Copa do Brasil - Quartas-de-final - Jogo de volta - Ceará 2 x 2 Flamengo

Flamengo foi campeão do Rio jogando mal, cai fora da Copa do Brasil jogando bem. Pesaram defeitos já conhecidos do elenco.


* * * * * * * * * *

Eu mesmo já critiquei bastante Vanderlei Luxemburgo por aqui por suas escolhas para este time do Flamengo. O time ia vencendo e o treinador usando o escudo da invencibilidade contra as críticas, apesar das atuações quase sempre ruins. E assim veio o título estadual, troféu que não empolgou ninguém.

Agora, no entanto, já dá pra dizer que finalmente o time mostra uma evolução. Desde que o treinador firmou seu meio-campo com Willians, Renato, Bottinelli e Thiago Neves, as atuações melhoraram. E contra o Ceará, embora tenha havido momentos de baixa, o time teve duas de suas melhores atuações no ano - especialmente nos primeiros 30 minutos de ontem, em que o time dominou, trocou passes, chutou bastante a gol e fez 2x0. Só que acabou eliminado, depois de duas partidas em que dominou claramente seu adversário na maior parte do tempo e criou muitas, muitas chances de marcar.

Não é hora, então, de dizer que está tudo dando errado - mas sim de perceber que o time bateu em algumas limitações óbvias de seu elenco, que mesmo com o trabalho do melhor treinador do mundo não seriam facilmente contornadas. Desde o início do ano, qualquer um que olhasse a lista de jogadores do Flamengo saberia que falta zagueiro e falta lateral esquerdo, por exemplo. E isso pesou decisivamente nas duas partidas. Dois gols dos quatro gols sofridos, por exemplo, saíram de faltas tolas do tipo que são cometidas costumeiramente, em todas as partidas, por Wellinton e David.
E, óbvio, pesou muito a enorme quantidade de gols perdidos. Assim como parece sempre que o pior lateral esquerdo é o que está em campo, o mesmo acontece com o centro-avante - ontem, depois de ganhar a vaga de Deivid, Wanderley mostrou toda a sua falta de jeito com a bola em inúmeros lances e perdeu gols feitos que teriam sido decisivos para a classificação. Falta ainda testar pra valer Diego Maurício na posição, mas suas atuações nas oportunidades em que teve nas últimas partidas também não animam muito.

Foi decepcionante. O Ceará parecia, antes das partidas, um adversário que poderia ser eliminado sem grandes dramas - e, após os jogos, a impressão que ficou é que era por aí mesmo, dava pra ter passado, era pra ter passado. Mas, nos lances decisivos, o Flamengo vacilou. Se querem disputar bem o Brasileiro, é hora de manter o que tá dando certo e correr atrás de reforços para as posições em que, já está claro, faltam peças.


* * * * * * * * * *

Ao longo do jogo, Ronaldinho pareceu ir cansando ao longo do tempo - embora ainda tentasse arrancadas com a bola dominada até o final da partida - e é claro que as notícias/boatos sobre suas noitadas vão pesar em sua avaliação pela torcida. Mas ontem ele não fez dos piores jogos não. No duro, não fossem gols feitos perdidos por Bottinelli e Wanderley, hoje as manchetes diriam que ele decidiu a partida com seus passes. O mais bonito de todos deu no primeiro gol de Thiago Neves. Mas é este último que continua sendo, apesar de muito individualista em muitos lances, apesar de cansar sempre no fim dos jogos por correr demais, o jogador com maior poder de decisão do time.


* * * * * * * * * *

Sobre a arbitragem: acho que a expulsão de Angelim foi rigorosa, é discutível, mas não foi absurda. O juiz distribuiu cartões amarelos ao longo do jogo inteiro com o mesmo critério com que deu os dois que acabaram tirando o zagueiro-lateral da partida. E este critério acabou sendo inclusive amolecido no segundo tempo, em lance em que Egídio poderia ter sido expulso tranquilamente. Mesmo Felipe, que já tinha recebido amarelo por reclamação ostensiva após o segundo gol do Ceará (que foi legal), poderia ter sido expulso no intervalo quando partiu descontrolado pra cima do juiz - o que acabou dando na confusão em que os policiais cearenses agiram de maneira bizarra com os rubro-negros.

Discutiram ainda um lance de pênalti para o Ceará no primeiro tempo, quando o Flamengo ainda vencia o jogo. Pra mim, não foi nada. Mas se o Flamengo tivesse feito unzinho só dos gols que perdeu e conseguido a classificação, era capaz do técnico deles ficar lembrado do lance em sua coletiva. Enfim: achei o juiz um tanto caseiro em alguns momentos, mas nada tão fora do normal que justifique todo o chororô. As marcações do árbitro atrapalharam bem menos do que as trocentas bolas chutadas em cima do Fernando Henrique.




12/5/2011 - 22h - Ceará 2 x 2 FlamengoEstádio Presidente Vargas - Fortaleza, CE
Renda e público: R$ 182.737,00 / 12.936 pagantes

Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Auxiliares: Roberto Braatz (PR) e Marrubson Freitas (DF)
Cartões amarelos: Diego Macedo e Michel (CEA); Ronaldo Angelim, Felipe, Egídio e Willians (FLA)
Cartão vermelho: Ronaldo Angelim 39'/1ºT (FLA)

Gols: Thiago Neves 19'/1ºT (0-1) e 28'/1°T (0-2), Washington 35'/1ºT (1-2) e 41'/1ºT (2-2)

Flamengo: Felipe, Léo Moura (Fierro 13'/2ºT), David Braz, Welinton e Ronaldo Angelim; Willians (Guilherme Negueba 31'/2ºT), Renato, Bottinelli (Egídio 40'1ºT) e Thiago Neves; Ronaldinho e Wanderley - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Ceará: Fernando Henrique, Boiadeiro (Diego Macedo 9'/1ºT), Erivelton, Fabrício, Vicente (Osvaldo 32'/1ºT); João Marcos, Michel, Thiago Humberto (Eusébio 14'/2ºT) e Geraldo; Iarley e Washington - Técnico: Vagner Mancini.

8 comentários:

Raphael Perret disse...

Pois é. Foi uma derrota (ok, empate com gosto de derrota) promissora, se é que isso é possível.

Alan disse...

Essas partidas me lembram as duas contra o Fluminense, na Sulamericana de 2009, se é que você me entende. Do alto de sua sabedoria e humildade, o Tromba falou que tinha gostado dos jogos, apesar da eliminação. O final da história, nós já sabemos.

Será que vai dar a mesma coisa?

João disse...

Pra que colocar Fierro em campo, como fez o grande profexô? E as falhas em jogadas aéreas? Como explicar, profexô?

André Monnerat disse...

Realmente, aquela entrada do Fierro só teria feito sentido se o Léo Moura tivesse pedido pra sair.

Luis disse...

O Mengão jogou direitinho, o juiz errou mas não roubou, dava para ganhar as 2 partidas jogando com 10ou mesmo com 9, e os problemas do time e erros/teimosias do treinador ficaram ainda mais aparentes.

Sem uma zaga e um lateral esquerdo decentes (e o Leo Moura também vem caindo de produção mês a mês ...) e sem um atacante de ofício (camisa 9) que empurre bolas para dentro do gol, se vier uma Sulamericana vai ser lucro!!!

Marcio disse...

Sinceramente, o Flamengo não jogou mal, o lance da expulsão, prejudicou o flamengo muito mais emocionalmente do que pela falta de 1 zagueiro... todos ficaram extremamente nervosos, dai em diante as coisas ficaram mais complicadas... no primeiro jogo, o segundo gol do ceará, o cara não teve a intenção de colocar a mão na bola, mas por outro lado o braço não estava colado ao corpo e ele tirou vantagem deste ato para concluir a jogada em gol.. já no segundo jogo esta falha arbitral desestruturou toda a equipe emocionalmente... Fico me perguntando, tanta gente tem câncer, por que essa porra não desenvolve no Egídio? takipariu, não acerta nada... lembro também o fator sorte, porra nada da certo pro flamengo, o atacante do ceará acerta uma trivela de canela no ângulo, ja o flamengo dentro da pequena área acerta a trave duas vezes.
Quando não é pra ser meus amigos, não adianta.
Vamos pra frente.
RN sempre.
Sds.

Fernando Almenara disse...

Dos 4 gols que o Fla tomou 3 foram de bola parada. O time vai ter que acertar o posicionamento.

E o Fla vai ter q parar de perder muitos gols.....

Como vc disse o time apresentou uma boa evolução. Porem, os jogos feitos até agora não são parâmetros para o Brasileirão, vamos aguardar.

Bosco Ferreira disse...

Concordo com o Fernando. Apenas um clube é de série A, e foi quem nos tirou de cena.