Dá pra ser otimista para o Flamengo x Internacional de amanhã?

Que Luxemburgo e os jogadores nos supreendam. Mas a escalação que parece mais provável não é de animar ninguém.



* * * * * * * * * *

Amanhã é dia de decisão para o Flamengo. Luxemburgo insistiu por muito tempo que "o projeto é Libertadores" - e amanhã o time vai jogar suas chances de concretizar este projeto. A tarefa não é fácil, mas a equipe ainda depende apenas de seus resultados.

O problema é ver, neste momento decisivo, tantos erros cometidos ao longo da temporada pesarem ao mesmo tempo. Poderia falar aqui da inacreditável situação de ter seu principal jogador sem receber o grosso de seu salário por meses, graças a um contrato que não foi assinado depois de tantos meses dele no clube; ou das notícias, com alguns desmentidos, de que os salários dos jogadores estão atrasados há dois meses.

Mas, pra ser um pouco menos chato, vou me concentrar em um dos erros do planejamento de campo mesmo: é incrível que, gastando o que gastou este ano para montar o elenco, o Flamengo simplesmente não tenha um lateral esquerdo no banco que passe um mínimo de segurança para entrar no momento em que o titular não está disponível. Luxemburgo fez força para afastar todo mundo que não queria no elenco - Marcelo Lomba, Éverton Silva, Kléberson, Corrêa, Petkovic, Val Baiano... - , mas manteve Rodrigo Alvim e a diretoria não se mexeu para trazer outro para seu lugar. Por isso, veremos amanhã o técnico partir para uma invenção para suprir a ausência de Júnior César.

Ainda não há certeza da escalação do Flamengo para amanhã. Mas, pelo que lemos dos treinos, tudo indica que o time entrará em campo com três zagueiros - formação que nunca deu certo quando usada ao longo do ano, inclusive com uma vexaminosa goleada sofrida em casa para o Atlético-GO. Parece mais provável que Renato vá jogar de ala esquerdo, deixando o time ainda mais lento em suas opções de jogada pelas pontas. Mas ele também treinou com Rodrigo Alvim na ala, opção que não parece melhor.

Eu imaginaria que ele pudesse usar Ronaldo Angelim como um lateral esquerdo mais fixo na defesa, como fez  contra o Ceará, na partida de volta pela Copa do Brasil. Embora não seja ideal - o time até jogou bem aquele dia, mas justamente Angelim acabou expulso ainda no primeiro tempo -, seria a minha opção. E, com o reforço defensivo, seria ainda mais tranquilo apostar num meio-campo mais ofensivo, com Thomás entrando de titular.

Tomara que Luxemburgo ainda nos surpreenda, mas parece que o caminho dele será mesmo escalar três zagueiros e um meio-campo sem qualquer jeito para trocar passes e ter a posse de bola em um jogo em que o Flamengo precisa vencer. O Inter tem um bom time, mas foi muito irregular no campeonato, falhou em vários jogos decisivos e não é nenhum time papão; o Flamengo também já se superou em partidas importantes durante a campanha e tem jogadores que podem decidir o jogo em um lance. Mas não está fácil tentar ser otimista.


* * * * * * * * * *

Devo conseguir assistir apenas ao primeiro tempo do jogo amanhã. Estarei já desde a tarde envolvido com passagem de som para o show da minha banda, o Don Robalo, no Teatro Odisseia - vamos fazer o show de abertura para os Toasters, uma das bandas mais importantes da história do ska nos Estados Unidos, que vem de Nova York para o Rio de Janeiro pela primeira vez para comemorar seus 30 anos de carreira.

Vocês, no entanto, podem assistir ao jogo tranquilos e depois partir pra lá, para comemorar a vitória ou esquecer mais um tropeço. A casa abre às 20h e dá tempo tranquilo de se arrumar e sair de casa depois de Flamengo x Inter e chegar lá para pegar todos os shows. Gostaria de vê-los por lá!

Os detalhes do show estão todos aqui: https://www.facebook.com/events/271265686236869/ . E, pra quem não conhece as bandas, dá pra ver do que se trata aí embaixo. Vai ser bom!



Nenhum comentário: