Estadual 2012 - Taça Rio - 1a rodada - Boavista 2 x 1 Flamengo

O Flamengo foi mal tecnicamente, taticamente, emocionalmente. Não são problemas simples de corrigir em pouco tempo. E quinta tem Libertadores.




* * * * * * * * * *

Não dá mesmo vontade de comentar o que se viu ontem na estreia do Flamengo pela Taça Rio. Uma atuação lamentável em todos os aspectos - técnico, tático, emocional. Esperemos que o discurso de revolta contra a arbitragem seja mais para consumo externo e, lá dentro, eles se concentrem em trabalhar para que uma noite tão ruim assim não se repita. Especialmente na Libertadores.

Os problemas foram múltiplos. Com a bola nos pés, começavam justamente pela saída de bola. Muralha sempre me pareceu um jogador de futuro, mas ontem teve uma noite muito ruim, em especial no primeiro tempo. O time já tinha Willians, cuja qualidade de passe conhecemos, e sentia a falta de Léo Moura, sempre um desafogo pela direita; com Muralha contribuindo com sua cota de erros, a passagem da defesa para o ataque ficava ainda mais difícil. E, com as bolas perdidas, a defesa ia sendo pega desprevenida diversas vezes, o que só não teve resultado pior devido à pobreza do ataque do Boavista.

Também não ajudava a falta de poder de criação do meio-campo. Renato, todos sabemos, não é meia. Sobraria toda a responsabilidade de armar para Bottinelli, e assumir este trabalho totalmente sozinho já seria difícil pra qualquer um (e é bom dizer que dá pra colocar algum pedaço das atuações muito ruins de Ronaldinho nesta conta). Só que, além deste problema tático, o argentino foi pouquíssimo ousado para um meia, abusando dos passes para o lado e pra trás.

E aí chegamos a outro problema deste time do Flamengo: são muitos jogadores preocupados apenas em "dar sequência à jogada" e poucos procurando os lances decisivos - aquele passe que deixa o companheiro pronto pra marcar, o drible que abre a defesa em direção ao gol ou mesmo a conclusão menos óbvia que resolve uma partida. No Flamengo, especialmente sem Léo Moura, o único que joga sempre pensando em resolver é Vagner Love, embora de maneira muitas vezes pouco inteligente. É pouco, muito pouco.


* * * * * * * * * *

O lance do primeiro gol do Boavista fez sentir até pena de Maldonado. Gosto do chileno, até hoje é melhor com a bola nos pés que os outros volantes do elenco, mas a diferença de velocidade entre ele e o adversário foi constrangedora. E o segundo gol foi aquele lance polêmico em que houve desvio de mão, houve puxão de camisa - e não houve, como costumava acontecer, a presença de Deivid ali no primeiro pau para afastar este tipo de cruzamento fechado.

Depois da virada do Boavista, o que se viu foi um time intranquilo - como ficou claro na expulsão bizonha de Renato - e extremamente desorganizado, embora tenham ao menos mostrado vontade até o fim. Mas não ajudaram em nada as substituições de Joel, que só trocou os poucos jogadores ofensivos que tinha escalado e manteve até o fim os três marcadores que colocou no meio-campo. O time tinha um problema óbvio de armação e a solução de treinador foi tirar o único meia que tinha escalado (que, ok, não estava bem) para colocar Negueba em campo. É de lascar.

* * * * * * * * * *

A verdade é que este time jogando mal não é novidade. Já passou perto de perder partidas para adversários do mesmo nível outras vezes e na maioria delas acabou se safando sabe-se lá como. Só que, por mais que muitas vezes se diga que o resultado neste tipo de jogo de Estadual não importa muito, o tom das críticas muda muito depois de uma derrota.

É bom que ao menos a tal malandragem e jeito boleiro do Papai Joel sirva pra lidar com isso agora da melhor maneira possível. A prioridade, claro, é o jogo de quinta pela Libertadores, mas mais um resultado ruim pelo Estadual no fim de semana não vai ajudar em nada no clima para a partida que importa.

5 comentários:

fla_2010 disse...

O time titular do Flamengo, se acertado, é capaz de ir bem em torneios de tiro curto. Mas as opções são fraquíssimas!! Quando o time está mal, o treinador olha pro banco e vê Negueba, Magal etc..

Muralha tem entrado constantemente mal nos jogos. No de quarta, existia a expectatia dele estar assumindo a titularidade (chegou a dar entrevistas e tal), mas durante o jogo se mostrou desinteressado, errando passes fáceis. Mais o mais grave pra mim é que ele não desarma. Marca mal demais! O Boavista deitava e rolava nos contra-ataques e ele só acompanhava!! Até o Love estava marcando bem melhor do que ele!

O jogo de quarta deveria servir de referência para aqueles que acham que com a "garotada" o Flamengo, enfim vai melhorar. Dos formados na Gávea, acho que Wellinton pode melhorar se tiver um zagueiro experiente do lado e ainda acredito no potencial do Diego Mauricio. O resto é promessa ainda!

Luis disse...

Juiz horrível e time horrível. Pior ainda o técnico. E por conta de técnicos que não sabem dar coaching aos novos e que armam errado os times (e por isso todos os jogadores jogam mal), vamos aos poucos queimar mais uma geração vinda das bases. Lamentável.

Luxa foi um péssimo treinador para o Fla e Joel é apenas folclore. Folclore ganha torneio curto, salva de rebaixamento etc, mas não dá caldo a longo prazo, pontos corridos etc.

Daniel Mesquita disse...

O que vi de bom nesse jogo foi a vontade do Deivid. O bom chute no gol do VL e o passe, além da luta no meio de campo e bons passes que deu.

O Diego Mauricio entrou diferente tbm. Tomara que tenha mudado o comportamento.

Flávio disse...

LÓGICA FORA DE CAMPO

PREMISSA 1
O Ronaldinho não marca, não corre sem bola...
Então não pode ser escalado no meio.

CONCLUSÃO
Com a chegada do Love, o ataque é Ronaldinho e Vagner Love. Deivid está fora.

PREMISSA 2
Jogador com mais de 30 anos, só se for gênio.

CONCLUSÃO
Renato, Deivid, Maldonado e Júnior César estão fora.
Ficam Ronaldinho e Léo Moura.

PROPOSTA A SER TESTADA

Felipe;
Léo Moura (Gallardo), Chileno, Wellington, Magal;
João Vitor, Muralha (Willians e Airton estão fora de jogo), Botinelli e Camacho;
Ronaldinho e Vagner Love.

Esse time pode ser uma tentativa de mudança, mesclando experiência (Ronaldinho, Léo Moura, Vagner Love e o Chileno) com garotos e jovens (Botinelli e Camacho).

Pena que eu não sou o cachaceiro do Joel.

Futebol Tático disse...

Apesar do Carioca um campeonato que não serve como parâmetro de críticas , por não valer nada e adversários fracos, é preocupante a atuações do Flamengo desde o ano passado. Papai Joel está escalando e propondo o time jogar do mesmo jeito de Luxemburgo.Apreensivo não apenas para a libertadores , mas para o Campeonato brasileiro.Carioca não interessa para o Flamengo e para os outros 3 grandes do Rio.