Alex Silva, Íbson, atacantes, Diego Maurício...

Uma atualização sobre os assuntos rubro-negros que andaram rolando por aí e não passaram pelo blog


* * * * * * * * * *

Peço desculpas, mas realmente andei um pouco sem atualizar o blog com comentários sobre as diversas novelas em que o Flamengo andou se envolvendo, à medida em que a janela de transferências se aproxima de seu fechamento. Há uma profusão de nomes de atacantes aparecendo: Vagner Love, André, Ariel, Nanni, Amauri - se não aparecer nenhuma surpresa de última hora.

Ao que parece, a ida de Luis Augusto Velloso à Europa pra fechar a contratação de André não deu muitos frutos, ao menos por enquanto. Pelo tamanho do investimento que estão cogitando, torço até pra não fechar mesmo. O currículo de André é curtíssimo e seu período de destaque foi de muito pouco tempo, em um time ultraofensivo que jogou principalmente contra adversários fracos e tinha três jogadores acima da média trabalhando pra consagrar o centroavante. Depois da saída do Santos, André não foi bem nem na Europa nos dois times por que passou. Pode ser que tenha futuro, mas é uma aposta bastante incerta.

Embora eu não seja tão fã de Vagner Love quanto a maioria, ele já me parece um investimento menos duvidoso - a gente sabe quem é o cara. Porém, é caro e supervalorizado - e, pelo que dizem, há agora a concorrência do Fluminense-Unimed, o que o encareceria ainda mais. Ao contrário do que a diretoira às vezes tenta aparentar, o Flamengo não nada em dinheiro.

Ariel é um tremendo caneleiro, nível Wanderley. Espero que não venha - prefiro mesmo seguir com Deivid de titular e colocar alguém dos juniores no banco do que apostar em jogador desse nível.

Já Nanni e Amauri eu, sinceramente, nunca vi jogar. Mas ambos têm suas credenciais no currículo. Sem pesquisar sobre nenhum dos dois, pelo que já ouvi falar de ambos eu diria que podem ser boas apostas - se couberem no orçamento, claro. Se é que existe algum.


* * * * * * * * * *


Ainda para o ataque, Luxemburgo agora conta com a volta de Diego Maurício, que foi surpreendentemente cortado da Seleção sub-20. Pode ser bom pra dar uma acordada no garoto, que anda com a cabeça sei lá onde desde o início do ano. Dentro de campo, ele ainda tem muito o que fazer pra ter o status que alguns quiseram lhe dar (e no qual ele parece ter acreditado). Com a cabeça no lugar, ele pode ser útil.


* * * * * * * * * *

Depois de flertar com o Fluminense, Íbson acabou fechando com o Santos, gerando muita dor-de-cotovelo nos rubro-negros.

Íbson é bom jogador e poderia ser titular do Flamengo com facilidade (embora a gente saiba que tem que acontecer algo de muito diferente pra Renato perder seu lugar no time). Mas a verdade é que, como já falei, o Flamengo não está nadando em dinheiro, longe disso. E, olhando o elenco, as prioridades pra se gastar a pouca grana que existe devem ser em outras posições - zaga e ataque.

Independente disso, fato é que o Santos vai ficando com um elenco cada vez mais enjoado de se enfrentar, embora a gente não saiba quem ainda pode sair. Mas um meio-campo com Arouca, Íbson, Elano e Ganso bate de frente com o que andam escalando como titular da Seleção.


* * * * * * * * * *

E quem está chegando e já fala como jogador do Flamengo é Alex Silva.

Poucos dos que o conhecem discutem seu potencial. Alex Silva apareceu muito bem, como parte da melhor zaga do Brasil no São Paulo, e chegou à Seleção. Foi para a Europa, onde parece não ter se adaptado, e voltou emprestado ao tricolor paulista. Esta sua segunda passagem começou bem e os dirigentes já se movimentavam para tentar comprá-lo de volta em definitivo ou alongar seu empréstimo. Porém, este ano a coisa degringolou.

Alex Silva não vinha jogando bem no São Paulo de Carpeggiani e andou falhando decisivamente na desclassificação do time para o Avaí, na Copa do Brasil. Além disso, fora de campo, deu declarações polêmicas e criou problemas internos. No final, o São Paulo realmente abriu mão de tentar ficar com o cara pra se livrar de um problema.

É questão de ver se vai colocar a cabeça no lugar no Flamengo. De qualquer forma, era a posição mais carente do elenco e ele tem nível pra fazer a zaga rubro-negra dar um grande salto de qualidade. E é destro, o que significa que, em tese, entraria na vaga de Wellinton, e não de Ronaldo Angelim. Vamos ver.

12 comentários:

Eduardo H. Costa disse...

Redondinho o post André. É bem por ai.

Se tivesse que complementar, era pra tirar um sarro da fábrica de notícias do G1 que chegaram a postar que segundo a imprensa italiana, o interesse do Inter de Milão no Wellinton. kkkkkkkkkkk

Por favor, podem levar esse brucutu orgulho!

André Monnerat disse...

Putz, esqueci de comentar essa do Wellinton! Hahahaha!

Gustavo disse...

Eu acho q vc esqueceu de comentar sobre os garotos de saída. Vc se referia aos gêmeos Alex e Anderson ou tem mais gente sendo negociada?

patrick disse...

Minha maior tristeza realmente é não terem feito esforço para trazer o Íbson.
Foi amenizada quando, ao comentarem, lembrei que há 6 meses atrás ele não quis vir.

Mas, considerando que o Inter propôs 5,6 milhões de reais e faltariam portanto, 3,4 milhões para trazer o Íbson, penso que valeria à pena. Isso, considerando que o agora santista disse que prefere jogar de segundo volante. Mesmo perdendo em marcação, com Aírton (verdadeiro primeiro volante) acho que isso não seria um grande problema.

Enfim, se o lance foi apenas a grana mesmo, parece que a diretoria foi sensata. Entretanto, os valores veiculados hoje - sobre o empréstimo de 1 ano pelo André (+30% dos direitos econômicos) não apresentam sensatez...

André Monnerat disse...

Gustavo, eram sim Alex e Anderson que eu ia falar - e esqueci mesmo. Vou até apagar do título do post, depois escrevo sobre eles.

LuksAlves disse...

André, segundo o GE.COM o flamengo acabou de anunciar a contratação de Jael o "Cruel", com passagens por Bahia, Cruzeiro e Atletico-MG. Tendo sua melhor passagem pelo Bahia.

Acabei de ver um video aqui e pelo que me pareceu ele é oque o Flamengo está precisando, um centro-avante de area, oportunista, nos videos a grande maioria dos seus gols veio de jogadas pela esquerda(setor mais participativo rubro-negro) e terminando com sua finalização de cabeça. Tem altura acima da media(1,85) e é novo(22 anos).

Em tese ele vem pra vaga de wanderley, não estou muito confiante mas espero que de certo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/07/jael-o-cruel-entra-na-lista-de-possiveis-atacantes-do-flamengo.html

http://www.youtube.com/watch?v=jNC1yprFeK4

Unknown disse...

Acho que a diretoria está certa em priorizar os esforços na contratação de um centroavante.

Mesmo achando que o Ibson é um excelente jogador, se contratássemos ele provavelmente estaríamos gastando os nossos poucos recursos numa posição que não temos uma carência tão grande quando no ataque.

Agora...Jael, o Cruel....¨%&¨$¨&¨&$#¨&%%* !!! Vamos virar piada de novo !!! O que estão fazendo com nossa imagem??? Não temos patrocínio em mais de 6 meses e agora "Jael, o Cruel" !?!? Isso é caso de demissão em massa de todo o departamento de marketing!!!

Luiz Filho disse...

Achei positivo, mas não sei se comemoro porque de certa forma é preocupante: Harrison Baptista deixa o marketing do Fla e vai trabalhar na Traffic

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/07/harrison-baptista-deixa-o-marketing-do-fla-e-vai-trabalhar-na-traffic.html

Cara vai com informações privilegiadas do clube e deixa de ser um parceria para ser a venda do marketing e dos licenciamentos do Flamengo para a Traffic. O clube não vera a cor do dinheiro!

##############

Jael é sacanagem!
Mais um marginal para a arco-íris sacanear agente!

patrick disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
patrick disse...

Escrevi rapidamente e acabei esquecendo o nome do Willians, no meu comentário (abaixo a correção do texto). Ainda acho que a contratação do Íbson teria valido o esforço. Mas parece que nos falta grana pra isso (que falta faz um patrocínio!!!) Aliás, falta grana pra termos um centro-avante decente.

Jael??? Pra usar um eufemismo, isso é uma palhaçada! Fica bem mais difícil ser campeão com o Deivid e Jael no banco!

Finalizando, tenho muito medo dessa administração. Principalmente, senão conseguirmos nem uma vaguinha na Libertadores.

"Mas, considerando que o Inter propôs 5,6 milhões de reais PELO WILLIANS *e faltariam portanto, 3,4 milhões para trazer o Íbson, penso que valeria à pena."

Juan disse...

Ibson é empresariado por Eduardo uram, que foi declarado persona non grata na Gávea por essa diretoria: http://clipping.sobreflamengo.com.br/2010/12/flamengo-declara-eduardo-uram-persona.html

Logo, imagino que sequer sido cogitada a negociação.

Marcelo Constantino disse...

Tem uma coisa recente que eu gostei de confirmar: se esse tal de Michel Levy falar que é azul, pode ter certeza de que é qq outra cor.

Não bastasse a tremenda barriga que ele impôs ao JN quando do episódio Kleberson x Gilberto Silva, agora ele fez a festa de jornalecos com a coisa do Tevez. Bravateiro puro.