Brasileiro 2012 - 6a. rodada - Grêmio 2 x 0 Flamengo

Falta jogador, falta organização - e uma coisa aumenta os efeitos da outra. Flamengo escapou de levar uma goleada do Grêmio.



O Flamengo, armado para não perder, perdeu ontem sua primeira no Brasileiro. Jogando como vem jogando, até que demorou a acontecer. O Grêmio nem precisou jogar muito para expor os enormes problemas de seu adversário, em todos os setores.

Na zaga, Marllon parece saber se colocar e marcar bem mas, com a bola nos pés, repete os sustos de Wellinton, o antigo titular; o meio-campo sente a falta de ao menos um armador de verdade, mas também é ruim na saída de bola - em que não pode contar muito com a ajuda dos limitados laterais - e marca de longe, permitindo sempre as trocas de passes do adversário; na frente, não deu nem pra reclamar muito de Hernane, que teve atuação no máximo medíocre, mas ainda foi melhor que Vagner Love - que a cada jogo parece pior fisicamente, algo muito esquisito. De todos, tirando o garoto Matheus que entrou no final, deu pra livrar a cara de Aírton (melhor rubro-negro em campo), Paulo Victor e González. O resto...

Joel tem sua parcela de culpa. O time parece mal treinado, sem qualquer movimento coordenado quando tem a bola e mostra falhas infantis como a do segundo gol gremista. Em qualquer equipe, quando o adversário vai cobrar um escanteio, alguém - muitas vezes o atacante mais alto - fica parado no primeiro pau, à frente de todo mundo, para dificultar que alguém consiga desviar de cabeça por ali. Pode até acontecer deste cara não conseguir cortar o cruzamento, mas ele tem que estar naquela posição. Não foi o que aconteceu.

Mas a verdade é que, com o material humano que tem, a vida de Joel (ou qualquer um que venha a substituí-lo) será sempre difícil. Por exemplo: queremos todos um meio-campo com algum armador - mas quem seria? A cada oportunidade, Bottinelli mostra que não é solução e as alternativas seriam ou algum garoto pouco testado ou, sei lá, improvisar Deivid. Magal tem ido mal na lateral esquerda, mas sua "sombra" é Rodrigo Alvim. Se Diego Maurício segue com a cabeça sei lá onde e Hernane vai mal, a opção que sobra é Negueba. A torcida pega no pé de Wellinton e os outros zagueiros à disposição são garotos que não passam segurança ou reforços vindos dos pequenos do Rio. E por aí vai.

O campeonato já começou, o time não evolui (ao contrário do que Joel vai afirmando em suas entrevistas a cada rodada), o grupo é fraco e sabemos que não há dinheiro para reforçar em qualidade e quantidade. Fica a tentação de apostar com mais força na base, mas ninguém pode prever com certeza qual seria o resultado disso. Enfim: está complicado. Hoje, o que vemos é a desorganização tática amplificar os efeitos das limitações técnicas de um elenco fraco - e vice-versa. E a verdade é que, no Olímpico, o Flamengo escapou de levar uma goleada.

 


24/6/2012 - 16h - Grêmio 2 x 0 Flamengo
Estádio Olímpico - Porto Alegre, RS
Renda/público: R$ 326.548 / 18.601 pagantes

Árbitro: Wilson Seneme (FIFA-SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e João B. Nobre Chaves (SP)
Cartões amarelos: Fernando (46'/1ºT), Marcos González (22'/2ºT), Aírton (31/2ºT)

Gols: Marcelo Moreno (32'/1ºT), Werley (4'/2ºT)

Grêmio: Victor, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará (Tony - intervalo); Fernando, Souza (Vilson, 18'/2ºT), Léo Gago e Marco Antonio (Rondinelly, 28'/2ºT); Kleber e Marcelo Moreno – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Flamengo: Paulo Victor, Wellington Silva (Bottinelli - intervalo), González, Marllon e Magal (Mattheus, 34'/2ºT); Airton, Luiz Antonio, Renato e Ibson; Hernane (Negueba, 18'/2ºT) e Vagner Love – Técnico: Joel Santana.

6 comentários:

Gabriel Folha disse...

Como se não bastasse a indigna experiência de assistir ao meu time sendo treinado por esse engodo de profissional, ele agora tripudia da nossa inteligência dando as declarações mais estapafúrdias possíveis.

O problema do Flamengo não está no elenco, mesmo que muito longe de ser bom.

É claro que não podemos saber o que aconteceria se apostássemos mais na garotada, mas é burrice continuar "apostando" em quem já sabemos o que podem entregar e acreditar que vão entregar alguma coisa diferente.

fla_2010 disse...

O elenco é fraco e as opções de banco desanimadoras. Bottinelli, que poderia ser uma opção na armação, vem entrando mal nas últimas partidas.. mas mesmo assim, nada justifica a desorganização em campo.

Ponte Preta, Coritiba possuem melhores jogadores?!? Não. Mas nos jogos desses times, tem ultrapassagem dos laterais, recomposição qdo se perde a bola.. enfim, o básico do futebol.

O time de Joel consegue a proeza de sempre estar em desvantagem. Qdo ataca, são 2(ou 3) atacantes contra 6 (ou 7) defensores. Qdo defende, a zaga (agora com Airton) parece brigar sozinha contra 3 (ou 4) atacantes do time adversario. E o meio-campo????

No mais, segue o misterio.. Trocam-se varias peças, mas Renato permanece em campo até o apito final. E sempre se arrastando! Joel fica esperando que seu pupilo acerte alguma cobrança de falta???

Luis disse...

André, as peças não são lá essas coisas, mas o Joel já está no Fla há um certo tempo e teve um montão de tempo para treinar em função de paradas por eliminações etc. E ele está atrapalhando a transformação da base em profissionais.

O Ronaldinho atrapalhava e a diretoria vai sempre atrapalhar. Agora o item número 1 na agenda deveria ser tenta mandar o Joel embora sem (mais um) custo financeiro.

Gabriel Folha disse...

Sobre o Bottinelli: o cara nunca pode ter uma sequencia de jogos como titular, nunca deu tempo de ganhar confiança, o nome dele está sempre na reta.

Outras barangas muito piores são titulares absolutos durante anos, fazendo atrocidades incomparáveis a uma ou outra má atuação do Argentino e continuam lá, com seus lugares cativos no time titular.

Bottinelli se movimenta bem, se apresenta pro jogo, mas peca justamente nos fundamentos que poderia melhorar se tivesse confiança da sua posição no time.

Comparado com o que a gente tem no elenco ele não pode ser reserva.

LuksAlves disse...

Joel teve oque todo treinador pede: tempo para treinar. Teve aqueles 30 dias, depois teve mais 10 dias, e agente n ta na sequencia domingo-quarta-domingo. E ainda com todo esse tempo o time ainda n tem padrão tatico ofensivo e nem defensivo, faltam jogadores? concordo, mas tem time por ai que não tem metade dos jogares que agente tem e consegue bom resultado.

Leão acaba de ser demitido pelo SPFC, e acho que seria uma boa, eu achei que ele foi bem em muitos momentos no são paulo, e não é mais aquele Leão explosivo de tempos atras, e tenho certeza que se ele vier, Renato sai do time, pois ele é um dos poucos que tem coragem de tirar Renato do time.

Flávio disse...

É covardia falar mal do Bottinelli. O cara entra em campo totalmente desmotivado.

Quem não ficaria desmotivado se fosse oferecido em troca de um zagueiro, depois fosse reserva de Renato e Kleberson?

E, quando tem chance, ainda tem de jogar sem treinar, sem ninguém para trocar passes.

Quem quer que seja o próximo treinador deveria ver o jogo entre Flamengo e Cruzeiro do ano passado para iniciar o trabalho.