Brasileiro 2011 - 36a. rodada - Atlético-GO 0 x 0 Flamengo

O pior não é nem não ter vencido um jogo com obrigação de se vencer. O mais duro é não ter nem tentado direito.


* * * * * * * * * *

Não tem nem muito o que falar da atuação do Flamengo de hoje que eu não tenha já escrito por aqui. O time foi o mesmo da maior parte do campeonato, com os indefectíveis três volantes e Ronaldinho, Thiago Neves e Deivid bem longe, lá na frente. Com esta distância e a falta de articulação no meio, voltaram a aparecer os problemas na saída de bola. Com pouca gente chegando ao ataque, voltou a aparecer a dificuldade pra criar e concluir. Voltamos a ver lentidão, falta de movimentação, falta de opção de jogada pelas pontas que não sejam arrancadas individuais de Léo Moura ou chuveirinhos de Júnior César.

Enfim: nenhuma novidade. Este time jogou hoje o que este time consegue jogar. Sabemos há muito tempo que, para conseguir algo mais que um empate, sempre é necessário mudar este esquema no meio do jogo. Mas desta vez, a três rodadas do fim, saindo da zona de Libertadores, precisando da vitória, Luxemburgo não mudou. Fez as substituições, mas manteve os três volantes até o fim. Deu sorte de terminar com o 0x0 - teria sido pior se o ataque do Atlético-GO, especialmente o centroavante Marcão, não tivesse mostrado tanta falta de jeito. Ainda assim, esteve mais perto de fazer seu gol do que o Flamengo. Luxemburgo deve ter achado que era mais fácil empurrar a obrigação de vencer para o jogo contra o Inter.

Fico imaginando o que diriam por aí se, na mesma situação, tivessem jogado com três volantes até o fim treinadores como Joel Santana ou Celso Roth.


* * * * * * * * * *

Luxemburgo está há mais de ano no Flamengo e seu trabalho não mostra bons resultados em campo. Mas, por mais que o treinador tenha muita responsabilidade, quem joga são os jogadores. E tem gente que foi contratada pra decidir e que está jogando muito, muito mal.

Ronaldinho, hoje, nem foi tão desastroso quanto na quinta. Deveria chamar mais a responsabilidade? Com certeza, mas sabemos que ele não é disso. Errou bastante, esteve muito sumido, mas nas poucas vezes em que recuou pra buscar jogo, deu dois ou três bons passes. Ele mesmo deveria entender seu papel e aparecer mais, mas o não faz. E aí não ajuda Luxemburgo continuar escalando-o no ataque.

Bem pior que ele, hoje, foi Thiago Neves. Errou tudo o que tentou, até acabar substituído. E a verdade é que, por mais que tenha feito gols ao longo da temporada em momentos importantes, ele nunca mostrou futebol pra justificar tanto investimento - o que já foi feito e o que ainda falam em fazer.

20/11/2011 - 17h - Atlético-GO 0 x 0 Flamengo
Serra Dourada - Goiânia, GO
Renda e público: R$ 1.286.080,00/ 37.828 pag.

Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Emerson A. de Carvalho (Fifa-SP) e Marcio L. Augusto (SP)
Cartões amarelos: Bida, Pituca (ATL-GO); Muralha, Junior Cesar (FLA)

Atlético-GO: Márcio, Rafael Cruz, Gilson, Anderson, Thiago Feltri; Pituca, Ernandes, Joilson, Bida (Marino 39'/2T); Juninho (Felipe 21'/2T) e Marcão (Diogo Campos 33/2T) - Técnico: Hélio dos Anjos

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, David e Junior Cesar; Aírton (Muralha 25'/1T), Willians, Renato, Thiago Neves (Diego Maurício 27'/2T) e Ronaldinho; Deivid (Thomás 17'/2T) - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

8 comentários:

@papoulab disse...

Perfeita análise!

Eu até gosto da figura do Luxa, sempre o apoiei, mas agora nao da mais.

Acho até que se a classificação pra Libertadores nao vier, será, a longo prazo, bom para o clube.

