Posicionamento do grupo Sócios Pelo Flamengo sobre a votação da Prestação de Contas de 2010 no Conselho Deliberativo

Balanço do ano retrasado será votado pelos conselheiros do clube nesta terça-feira.



* * * * * * * * * *

Amanhã acontece na sede da Gávea a reunião do Conselho Deliberativo para apreciar e votar a prestação de contas feita pela diretoria para o ano de 2010. Sim: o balanço de 2011 já saiu, mas a votação dos conselheiros agora ainda é do ano anterior. Coisas do Flamengo.

O Conselho Deliberativo é formado por membros eleitos por mandatos fixos e por membros permanentes - a maioria. Os membros permanentes são sócios proprietários, que ganham lugar no Conselho sem precisar passar por eleição, bastando para isso dizer que querem. É algo relativamente fácil de se conseguir (basta adquirir o título e esperar o prazo de dois anos de associação) e, por isso, o perfil destas pessoas é bastante variado.

Não sei se alguma vez aconteceu do Conselho Deliberativo reprovar as contas apresentadas por qualquer diretoria, apesar dos demonstrativos financeiros do Flamengo nunca primarem pela clareza ou transparência. Mas, além do peso político de quem está no poder contar muito na hora destas votações, há ainda o medo entre de que uma reprovação poderia ter consquências ruins para o clube. Não sou especialista, mas pelo que gente que pesquisou me passou, a única punição para o clube seria a impossibilidade de receber recursos federais - algo que já acontece hoje de qualquer forma devido à dívida que o Flamengo tem com o Estado. Mas, fora a instituição, os dirigentes responsáveis pelas contas reprovadas poderiam enfrentar consequências desagradáveis, ao menos dentro do clube.

Já publiquei aqui que sou sócio proprietário do Flamengo - ainda não conselheiro - e que faço parte do grupo Sócios Pelo Flamengo. É um grupo formado não pensando simplesmente em eleições, mas sim em debater e formatar propostas que contribuam para transformar o Flamengo no clube que todos queremos. Já encaminhou uma proposta de alterações pontuais no Estatuto do clube, ainda não apreciada pelo Conselho, e hoje divulga sua posição sobre as contas de 2010. Posição esta que, na verdade, provavelmente seria a mesma para todas as prestações de contas de diretorias anteriores nos últimos sei lá quantos anos. Não é um posicionamento de oposição a esta diretoria, mas sim à deficiência estrutural do clube para lidar com suas finanças - algo que vem de muito tempo.

O grupo conta com profissionais especializados da área que foram capazes de fazer uma boa análise para embasar as discussões sobre o tema, antes de se chegar a um documento que resume a posição dos Sócios Pelo Flamengo. Para ler este posicionamento sobre a Prestação de Contas de 2010 do clube, assinado por 43 sócios de diversas categorias (eu entre eles), clique aqui.

Um comentário:

Eduardo H. Costa disse...

Excelente. Parabéns ao grupo pela iniciativa!