O time para o jogo de domingo

Luxemburgo não preparou o time para enfrentar o Santos nem no jogo de quarta, nem nos treinos da semana.



* * * * * * * * * *

Muita gente defendia que o Flamengo usasse o jogo de quarta-feira, contra a Universidad do Chile, para preparar o time que entrará em campo no domingo contra o Santos. Sem seus dois principais jogadores ofensivos, seria preciso preparar alternativas para que a equipe funcione bem neste jogo importante. Não foi a opção de Luxemburgo - ele preferiu "entrar pra ganhar" também na Sul-Americana, usando Ronaldinho e Thiago Neves. Como todos viram, não deu resultado.

E, além do humilhante vexame de quarta, o Flamengo irá enfrentar o Santos com um time obviamente despreparado. Tomara que dê tudo certo, mas além do time de domingo não ter sido testado em momento algum na quarta, também não teve qualquer treino durante a semana. Se houver algum trabalho tático ou coletivo em cima da escalação para esta partida, será só amanhã, na véspera do jogo.

Correndo o risco de parecer um simples corneteiro - será que sou mais que isso? -, só posso dizer que torço para que Luxemburgo saiba o que está fazendo.


* * * * * * * * * *

Acabei não escrevendo aqui sobre o vexame de quarta, no qual o Flamengo, embora tenha discursado antes que sabia da importância da competição, entrou em campo desligado e sem ter ideia do que o esperava. Enquanto os rubro-negros não sabiam nada de La U, os chilenos vieram concentrados para fazer "o jogo do ano" - até porque já estão bem garantidos no campeonato chileno, que lideram invictos e com grande folga. Deu no que deu.

Claro que a defesa foi muito mal na quarta-feira. Mas o maior problema do time foi a absoluta falta de capacidade de sair jogando. A Universidad adiantou a marcação para o campo do Flamengo e os rubro-negros simplesmente não souberam o que fazer, se afundando numa infinidade de passes errados. O time já não tinha Léo Moura na direita (substituído pelo nada confiável e até preguiçoso Galhardo, que tem que tomar jeito se quiser se firmar como profissional) e teve na esquerda Júnior César jogando no mesmo baixo nível das partidas contra Fluminense e Palmeiras; somemos a isso a atuação desastrosa de Willians e Aírton (mesmo antes da expulsão), e entendemos por que a saída de bola foi tão ruim. E aí, com aquela sequência de bolas perdidas, a defesa - que já não era confiável - foi sendo pega desarrumada uma vez atrás da outra. O 4x0, vocês viram, ficou muito barato.

Não é muito comum no Brasil o Flamengo enfrentar uma marcação pressão como a que teve pela frente na quarta. Dificilmente o Santos fará algo assim no domingo. Por isso, os efeitos desta deficiência do Flamengo acabam aparecendo mais na lentidão na passagem da defesa para o ataque. Mas este é um defeito que sempre vai aparecer com esta dupla de volantes formada por Willians - que sempre foi ruim mesmo no passe - e Aírton. Este último até mostrava bem mais jeito com a bola na sua primeira passagem pelo clube, em 2009. Mas o fato é que este ano ele até tem sido importante pelo senso de colocação e poder de marcação - ataques de psicopatia à parte -, mas tem errado muito mais passes do que é razoável.

Com todas as críticas que sofre, Renato até melhora esta situação quando recua como segundo volante; na formação com três volantes, isso não adianta muito porque tem tão pouca gente à frente, e estes estão tão distantes, que fica difícil mesmo conseguir sair rápido. Mas agora, com a contusão de Bottinelli - e especialmente domingo, com Ronaldinho e Thiago Neves fora -, ficou ainda mais difícil que Luxemburgo deixe de lado o esquema que costuma usar.

Luxemburgo não deu pistas ainda do time que vai colocar em campo. Vou dar aqui o meu chute: Felipe, Léo Moura, Wellinton, Alex Silva e Júnior César; Aírton, Willians e Renato; Negueba, Deivid e Diego Maurício.

5 comentários:

KELLCOS disse...

Alguém que tenha acesso direto ao clube, sabe responder que tipo de treinamento o Flamengo desenvolve durante a semana? Porque acompanhando a página do Facebook dá a impressão de que as deficiências não são trabalhadas, parece que só fazem regenerativo.
Achava que simplesmente não divulgavam pra manter em segredo alguma estratégia, mas dentro de campo é o show de horrores de sempre, um absurdo de passes errados, falha no posicionamento, na marcação, na finalização.....time previsível e cansado.
Sinceramente, ainda não consegui entender o Flamengo do Luxemburgo. Parece mais o time do "seja o que Deus quiser" do que um time planejado jogo a jogo. :S

Fernando Almenara disse...

André,

O Flamengo está para cometer uma grande insanidade. Sem dúvidas é o maior fora da gestão da Patrícia. O clube vai pegar um adiantamento de 40 Mi do contrato de TV pagando 1,7% de juros. Mais que o dobro da inflação. É o fim do mundo.

Eduardo H. Costa disse...

Fernando,

Na minha humilde opinião, ela tem que manter as aparências de que tá tudo certo(salários, TN e vaga na liberta) pra ter sucesso na reeleição. Acredito que cairá em contradição por ter malhado de presidentes anteriores que fizeram dívida.

Não tem milagre no CRF. Tem que entregar na mão de um profissional pra enxugar essa uniao soviética poliesportiva pra ficarmos no saldo positivo. Daí sim é pensar em contribuir com os outros esportes. Quando isso vai acontecer? Nunca.

A realidade é dura. Prefiro fazer um coisa direito do que dez meia boca pra pagar de maior instituição do Brasil. A cada dia que passa, mais obsoleto fica.

ps: E esses retardados do Fluminense falando merda pra imprensa? É muito trauma do Flamengo... ainda bem! kkkkkkk

Marcelo Constantino disse...

André,
Adiantar a marcação é algo que coloca qq time em apuros -- sinceramente, não sei pq tão poucos times fazem isso. Lembro-me bem do Paraguai fazendo isso e colocando a badalada Espanha -- reconhecida pelo toque de bola e pela qualidade da saída de bola -- em apuros em plena Copa do Mundo.

Claro que nào foi a mesma coisa do Universidad contra o Flamengo -- nesse caso me parece claro que o time chileno é melhor, MUITO melhor, que o Flamengo. Arrisco a dizer que talvez o Universidad seja melhor que qq time brasileiro.

O principal que eu vi no Universidad é exatamente aquilo que nunca vemos no Flamengo: um futebol soldiário. Sempre havia um, dois, até três jogadores para conversar com o que estivesse com a bola.

Enquanto isso, cansei de ver o J. Cesar sozinho, tendo de se virar com a bola (sem conseguir, claro), sem ter para quem passar. Isso não é um problema daquele jogo, é do Flamengo, e já vem de tempos. Lembro de ter lido aqui que o Flamengo se acostumou a mandar bolas para o Leo Moura e Juan (nos tempos que ambos estavam jogando muito), esperando que eles resolvessem a parada. Sozinhos.

O Flamengo de hoje é um pouco assim, espera que o jogador que tenha a bola se vire com ela. O pior é que esse futebol afunilado pelo meio e pouco solidário tem dado resultados -- o time briga no alto da tabela!

Fernando,
O Flamengo vive de adiantamentos e empréstimos (a juros altos, claro), geralmente para pagar dívidas. Não há novidade nisso, infelizmente.

Luis disse...

André, com um time cheio de jogadores fracos, qual seria a tua "barca de dispensados" no final do ano? E quem vc acha que se encaixaria bem para 2012?