pra mim o time é: Felipe; Wellinton, Airton, Gonzales; Léo Moura, Carceres, Camacho, Muralha, Ramon; Lucas (Liedson) e Vagner Love. Não é o time ideal, mas com o que se tem hoje, é o melhor a se fazer na minha opinião.

André Monnerat disse...

LuksAlves, tenho lido gente defendendo que o Flamengo agora, pra somar os pontos que precisa pra escapar do rebaixamento, deve jogar fechadinho - e aí talvez não devessem pensar em outro atacante no lugar do Love. Respeito o pensamento, faz sentido.

Mas eu ainda tentaria montar um time mais equilibrado. E tentaria o Liédson fazendo dupla com ele. Até porque é capaz de daqui a pouco ser obrigado a escalar o Adriano, né?

Já escrevi no blog que escalaria o time com 3 zagueiros, pra aproveitar o jeito como o Gonzalez jogou melhor no Chile e proteger melhor nossos laterais maus marcadores. Hoje já tenho minhas dúvidas. A verdade é que este elenco é difícil de escalar, qualquer técnico bateria cabeça.

Acho que hoje eu escalaria Felipe, Léo Moura, Wellinton, Gonzalez e Ramon; Muralha, Aírton, Camacho e Adryan; Liédson e Love. Com estes mesmos jogadores, eventualmente o Aírton recuaria para a zaga.

Pedro Concy disse...

O Adryan ainda nao consegue ser este 10 que você visualiza, André. Carrega muito a bola e participa pouco do jogo.
Vejo hoje o Mattheus mais maduro pra assumir a posição.

Meu time hoje:
Felipe, Luiz Antônio, Welinton, Gonzalez e Ramon, Cáceres, Aírton, Muralha e Mattheus; Adryan e Love

Quando tomasse um rumo, sugeriria a saída de um dos volantes pra entrada de Bottinelli.

Ramon hoje precisa de uma cobertura mais consistente. Os gols tem saído invariavelmente pelo seu lado.

André Monnerat disse...

Pedro, eu acho que tanto Matheus quanto Adryan estão verdes. Mas, independente disso, acho que não têm as mesmas características e poderiam até jogar juntos.

No time que eu escalei, são dois volantes e dois meias (você escalou três volantes, a maior diferença está aí); quando um time joga assim, gosto que seja um meia de passe, mais armador e organizador, e outro mais veloz, que entre mais na área para concluir. O Matheus, como vejo, é o primeiro, e o Adryan o segundo. Na minha escalação, o Matheus disputaria posição com o Camacho, não com o Adryan.

Mal comparando, vejo o Matheus mais próximo das características do Deco, enquanto o Adryan seria como o Thiago Neves.

Pedro Concy disse...

Concordo em partes, André. Vejo o Deco armando mais de trás, o Mattheus, mais na frente.
Acredito que o filho do Bebeto tem potencial pra ser aquilo que esperávamos do Ganso. Um 10 clássico, habilidoso, cabeça em pé, bom passe, como os tradicionais engaches argentinos.

André Monnerat disse...

Como falei, era "mal comparando". :)

Dá pra comparar o Matheus com o Ganso sim, no estilo e função. O Adryan, pra mim não é o caso.