Brasileiro 2012 - 5a. rodada - Flamengo 1 x 0 Santos

"O importante são os três pontos", "o time está evoluindo"...



Neste momento de incertezas do time, o Flamengo ganhou um presente: jogar em casa contra uma espécie de time reserva do reserva do Santos. Quase se complicou, mas um golzinho de pênalti caiu do céu no final, dando a Joel Santana o argumento da posição na tabela de classificação para defender seu trabalho e a "evolução da equipe". Afinal, o Flamengo está a apenas 1 ponto do G4, certo?

Lemos durante a semana que o treinador se dedicou nos treinos a acertar a marcação. Pelo primeiro tempo, até deu pra achar que houve resultado, já que o fraquíssimo time do Santos não deu um único chute a gol. Mas devem ter deixado a criação muito de lado na preparação para o jogo mesmo, pois não houve uma única jogada bem trabalhada em 45 minutos. Não houve jogadas de ultrapassagem com os laterais e o time insistiu demais em tabelas pelo meio, por onde o congestionamento de jogadores do Santos e a falta de um armador rubro-negro dificultava demais as coisas. O gol poderia ter saído numa saída em falso do goleiro Aranha ou em um chute de fora da área, mas foi muito pouco.

Para o segundo tempo, sem alterações, deu pra sentir que Joel mandou seus laterais avançarem mais, para abrir a defesa santista e tentar o gol. Até deu algum resultado e ambos, Magal e Wellinton Silva, criaram lances interessantes por seus setores. Por outro lado, os espaços atrás passaram a aparecer e o Santos teve chances de incomodar como não acontecera na primeira etapa. Apesar de mais jogadas de perigo, o 0x0 persistia.

E Joel tentou mudar algo com suas substituições. A entrada de Bottinelli na armação fazia sentido, mas deu errado pela má atuação do argentino - e Renato, que foi jogar na lateral, enfraqueceu o apoio pelo setor e aumentou os espaços às suas costas na defesa. Não deu certo atuando ali contra o Coritiba, voltou a ser péssimo hoje. No ataque, Hernane também tinha sido discretíssimo no jogo passado, apesar do gol, e hoje voltou a produzir quase nada. As alterações do treinador pioraram o time e, em determinado momento, parecia que a defesa ainda daria seu jeito de deixar o Santos sair com a vitória.

Mas o pênalti no final caiu do céu. Íbson não é armador, foi muito mal nos passes, mas já havia entrado na área para concluir logo antes, em um gol anulado que me pareceu duvidoso (não vi o replay novamente, mas acho que Love não tocou na bola e, por isso, não havia o impedimento marcado). Na segunda tentativa - desta vez, talvez impedido -, foi desequilibrado por trás por Gérson Magrão, que nem reclamou da marcação da falta que cometeu. Incrivelmente, houve gente no Engenhão vaiando Bottinelli antes da cobrança, mas quando ele chutou para garantir a vitória, já havia escutado seu nome gritado em coro pela maioria mais sensata.

Resumindo: o resultado foi o mínimo esperado, mas o futebol foi muito ruim e há muito o que melhorar. Joel preocupa-se muito com a defesa, e tem razão porque o aproveitamento vinha péssimo. Mas tem que trabalhar também na frente e sabemos que não é seu estilo. O triste é saber que, no momento, o reforço que resolvem acertar é mais um volante, o paraguaio Cáceres. Talvez seja a única posição em que não teria nenhuma necessidade de contratar alguém.



17/6/2012 - 16h - Flamengo 1 x 0 Santos
Engenhão - Rio de Janeiro, RJ
Renda/público: R$ 346.070,00 / 13.195 pagantes

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (Fifa-AL)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG)
Cartões amarelos: Bottinelli (FLA); Geuvânio, Anderson Carvalho, Gerson Magrão, Ewerton Páscoa (SAN)

Gol: Bottinelli, 42'/2ºT (1-0)

Flamengo: Paulo Victor, Wellington Silva, González, Marllon e Magal (Bottinelli, 21'/2ºT); Airton, Luiz Antonio, Renato e Ibson (Matheus, 43'/2ºT); Diego Maurício (Hernane 21'/2ºT) e Vagner Love. Técnico: Joel Santana.

Santos: Aranha, Maranhão, Bruno Rodrigo, Gustavo Henrique e Emerson Palmieri (Geuvânio, 17'/2ºT); Ewerton Páscoa, Anderson Carvalho (Alan Santos, 23'/2ºT), Crystian (Dimba, 10'/2ºT), Felipe Anderson e Gerson Magrão; Rentería. Técnico: Tata.

5 comentários:

Luis disse...

Tá duro de assistir o Mengão. Confesso que hoje preferi a Eurocopa.

Flávio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio disse...

Acompanho o Flamengo desde 77. Tinha 9 anos quando o Tita perdeu o pênalti contra os vices.

Desde aquele tempo, me acostumei a ver grandes times do Flamengo, com craques e vários jogadores na seleção. Naquela época seleção era coisa séria.

O Flamengo para mim era sinônimo de timaço. Via golaços, tramas fantásticas, linha de passe dentro da área adversária, ultrapassagens.

Depois do jogo contra os reservas do Santos, escutei o Joel: "hoje o Flamengo lutou, correu... o Flamengo é isso".

Até quando teremos de aturar tamanha falácia????
No Flamengo joga-se com raça. Também. Mas, em primeiro lugar, joga-se futebol.
Não é aceitável que o atual inquilino, chefe da comissão técnica, fale asneiras com tamanha liberdade. Se ele não sabe o que é o Flamengo, a torcida tem o dever de mandá-lo de volta para a vicelândia.

A presidenta vai ficar até o final do ano. Não tem jeito. Então temos de tratar de tirar esse treinador. Volte para sua casa, Joel! Suma!

Cabron disse...

Na entrevista para as rádios o Joel teve a cara de pau de soltar outras pérolas:

"a vitória foi do jeito que o torcedor gosta... sofrida, no último minuto"

"não entendi as vaias ao Renato, ele fez uma excelente partida.."

Assim complica...

LuksAlves disse...

É uma pena, achei que nos tinhamos nos livrados do mala do Renato do time titular, mas infelizmente estava enganado, pelo visto(pelo menos com Joel) Renato vai voltar a ser o dono do time sem estar jogando nada, eu não sei o que os treinadores veem nele para botar ele no time titular, no tempo de Luxemburro ele tinha vaga fácil no time, jogando de lateral, volante ou meia, e sabendo que ele n rende em nenhuma das posições, fora que ainda pega 250mil por mês, no seu melhor jogo desde que virou titular Magal teve que aceitar a substituição.
Pelo menos uma boa noticia, Wellington saiu do time (ufa...).
Qualquer pessoa sabe que o time tem deficiência na marcação, e em um jogo dentro de casa, contra o time reserva do santos, Joel não tem a coragem de botar Mattheus, Thomas, ou Adryan pra jogar pelo menos por 30 minutos.