Pitacos numa quarta sem jogo do Flamengo

Enquanto Luxemburgo prepara o Flamengo em Atibaia, Vasco, Fluminense, Santos e outros decidem suas vidas na Copa do Brasil e na Libertadores.

* * * * * * * * * *

Pelo cenário péssimo que chegou a se pintar, até que a situação do Fluminense na Libertadores não é tão ruim. A vitória surpreendente do Nacional sobre o Argentinos Juniors, em Buenos Aires, ajudou bastante e até um empate hoje à noite, em Montevidéu, não será de todo mau - com o resultado, os tricolores provavelmente chegarão à última rodada dependendo apenas de si, precisando de uma difícil, mas não impossível, vitória sobre o Argentinos Juniors na casa do adversário. Se vencer hoje, até mesmo o empate na última rodada deve bastar.

O interino Enderson Moreira teve apenas dois jogos e no que eu vi, contra o América do México, o time jogou mal. Mas ele ao menos tem o mérito de não inventar como Muricy vinha fazendo, escalando os jogadores óbvios nas posições óbvias. Esperam um grande público em Montevidéu, mas tenho a impressão de que a vida do Fluminense será menos complicada graças à transferência do jogo do pequeno Parque Central (que conheci em 2008, quando o Flamengo jogou por lá) para o Centenário, de campo maior e torcida mais afastada.

Diria que o Fluminense tem aí uns 50% de chances de se classificar. Já foi bem pior.


* * * * * * * * * *

A situação do Santos já é mais complicada: se não ganhar os dois jogos, é quase certo que estará eliminado. Muricy parece que está encurtando um tantinho a quarentena que prometeu quando saiu do Fluminense mas, como eu previa, deve estar no comando do time na última rodada, contra o Cerro Porteño, no Paraguai.

Quanto mais eu penso em como Muricy agiu este ano, menos eu acho razoável. E sinceramente não sei se, nos resultados de curto prazo, sua chegada vai resolver muita coisa. Falam muito que suas características defensivas não se encaixam com o elenco do Santos mas, mesmo ignorando isso, ele não é um técnico conhecido nem por fazer seus times funcionarem rápido, nem por se dar bem no mata-mata. Se for pra apostar, diria que o Santos não passa desta primeira fase.


* * * * * * * * * *

O Vasco decide hoje sua classificação na Copa do Brasil contra o ABC, depois do decepcionante empate em Natal. A diferença é que Felipe, que desfalcou o time no jogo de ida, estará em campo.

O Vasco até tem jogadores de potencial bem razoável para montar seu time do meio-campo pra frente. Mas, mesmo assim, parece muito dependente de Felipe, que é o cara que consegue passar a bola com inteligência - os demais são de carregar a bola (Diego Souza, Bernardo, Leandro, Éder Luís) ou apenas definidores (Alecsandro, Élton). E depender de Felipe nunca foi uma situação das mais seguras - ainda mais agora, quando ele já não é mais garoto e tem cansado sempre no final das partidas.

Já vinha ouvindo elogios às suas atuações este ano. Contra o Bangu, assisti ao jogo e ele realmente jogou demais - se fosse Ronaldinho Gaúcho jogando aquilo, o oba-oba seria incontrolável. Só que o jogo vinha equilibrado até os 20 do primeiro tempo, com Felipe apagado, até o momento em que o Bangu teve um volante expulso. O técnico Marcão não quis abrir mão dos dois atacantes e não colocou ninguém pra recompor o setor - e aí começou a sobrar espaço. E realmente, se derem a Felipe tempo e espaço para dominar, levantar a cabeça, olhar seus companheiros... Visão de jogo e facilidade pra passar ele sempre teve, embora isso tenha sido muito desperdiçado em sua carreira quando o escalavam, impressionados apenas com seus dribles, em funções que não aproveitavam suas melhores característias.

Estas são as questões para o Vasco seguir funcionando: será que Felipe vai manter o nível enfrentando marcações mais firmes, contra adversários mais fortes? E será que o Vasco vai encontrar uma maneira de jogar mesmo quando não puder contar com seus passes?


* * * * * * * * * *

Por mais fraco que seja o time do Botafogo, será um tremendo vexame se conseguirem ser eliminados pelo Paraná, que hoje está atrás de Paranavaí, Cianorte e Operário no Campeonato Paranaense.

Tem mais chance de zebra em Barueri, onde o São Paulo tentará eliminar o Santa Cruz. Por mais que o Santa esteja na Série D do Brasileiro, hoje eles são líderes do Pernambucano e vêm de uma vitória por 2x0 sobre o Sport, na Ilha do Retiro. Ainda levam a vantagem de não ter sofrido nenhum gol no jogo de ida, no Arruda. Sei não.

Nenhum comentário: