Estadual 2011 - Taça Rio - 6a. rodada - Flamengo 2 x 0 Duque de Caxias

O time tem Ronaldinho, tem Thiago Neves - e ficaria no empate com o misto do Duque de Caxias se não fosse Renato.



* * * * * * * * * *

Em novembro do ano passado, durante o Brasileiro, já sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, publiquei aqui um texto com o título Renato, peça fundamental em um time que não funciona. Àquela altura, o time tinha aproveitamento pior do que tivera sob o comando do contestadíssimo Rogério Lourenço, jogava mal e dependia, por isso, dos gols milagrosos que Renato volta e meia tira da cartola, em faltas ou chutes de longe.

Hoje, a situação é diferente apenas na frieza dos números de aproveitamento contra adversários de medíocre pra baixo - somos lembrados o tempo inteiro que o Flamengo ainda está invicto na temporada, mas o futebol ainda não convence ninguém. Ontem a coisa se repetiu: o time não fez uma bela partida contra o time misto do Duque de Caxias (sim, time misto - eles estavam sem vários titulares, inclusive alguns que estavam encostados no próprio Flamengo e hoje são peças importantes da equipe de Waldemar Lemos), mas venceu. E Renato, vejam vocês, foi decisivo, com um golaço sensacional já no fim do jogo que acabou definindo a vitória; o gol contra no último minuto (em cruzamento, olhem só, de Renato) serviu apenas para deixar mais simpático o placar de uma partida que foi complicada, mas já estava resolvida.


Com a bola rolando, Renato não é importante na armação do time, na saída de bola ou na marcação.Gostaria até de ver os números, mas deve ter um índice de erro de passe baixíssimo, já que dificilmente arrisca um toque que não seja para o lado ou para trás. Porém, do jeito que o time está jogando, devo dizer que é difícil mesmo abrir mão de um cara com o poder de decidir uma partida num lance improvável como aquele de ontem. E, por mais que eu ache que ele não deveria ter seu lugar no time titular e que a equipe poderia melhorar com outro em seu lugar, eu nem posso cravar que sua simples presença seja tão determinante assim para o desempenho decepcionante da equipe em campo.

Este futebol pouco convincente tem a ver bastante com erros do treinador na hora de definir o desenho tático da equipe e de escolher os jogadores que entrarão em campo. Mas não vamos tapar o sol com a peneira: tem a ver também com o decepcionante desempenho dos badaladíssimos Thiago Neves e, principalmente, Ronaldinho Gaúcho, que deveriam ser protagonistas e têm sim muita responsabilidade nas atuações do time. Todas as previsões de que Ronaldinho se daria muito bem por aqui ao enfrentar os frágeis times pequenos do Estadual do Rio não estão se confirmando. Ele faz uma boa jogada aqui, outra daqui a um tempo, mas de modo geral não convence, não decide, não acha seu lugar no campo, não escolhe as melhores jogadas. Thiago Neves está um tantinho acima, mas também vem vivendo mais de lances esporádicos do que de atuações realmente consistentes.

Pode ser que o desempenho não tão bom dos dois tenha muito a ver com a parte tática do time e com as funções que lhes são reservadas por Luxemburgo. Pode ser ainda que os dois simplesmente vão melhorando com o tempo, à medida em que ganham ritmo de jogo, se entendem melhor e se motivam com partidas mais importantes, diante de equipes mais fortes. Mas a verdade é que hoje vemos uma equipe com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves ter dificuldades para abrir mão de um simples Renato para decidir seus jogos. Se continuar assim, as perspectivas para a parte mais importante da temporada não são das melhores.


* * * * * * * * * * *

Quando será que Luxemburgo vai perceber que nem ele mesmo concorda com o seu esquema?

Afinal, em basicamente todos os jogos, ele começa com a equipe que desenhou em sua cabeça, a coisa não funciona, o time passa perrengue e ele termina com um esquema totalmente diferente do que iniciou a partida - e aí, na rodada seguinte, lá está de volta o time que não funciona iniciando a partida, esperando o momento de ser novamente todo modificado ao longo do jogo.



2/4/2011 - 18h30 - Duque de Caxias 0 x 2 Flamengo
Engenhão - Rio de Janeiro, RJ

Renda e público: R$ 199.210,00 / 9.127 pagantes / 11.791 presentes

Árbitro: Lenilton Rodrigues Gomes Júnior (RJ)
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim (RJ) e Wendel de Paiva (RJ)
Cartões amarelos: Lenílson, Juninho e Vitor (DUQ); Willians (FLA)

Gols: Renato 30'/2ºT (0-1) e Hamilton (contra) 44'/2ºT (0-2)

Duque de Caxias: Fernando, Ari, Vitor, Genílson e Hamilton; Juninho, Jougle, Lenílson e Geovani Maranhão (Gerônimo 17'/2ºT); John (Gilcimar - Intervalo) e Somália - Técnico: Waldemar Lemos.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Welinton, David e Rodrigo Alvim (Diego Maurício 15'/2ºT); Maldonado, Willians, Renato, Thiago Neves (Fierro 40'/2'T) e Ronaldinho; Wanderley (Deivid - Intervalo) - Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

8 comentários:

Eduardo H. Costa disse...

