Julinho, um possível bom nome para a lateral esquerda do Flamengo

Fica a sugestão: avaliem os VTs dos últimos jogos do cara e vejam se vale a pena tentar. Ontem, contra o Vasco, jogou muita bola



* * * * * * * * * *

Todo mundo sabe que o Flamengo precisa de lateral esquerdo e parece cada vez mais provável que Júnior César seja contratado. Mas todo rubro-negro que assistiu ao jogo do Vasco de ontem pela Copa do Brasil deve ter tido a mesma ideia: por que não contratam este lateral esquerdo do Avaí?

Estaria mentindo se dissesse que já conhecia o cara e, justamente por isso, a sugestão é de que levantem os VTs completos dos jogos do cara nesta temporada e vejam se ele joga tudo aquilo mesmo. Mas ontem, Julinho foi o melhor em campo, e não apenas pelo gol que marcou (num chute bem colocado, mas que até me pareceu defensável - acho que Fernando Prass foi mal no lance) e deixou sua equipe em boa situação pra chegar à final da Copa do Brasil. Ainda no primeiro tempo ele quase marcou outro gol, num chute bonito de pé direito, e foi sempre o jogador mais perigoso do Avaí (o que nem é essa vantagem toda, porque o time catarinense, adversário do Flamengo deste sábado, é muito fraco mesmo ofensivamente). Defensivamente sofreu um tanto com a insistência do Vasco em jogar por seu setor, quase sempre com Éder Luís, mas até que se saiu bem.

Julinho chegou ao Avaí no ano passado, assinando um contrato de risco de três meses para tentar mostrar serviço jogando na equipe sub-23 do clube catarinense (embora já tenha 24 anos). Foi bem, assinou contrato no início deste ano até o final de 2012 e no início da temporada assumiu a condição de titular do time. Foi eleito o melhor lateral do campeonato catarinense e sua capacidade ofensiva é tão elogiada que Silas chegou a cogitar escalá-lo como atacante contra o São Paulo, na fase anterior da Copa do Brasil.

Curiosamente, o cara foi formado no Imbituba, durante um período em que este pequeno clube do interior de Santa Catarina tinha parceria com o CFZ - foi encerrada no ano passado. Como falei, não o conheço tão bem e apenas sugiro que analisem e prestem atenção no cara, que pode ser uma opção não tão cara assim para reforçar o elenco numa posição em que o Flamengo precisa não só de um titular, mas também de um reserva que dê minimamente conta do recado. Silas passou há pouco tempo pelo Flamengo e pode gostar de alguém que esteja por lá e possa ser envolvido em alguma troca. Quem sabe?

Este aí embaixo é um daqueles infames vídeos de lances selecionados por um empresário pra colocar no YouTube - se bem que esse é assinado pelo próprio Avaí, vejam vocês, que deve estar então pensando em vender mesmo o cara. O vídeo não é nada demais, mas tem ao menos um lance que indica que os chutes de direita que ele acertou ontem não devem ter sido apenas sorte.




* * * * * * * * * *


Estava com a sensação, e cheguei a escrever isso ontem no Twitter, que o Vasco passaria por cima do Avaí em São Januário. Quebrei a cara.

O time de Ricardo Gomes nunca se impôs pra valer. Atacou mais, ficou mais com a bola, mas a pressão nunca foi realmente tão grande assim. Um dos grandes defeitos do time é a deficiência nos cruzamentos; chegam do lado da área com perigo frequentemente, mas tanto Ramon quanto Allan erram demais e suas jogadas nunca dão em nada. O time acaba dependendo demais ou de enfiadas milagrosas de Felipe ou de arrancadas individuais de Diego Souza, Éder Luís ou Bernardo para criar jogadas mais agudas. Ontem, acabaram chutando mesmo muito pouco a gol e os dois centro-avantes que jogaram, Alecsandro e Élton, quase não foram vistos em campo - embora este último até tenha chamado atenção em um lance, ao perder um gol com uma canelada constrangedora dentro da área após grande jogada de Diego Souza.

O maior problema pro Vasco, neste jogo de volta, é que o 0x0 é do Avaí e por isso não vão precisar sair muito pro jogo. Os catarinenses são obviamente bem melhores defendendo do que atacando.

4 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Tirando os clubecos do sertão como Buriti, Sergipe, Vasco de algoas, Horizonte, Cuiabá, Sampaio Corrêa, Fortaleza (C) e outros timecos que se quer estão na série D do Brasileiro, mas disputaram a copa do Brasil para alegria dos clubes grandes do Rio e SP, as eliminações de cariocas e paulistas na Copa do Brasil mostraram que os clubes grandes e pequenos do Rio e de São Paulo, só são maiores que os clubes médios brasileiros (como são chamados os bons clubes de série A fora do eixo Rio/Sp), na fôlha de pagamento, na boca da imprensa do Rio/Sp e na nossa pois somos apaixonados o que é muito natural. Em campo, os que chamamos de médios demosntraram uma grande superioridade. A desclassificação do FLA que começou com uma vitória incontestavel do Ceará em pleno Engenhão, como foi incontestavel a desclassificação do SPFW e o empate conquistado pelo Avaí contra o Vasco ontem. Indiscutivel também foi a desclassificação do Palmeiras pelo Curitiba. No entanto, na nossa opinião de torcedor que nunca aceita a uma desclassificação sem uma desculpa persiguitoria no que é muito normal, em fim somos torcedor.

Foi de uma rara infelicidade pensarmos que esses clubes "médianos", "fracos", como são perjorativamente taxados por nós na nossa ânsia por vingança já que perdemos em campo, sejam comparados aos timecos de prefeitura que proliferam nos campeonatos carioca e paulista unicamente para o nosso deleite e para esconder a nossa fraqueza e a incompetência de nossos cartolas.

Douglas Heinz disse...

Ele esteve também no Atlético-IB. Acompanhei alguns jogos. Ofensivamente é bom e defensivamente parece não comprometer, mas temos que lembrar que o Avaí joga com três zagueiros, então os alas têm liberdade. Não sei como seria jogando na lateral... De qualquer forma, comparado com o que nós temos hoje ele é muito, mas muito melhor...

Fernando Almenara disse...

Pensei a mesma coisa ontem quanto assistia o jogo. Só tenho um pouco de receio pq alguns jogadores que vem de times menos 'visíveis' sentem o peso da camisa e a pressão.

Abraços!

Fernando Almenara disse...

Fiquei surpreso agora com o otimismo e confiança do zagueiro Welinton . Ele disse disse que o Fla é o grande favorito desse brasileirão. Queria ter o otimismo desse cara!!