Flamengo tem potencial para mostrar mais sua cara no mercado mais importante do país, mas faz pouco para isso.
* * * * * * * * * *
Vejam bem: é claro que eu sei que a torcida do Santos é maior que a do Flamengo na cidade de São Paulo. Mas é isso: analisando números de pesquisa, as duas torcidas estão em empate técnico na capital paulista. Segundo pesquisa do DataFolha, o Santos tem 7% dos torcedores paulistanos, contra 3% do Flamengo - a margem de erro é de 4%. A diferença entre as duas torcidas era praticamente a mesma em pesquisa do mesmo DataFolha em 2008.
Já escrevi no SobreFlamengo que uma maneira que o Flamengo tem para conseguir manter-se competitivo na briga por contratos e receitas contra os grandes de São Paulo é aproveitar da melhor maneira possível seu incomparável caráter nacional e conseguir mostrar ao mercado a importância que ele tem. Mas outra frente de briga é tentar aumentar o espaço que consegue na mídia paulista. Dados como este, mostrando que a diferença das torcidas santista e rubro-negra por lá não é tão grande assim, podem ajudar, se o clube se esforçar para usá-los. Afinal, não creio que o Santos já tenha ouvido um não de um possível patrocinador com o argumento de que "não tem tanta força no mercado paulista".
Mas é preciso que a diretoria crie ações para chamar a atenção por lá e mostrar aos paulistas a força que o clube tem em sua terra, algo que raramente acontece. Mas neste fim de semana aconteceu a passagem da exposição itinerante de comemoração dos 30 anos do título mundial por São Paulo. Escrevi por aqui que era papel do clube acompanhar de perto o evento e produzir conteúdo sobre ele - fotos, vídeos, textos - para distribuir à imprensa e tentar um espaço diferente e interessante nos veículos paulistas. No entanto, não vi nenhum relato ou imagem sobre ele nem no site oficial do Flamengo. Não sei se saiu algo na imprensa paulista (e se a assessoria de imprensa do clube fez alguma coisa para que isso acontecesse), mas pelo Google não está fácil de achar.
Um tremendo desperdício. Mas enfim: rubro-negros de São Paulo, quem esteve no Badalo para prestigiar a exposição? Como foi? Têm fotos ou vídeos para mostrar? Compartilhem aí.
* * * * * * * * * *
Falando de marketing: hoje foi feita a coletiva de lançamento do novo chip de celular pré-pago da Tim em parceria com o Flamengo. Quem aderir, além de ter as vantagens comuns do plano da operadora, ainda recebe gratuitamente em seu celular mensagens com notícias do Flamengo e links para vídeos com os gols do time. Léo Moura vai ser usado como garoto-propaganda e parte da arrecadação com o produto vai para o clube, a título de royalties pelo uso da marca.
Não é nenhum grande mérito do marketing do Flamengo que esta parceria esteja andando, já que é um trabalho que a Tim vem desenvolvendo com vários clubes no mesmo modelo. Mas mostra como o mercado começa a perceber que pode ganhar dinheiro usando as marcas dos grandes clubes com ações que vão além de colocar sua logomarca nos uniformes - como a Ambev também vem fazendo, desde que assinou contrato com o Flamengo e outros clubes para poder dizer que a Brahma é sua "cerveja oficial".
A Tim lança inicialmente o chip rubro-negro no Rio, Espírito Santo, Minas e estados da região norte. Será que apresentar a eles dados sobre a torcida rubro-negra em São Paulo não os faria considerar colocá-lo à venda por lá também?
4 comentários:
André, a torcida do Mengão aqui em Sampa é muito grande e com um mix diferente do RJ (classes A/B, cariocas que vieram trabalhar no mercado financeiro, multinacionais etc dos anos 80 em diante). Mas tem também muito nordestino que cresceu vendo/ouvindo o Zico jogar e que veio para cá nos anos 90. Nunca me esqueço de um jogo contra a Portuguesa há uns 3 anos atrás no Canindé, que tinha mais de 10.000 do Mengão contra uns gatos pingados da Lusa. Aqui tem a Flasampa - flasampa.com.br, que se reune no Badalo da Vila, R. Afonso Celso 943 (Vila Clementino) para ver os jogos, mas ainda não fui lá (só quando era em Campo Belo).
Vc é um brincalhao, pra nao dizer outra coisa...
Comparar a torcida desse timinho com a do tri das Americas aqui em SP é piada!!!!!
Torcedor do flabosta (apelido desse time aqui) só mesmo nordestino que vem aqui trabalhar... e olhe lá...
Nao viaja cara, da uma olhada na time mania, e veja o tamanho da torcida do Santos, alias, aqui no pacaembu , desde 2007, os recordes de publico sao do santos; este ano foram quase 40 mil , contra 35 mil do small contra o Tolima...
Morumbi, recorde na final contra o Sao caetano em 2007, se nao falha a memoria, mais de 60 mil...
Quem tem dedo tecla o que quer, ate asneiras sem fundamento...
Meu caro, o fundamento são pesquisas. Não escrevi nada de achômetro.
Mas, como está no texto, é óbvio que a torcida do Santos é maior que a do Flamengo em São Paulo. O post não é pra diminuir a torcida do Santos, é pra mostrar que a do Flamengo tem um tamanho relevante também por lá.
Obrigado pela audiência!
Ja morei por 15 anos no interior de SP e jamais vi um flamenguista por lá. No Estado de SP, o Ibope 2010 apontou Santos com 9,2% contra 1,1% do Flamengo. Não tem nem comparação. Em SP, ninguem liga pro Flamengo, a imprensa dá mais espaço até mesmo para a Lusa e Guarani.
Na capital tem nordestino a rodo mesmo. Normal Flamengo e Bahia terem boa quantidade de torcedores lá. Mas é um publico de renda menor. Por essas e outras que o Flamengo não é tudo o que seus torcedores imaginam. A midia paulista é maior, mais nacional, e no Rio apenas a Globo tem a mesma amplitude.
Quem é de SP capital sabe que o Flamengo não tem torcida do mesmo tamanho da do Santos. Ainda está longe. Essa é a realidade. Margem de erro de 4% abrange até 8 pontos percentuais.
Postar um comentário