Brasileiro 2012 - 1a. rodada - Sport 1 x 1 Flamengo

A apresentação do Flamengo 2012 e seu novo esquema não animou ninguém.




Como poderia esperar quem acompanhou o noticiário da semana, o Flamengo jogou com três zagueiros, já que Rômulo juntou-se a Wellinton e González na defesa. Luiz Antônio foi o volante fixo, com Kléberson e Bottinelli jogando cada um de um lado na armação e Ronaldinho e Love formando dupla de ataque. Mas não dá pra dizer que o novo esquema funcionou - talvez até por ter sido pouco treinado, já que Joel usou outra formação na maior parte das atividades durante as férias forçadas do time.

Foi uma equipe sem saída de bola, com excesso de passes errados, inofensiva no ataque. O Sport jogou melhor no primeiro tempo, voltou melhor também no segundo e, quando fez seu primeiro gol, já havia transformado o goleiro Paulo Victor (que, pra mim, é melhor que Felipe e merece ser titular) em destaque da partida.

Depois disso, Joel Santana colocou Deivid em campo para jogar no meio-campo no lugar de Bottinelli, que  realmente fazia péssima partida. O time melhorou alguma coisa e, em sua segunda chance, Vagner Love empatou. Belo passe de Kléberson - da linha, o melhor do time - e movimentação inteligente do centro-avante, que evitou bem o impedimento.

O Sport, então, sentiu não só o empate, mas também sua má fase. O time acabou de ser eliminado da Copa do Brasil pelo hoje modesto Paysandu e de perder o estadual em casa para o Santa Cruz de Dênis Marques. Além disso, perdeu logo após o final do Campeonato Pernambucano o seu melhor jogador, Marcelinho Paraíba, para o Barueri. A torcida pernambucana encheu o estádio mas, depois do gol do Flamengo, ficou impaciente e pressionou seu próprio time.

O Flamengo, a partir daí, controlou a posse de bola. Apesar de ter sido pior a maior parte do jogo, poderia ter aproveitado a situação para partir pra cima de vez e tentar a virada. Mas não foi o caso; no finalzinho, Joel Santana gritava para Léo Moura não subir, avisando que a partida estava para acabar. No geral, porém, o ponto trazido de Recife foi até lucro, mesmo contra um adversário que tem pinta de que lutará apenas para não cair.

* * * * * * * * * *

A verdade é que o elenco do Flamengo que inicia este campeonato é muito, muito fraco. Um exemplo claro disso é que, com a contusão de Camacho, o time simplesmente não tinha nenhum meia ofensivo no banco - eram um goleiro, um zagueiro, um lateral, dois volantes e dois atacantes. Assim, a opção de Joel para aumentar seu poder de criação foi colocar Deivid na armação do time.

Ele não foi mal. Mas é incrível que seja Deivid o escolhido para jogar de meia enquanto Ronaldinho seguiu parado na frente, assistindo o jogo de dentro de campo. Até quando, meu Deus?

 

19/5/2012 - 18h30 - Sport 1 x 1 Flamengo
Ilha do Retiro - Recife, PE

Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Edcarlos e Naldinho (SPO) e Bottinelli (FLA)

Gols: Marquinhos 12'/2ºT (1-0) e Vagner Love 29'/2ºT (1-1)

Sport: Magrão, Bruno Aguiar, Tobi e Edcarlos; Moacir, Naldinho (Diogo Oliveira 20'/2ºT), Rithelly, Thiaguinho e Rivaldo; Marquinhos e Felipe Azevedo (Ruan 34'/2ºT). Técnico: Gustavo Bueno.

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Welinton, González, Rômulo (Amaral Intervalo) e Magal; Luiz Antonio, Kleberson e Bottinelli (Deivid 17'/2ºT); Ronaldinho e Vagner Love. Técnico: Joel Santana.

7 comentários:

George AFG disse...

RG merece banco e por um bom tempo... De boa creio q o problema SEJA MUITO MAIS AMPLO q esquema tático ou até q o Joel, isso aí em campo nunca será o Flamengo. PV espetacular.

Daniel Mesquita disse...

Todo ano é mais do mesmo. Sempre joga mal e com times que não condizem com o que é o Flamengo.

Em 2009 fomos campeões, legal, mas o que tem de de emocionate para contarmos para nossos filhos e netos?
Cadê a final? Cadê o GOL?