Há bens que vêm pra mal. O Flamengo que sofria pra vencer madureiras e empatava com boavistas foi campeao invicto daquele campeonato irrelevante de início de temporada que insistem em jogar. Aí, ganhando de 1x0 e empatando com pequenos, ficamos invictos até boa parte da temporada e fomos engolindo esse time.

O fato é que nao da mais e a gente começa a torcer pras coisas darem errado: Que o R10 vá embora depois dessa confusao toda. Que nao arrumem dinheiro pra comprar o caríssimo TN7. Que o Willians nao tenha recuperação e seja trocado. E por aí vai.

Se temos alguma coisa pra comemorar, é o fato de que Negueba (pior jogador desde V. Pacheco) nao tem entrado mais em campo.

Unknown disse...

Estou com o "papoula" aí acima.

Se eu encontro o Thiago Neves na rua mando este cara para a PQP!!!

Até eu jogo mais que este M****!!!

O cara não acerta mais que 5% dos chutes que tenta e deve ter índice de sucesso menor que 1% em todos os dribles que tenta. Além disto não possui velocidade para superar os defensores e possui um passe rídiculo. Poderia no máximo ser aproveitado como 2º centroavante (eu disse 2º CENTROAVANTE) porque sabe se posicionar na área, cabeceia razoavelmente e talvez, talvez saiba empurrar a bola para a rede a 5 metros do gol.

Agora investir 18 milhões num perna de pau destes!?!? Tem que botaar na cadeia quem fizer isto!!! Não tem a menor condição!!!

O caso do Ronaldinho é diferente: ainda consegue alguns bons passes, vez que outra acerta um escanteio mas uma decisão tem que ser tomada: ou as 3 partes chegam em um acordo logo e assinam os contratos quitando a dívida com os Assis Moreira ou desistem e mandam o R10 para Grécia, Arábia ou Plutão. O certo é que sem contrato ele seguirá naõ se empenhando.

David Braz, Weliinton...pelo amor de Deus...mandem para a rua...não têm a menor condição...se é para botar estes que invistam escalem zagueiros da base. Custam menos salário e ainda corre o risco de serem vendidos.

Luxemburgo: Caso claro de sabotagem. Deve estar cansado do clube, deve estar cansado de tanta porrada (com todas as razões) e resolveu sabotar o time para não ir a libertadores e assim forçar o rompimento do contrato por parte do Flamengo.

O que foi aquela substituição exdrúxula do Deivid pelo Thomás??? Precisava desesperadamente da vitória e tira o centroavante (único que acertou um chute no gol).

O que leva ele a continuar insistindo com os 3 volantes que não acertam um passe para a frente???

Para mim isto é sabotagem.

Fora Luxa!!!

Bosco Ferreira disse...

O luxa emPORCOu o Flamengo como fez com o Palmeiras e enGALINHOU o Flamengo como fêz com o Atlético MG.

Raphael Perret disse...

Escrevi a mesma cois anos comentários de uma amiga no Facebook... Luxa tem responsabilidade, sim, sobre os últimos resultados. Mas os jogadores naõ ajudam. Mesmo que o esquema seja ruim e estéril, o talento e a vontade de vencer poderiam compensar. O problema é que o desempenho técnico dos jogadores está abaixo da crítica e o time parece muito desmotivado, num momento em que nem tudo está perdido e, racionalmente, as chances são boas de classificação. Não sei se isso é a impressão deixada pela lentidão do time, que é uma característica natural da equipe escalada, ou se há realmente uma vontade enorme em acabar logo 2011.

Sei não. Esse BR tá com cara de 2008: Flamengo chegou com chances boas de se classificar à Libertadores na penúltima rodada, mas empatou com o Goiás no Maracanã após estar vencendo por 3 a 0 (inadmissível) e depois perdeu de 5 a 3 pro quase rebaixado Atlético-PR. Se tivesse vencido o Goiás, teria se classificado.

Tá igual a hoje: se vencer o Inter, tem boas chances de se classificar com um empate contra o Vasco. Mas dá pra apostar em vitória do Flamengo em Macaé?

Eduardo H. Costa disse...

Sobre o Negueba, falta alguém treinar fundamentos básicos até acertar as jogadas. É novo ainda.