O foda é que eu gosto do Canelada pela atitude e raça. Os problemas são as limitações e certos exageros cometidos por chamar demais a responsa.

Taticamente eu não comento mais nada pra não me estressar. O coração ta preparado. Só não sei ainda quem vai encarnar a Holanda 2010 e passar o rodo no Luxa.

Pra não dizer que to gorando o Flamengo, espero que por algum milagre, o cara encontre o erro e o concerte. Ou ainda, por pura sorte, mude uma peça que faça toda a diferença.

Sem mais caô...

Flamengo até morrer eu sou!

Marcos André Lessa disse...

André, achei boa essa análise do Rica Perrone sobre as tentativas de Luxemburgo: http://www.ricaperrone.com.br/2011/04/bola-de-neve/. Tudo bem q ele adora o Luxa, mas achei consistente. Embora concorde que Ronaldinho (mais do que T.Neves) é o fiasco da temporada.

André Monnerat disse...

Marcos, de fato o Rica adora o Luxemburgo.

A argumentação dele não me convence: "Então você sugere que ele, Thiago e Deivid não marquem. O Flamengo, portanto, terá 3 jogadores sem ajudar atrás. O que isso gera? Sobrecarga em quem deveria vir APOIAR o time na frente."

Repare que ele está falando que a presença de apenas três jogadores realmente ofensivos desequilibra o time.

Só que o Cruzeiro joga com Montillo, Roger, Wallyson e Thiago Ribeiro, e ainda lança o Gilberto de lateral.

O Inter, com CELSO ROTH, joga com Oscar, D´Alessandro, Zé Roberto e Damião.

E, ao mesmo tempo, o Rica quer defender que o Luxemburgo, com este receio maior que o de Roth e Cuca, está prezando pelo "bom futebol". Acho que não é bem por aí.

Ainda discordo do texto dele quando diz que o Luxemburgo acerta em trazer Ronaldinho mais pro meio e que ele vem evoluindo a cada jogo.

Mas enfim, pode ser que, na hora que os jogos forem realmente pra valer, a diferença de interesse e concentração mude o time. Quem sabe, né?

Pablo Alcântara disse...

Eu não entendo o motivo de muitos torcedores exigirem que o Renato dê passes longos a la Gerson. Quem hoje tem em seu time jogadores assim? Quase não existe esse meia mais. O Renato é outra história. Pra fechar o meio-campo ele tá ótimo. Ajuda sim na marcação e por mais que dê passes pro lado, ele consegue dar sequência nas jogadas, justamente porque não segura demais a bola, solta rápido, agiliza o jogo. E além disso, não dá pra deixar no banco um sujeito com a capacidade de chutar que ele tem. Se eu fosse técnico, não deixaria. Seria louco se fizesse isso. Parece simplista, mas futebol é (também) bola na rede.

André Monnerat disse...

O problema, Pablo, é você ter um jogador que dá só passes pro lado como um dos grandes responsáveis por criar no seu meio-campo. E é o que acontece, do jeito que o time está montado, com Ronaldinho e Thiago Neves lá na frente. Quem tem que fazer o meio funcionar, com a bola, é o Renato e o Willians.

Flávio disse...

Parabéns Monerat, análise perfeita.
O Luxemburgo está se tornando mais teimoso do que o Parreira. Ele se agarrou numa tese e vai morrer nela. É impressionante a falta de inteligência demonstrada por ele.
Não é apenas no esquema a teimosia, é também em alguns jogadores. Deivid, Wanderlei, Rodrigo Alvin simplesmente não existem em campo.
Estamos perdidos!

Pablo Alcântara disse...

É, André, nisso aí eu concordo. Tem um buraco ali na parte da armação. Mas aí, o problema é mais de arrumar um cara pra armar do que tirar o Renato Canelada dali. E o tal do Botineli, hein? Não faria isso?

André Monnerat disse...

Pablo, eu publiquei na sexta as alternativas que eu vejo para o esquema do Flamengo.

Acho que o Bottinelli foi contratado para ser este jogador. Mas ainda não passou segurança de que seja "o cara". Ele se movimenta bem, mas tem errado passes demais. Talvez seja questão de dar-lhe mais tempo. Uma outra hipótese seria confiar mais em Thiago Neves e/ou até Ronaldinho para armar o jogo.