O FUTEBOL BRASILEIRO HOJE TÁ UMA MERDA. Não só o nosso Flamengo, todos. Babaram tanto ovo de europeu que ficaram a mesma bosta. E o futebol brasileiro era o exemplo do futebol mundial.

Perdeu a graça...

marcelo disse...

Prezados amigos,

Infelizmente, o Ronaldinho Gaúcho não tem solução. Não joga mais em bom (não falei alto) nível. E fica arrumando aquele cabelinho ridículo o tempo inteiro. Um sujeito de 32 anos com estes trejeitos de adolescente. É preciso rescindir o contrato dele imediatamente, até para passar o recado para os outros.
Do time de hoje, foram bem o Paulo Vitor, o Kleberson e o Love.
abs

LuksAlves disse...

Jogo de hoje, foi uma decepção porque eu esperava mais raça, comprometimento e organização tática de um time que estava a um mês "treinando".
Quando eu assisto ao jogo de hoje e vejo que o melhor jogador foi nosso goleiro reserva e o segundo melhor jogador foi o Wellington (que fez uma boa partida, sem contar com 2 falhas terríveis, ele foi bem, mas flamengo é flamengo e Wellington é Wellington) eu acho que ta mais do que claro que tem alguma coisa errado com o time.
Hoje em dia a única coisa boa que um flamenguista pode dizer é que ZICO já vestiu essa camisa.

Leonardo disse...

Confesso que não acho o elenco do Flamengo muito abaixo dos melhores times do Brasil hoje, e tinha ainda alguma esperança de ver os jogadores correndo os 90 minutos e buscando a vitória.
Mas o começo foi muito desanimador. Poderíamos ter tomado uma goleada de um dos times mais fracos do campeonato. A única coisa de bom que vi neste jogo foi PV. Está pegando tudo.
Não consigo nem apontar um "melhor" dos jogadores de linha. Achei Kleberson e Botinelli igualmente ruins, se por uma lado o primeiro deu um passe pro gol, o segundo pelo menos demonstrou mais vontade no segundo tempo enquanto esteve em campo e ajudou na marcação, coisa que o Kleberson não fez o jogo inteiro. Impressionante, porque mesmo jogando com três zagueiros, tomamos muito sufoco pois o meio campo e ataque não ajuda.
Mas o mais impressionante de tudo é ver que o time teve um mês para treinar e não conseguiu apresentar um mínimo padrão de jogo. Vocês notaram que a cada falta próxima da area do Sport ou escanteio a favor do Flamengo, o contra-ataque era chance clara de gol do Sport? Não dá nem pra acreditar. O que eles ficaram fazendo este tempo todo?

Luis disse...

O Mengão com Ronaldinho + Joel é lixo puro.

Unknown disse...

Leonardo: A resposta para sua pergunta é: Na 1ª semana de "treinos" a desculpa era a clima ruim pelas eliminações para o Joel não treinar o time e fizeram só treinos físicos.

Na 2ª e 3ª semanas digamos que "treinaram" no 4-4-2. Aí na última semana de treinos, às vésperas da estréia no Brasileirão, "treinam" no 3-5-2!!!

Uma ZONA !!! BAGUNÇA TOTAL!!!
PQP!!! Tiveram 30 dias para arrumar o time, treinar esquema tático, ensaiar jogadas e...NADA!!!

Onde está a diretoria para cobrar alguma coisa??? É verdade...não tinha....afinal o Zinho só chegou na 5ª feira...

Mas também...já na 1ª ação deixou passar batido o R10 chegar, digamos..."alterado" no treino. Um verdadeiro absurdo!!! Por que MEU DEUS não mandam embora este jogador??? Por que ninguém faz nada???

Presidente, PELO AMOR DE DEUS, não permita mais o Joel escalar o Rômulo!!!

Tem que acabar com essa FRESCURA de "autonomia" do técnico. Técnico é FUNCIONÁRIO do clube e DEVE, SIM, SATISFAÇÃO E EXPLICAÇÃO para os superiores. Mas não...no Flamengo, ninguém cobra ninguém. Uma verdadeira "casa da mãe Joana".

1ª rodada e já estou desanimado e sem esperança alguma...incrível como estão conseguindo me desligar de torcer para o Flamengo...estou cansado desta M****