O Luxa após o jogo de ontem falou besteira sobre seus críticos e tirou o seu da reta novamente(sobre a liberta). Atitude rato e não de homem. O problema dele é o superego incorrigível que está afundando a sua carreira e a campanha do Flamengo. Lamentável.

E a gente cantando essa pedra de que vence e não convence desde o carioqueta... vencendo jogos com espasmos de brilhantismo de alguns jogadores... jogadas individuais... o coletivo sempre fraco...


Teve muito blogueiro acreditando piamente nesse cavalo paraguaio... enfim...

Aqui se faz, aqui se paga.

LuksAlves disse...

Time apresenta dificuldades de quem não tem um bom técnico, desmotivação, sem jogada ensaiada, erra passes bestas, sem objetividade e a maior de todas é sem escalação boa, pra falar a verdade, espero que o time fique fora da libertadores, porque eu não quero chegar la e ser eliminado por um Tolima.

confionomengao disse...

O time do Flamengo começou na onda do Bonde sem Freio, mas conforme o tempo foi passando o time foi perdendo comando.
Jogadores baladeiros, festeiros. E endinheirados. Mulheres, festas, e pouco futebol.
Digo mais, Flamengo só não está pior por causa da onda do Bonde. Se não fosse isso, estariamos brigando para não cair.
Com ou sem Libertadores, só quero um ano melhor para o Flamengo em 2012.

Saudações Rubro Negras!

www.ConfionoMengao.blogspot.com

fla_2010 disse...

Com o fim da temporada, as especulações sobre o elenco devem tomar conta do noticiário.

Goleiros:

-Felipe (dez/11): foi bemo e, pela inexperiência do Lomba, acho que deveria ter o contrato renovado.
-Lomba (volta de empréstimo), P.Victor e Cesar.

Laterais:

-Leo Moura (dez/11): em má fase. Galhardo ainda não parece convencer. Eu investiria no lateral do Coritiba (Jonas), mas a falta de opções no mercado pode resultar na renovação.
-Jr Cesar (dez/13): continua
-Egidio (dez/12): volta de empréstimo.
-R.Alvim (jan/13): melhor seria a rescisão, mas depende de acordo.

Zagueiros:

-Alex Silva (jul/13): fica.
-Wellinton (jul/14): fica.
-David Braz (jun/14): mais fraco dos três.
-Angelim (dez/11): clube já sinalizou que não deve renovar. Merece um jogo de despedida por tudo o que fez pelo clube.
-Gustavo (mai/16): só compõe o elenco.

Volantes:

-Airton (jun/12): titular do time, podendo jogar tanto de volante como na zaga. Diretoria deveria se antecipar e tentar ampliar seu contrato.
-Willians (dez/15): pode ser útil e tem mercado. Só deveria ser negociado no caso de vir alguém p/ ser titular (Ibson seria uma boa opção).
-Maldonado (dez/12): não tem mais como jogar em alto nível.
-Fernando (dez/11): inexplicável a sua renovação em 2010.
-Muralha (dez/12), Lorran (dez/12) e J.Vitor (ago/12): ficam.

Meias:

-R.Gaúcho (jun/14): incógnita. Opinião pessoal é de que se clube recebesse uma bela multa pela rescisão do contrato, sua saída seria a melhor opção.
-T.Neves (dez/11): pelo o que saiu na imprensa, deve ser comprado.
-Botinelli (dez/12): deve ficar.
-Renato Abreu (dez/11): caso parecido ao do Angelim. Se clube jogar a Libertadores, pode ajudar, compondo o elenco (não como titular). Caso contrário, jogo de despedida!
-Fierro (dez/14): deveria ser negociado. Clube deveria utilizá-lo em troca por outro jogador chileno, argentino etc.
-Vander (dez/11): fraco. No mesmo nível de outros da nossa base. Deveria sair.
-Adryan (nov/14): fica.

Atacantes:

-Deivid (dez/12): melhor opção no atual elenco, mas caro para a reserva. No caso de acerto com opção melhor (ex. Love), deveria sair, mas depende de acordo.
-Jael (dez/11): deve sair.
-Negueba (dez/15): compor elenco.
-D.Mauricio (dez/15): deve ficar.
-Tomaz (mar/16): deve ficar.