Luxemburgo diz que problema nas bolas paradas "não é só do Flamengo". Será?

Espero que o discurso não corresponda ao que o treinador realmente pensa do desempenho de sua defesa nos chuveirinhos adversários. Texto da coluna da semana no FlamengoNet.




* * * * * * * * * * *

Depois de ver seu time sofrer no dia anterior graças a dois gols sofridos devido ao defeito mais manjado de seu time, Luxemburgo foi questionado sobre as falhas da defesa do Flamengo nos cruzamentos de bola parada. E saiu-se com esta: não existe este problema. Na verdade, segundo ele, todos os times sofrem com este tipo de jogada e estes comentários acontecem porque as pessoas querem sempre procurar algo pra criticar. Então tá, né?

Oportunamente, o blog Esquemas Táticos publicou uma estatística mostrando como acontecem os gols neste Campeonato Brasileiro. Em seu levantamento, que pega todos os gols das seis primeiras rodadas, 9,62% dos gols saem de "faltas indiretas"; se somarmos com escanteios, sobe para 23%. Enquanto isso, no Flamengo, 37,5% dos gols foram sofridos depois de cruzamentos em cobranças de falta. O percentual pode subir para 50% se colocarmos na conta o gol que o Bahia marcou a partir de um lateral cobrado direto pra área.

São números que mostram que não, o comportamento da defesa do Flamengo neste tipo de jogada não está na média. E estou me limitando aos números do Campeonato Brasileiro, mas poderíamos ainda lembrar de outros momentos importantes da temporada - como a eliminação da Copa do Brasil graças a dois gols sofridos desta forma em Fortaleza.

Não posso acreditar que Luxemburgo realmente acredita no que fala à imprensa. Deve ter dado estas declarações apenas para tentar não dar força ao tema e tirar um pouco da pressão de seus jogadores. No dia-a-dia, vai trabalhar intensivamente para resolver o problema.

* * * * * * * * * *
Se tem tantos problemas atrás toda vez que o adversário cobra uma falta pra dentro de sua área, o Flamengo está longe de causar a mesma preocupação para seus adversários: nenhum de seus gols na competição saiu desta maneira.

2 comentários:

Gabriel Folha disse...

Parreira passou a copa de 2006 inteira defendendo sua equipe se baseando nos números positivos que apresentavam, enquanto que, claramente, o que se via em campo era lamentável.

Rodou!

Luxemburgo, dessa vez, não tem nem os números ao seu lado.

Veremos...

Bernardinho ganha tudo, ao final de cada título elenca uma série de aspectos nos quais a equipe poderia melhorar.

Sinal claro da mediocridade do nosso futebol.

Fernando Almenara disse...

Como vc apontou, o Luxa disse que todos os times sofrem com isso. Isso pode ate ter um fundo de verdade, o problema é que o Flamengo nunca se aproveita disso... Se tomasse gols assim, mas também fizesse seria menos pior. Até onde me lembro o Fla fez 2 gols de bolas paradas 'indiretas' esse ano, que foram dois gols de escanteio no carioca.

Outra coisa que me chama a atenção e potencializa isso é a quantidade de faltas desnecessárias que o Willians faz perto da área.