Blogueiros baianos falam do futebol de Vander, novo meia do Flamengo

O anúncio oficial no site do clube ainda não foi feito, mas o diretor Luís Augusto Velloso já deu declarações ontem à imprensa dando como fechada a contratação do garoto Vander, vindo do Bahia. Hoje o dia começou com especulações fortes sobre Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho; mas, por enquanto, vamos ouvir o que os baianos têm a dizer sobre o meia que já está certo de chegar à Gávea. Como nunca o vi jogar, pedi opiniões de blogueiros da Bahia, que realmente conhecem seu futebol. Agradeço aos vários que se dispuseram a ajudar, escrevendo um pouco para o SobreFlamengo.

Eis o depoimento de Raphael Carneiro, repórter esportivo da Tribuna da Bahia:
Visão de jogo, bom passe, domínio de bola, agilidade. Essas são algumas das características do meia Vander. Com atributos como estes, aos 20 anos, logo vem a afirmação: “É um craque”. Mas é preciso calma.

Essa mesma frase deve ter sido repetida por amigos e pelo próprio jogador. Com boas atuações pelo Bahia neste ano, o meia foi idolatrado e não soube lidar com a fama. O reconhecimento veio, o salário aumentou e a cabeça se perdeu.

Vander comprou um carro, trocou de celular e perdeu a posição no Bahia. O meia não soube se controlar. Literalmente se perdeu na fama. Mas ainda há tempo de se recuperar e ser lembrado apenas pelo bom futebol que tem.

Meia técnico, Vander é a peça certa quando o desejo é ter a posse de bola e contar com um bom passe no meio-de-campo.

Na Série B do Brasileiro, ele foi titular do Bahia em 15 partidas. Além disso, foi o reserva mais utilizado do tricolor: entrou em 11 jogos. No geral, marcou três gols.

Com Vander em campo, o Bahia ganhou 12 jogos, empatou cinco e perdeu nove. Foram 42 gols marcados e 35 sofridos. O meia recebeu cinco cartões amarelos.


* * * * * * * * * * * * * *


A opinião de Maurício Guimarães, que toca o blog Vumbora Bahêa!:

Vander é uma dessas promessas que tem tudo para abrilhantar o nosso futebol com dribles rápidos e velocidade. O seu perfil lembra o de outro baiano, Bebeto, no seu porte atlético. Frazino e baixo, podem até pensar que se trata de um jogador comum, mas já tem muita personalidade e ainda deve ganhar massa muscular. O futebol de Vander é de um jogador que vai em direção ao gol e tanto chuta como assiste seus companheiros muito bem. Um jovem e talentoso rapaz que espero que tenha muito sucesso.


* * * * * * * * * * * * * *


Este é o depoimento de um torcedor do Vitória: Ítalo Renan, que escreve no arenabaianafutebol.blogspot.com  e no arenarubronegra.blogspot.com - e que ainda traz a informação sobre outra possível contratação do Flamengo que vem sendo especulada lá na Bahia:

Vander é um jovem talento das categorias de base do Bahia. Surgiu em 2009 e teve algum destaque na mídia local, quando participou do treino de reconhecimento da Seleção Brasileira em Pituaçu. Dias depois, a Seleção Canarinho jogou contra o Chile pelas eliminatórias.

Esse ano, Vander ganhou prestígio com o então técnico Renato Gaúcho, quando marcou três gols no BaVi decisivo do Campeonato Baiano de Juniores. Vander foi relacionado e entrou no decorrer da decisão dos profissionais. A partir daí, passou a ser titular, inclusive marcando gols, como contra o Vila Nova em Goiânia, quando o Bahia venceu por 4 x 0.



Como Renato jogava com três meias, Vander era um meia pela direita, atuando com um ponta e fechando como segundo atacante. Função parecida com a de Marquinhos (que hoje também está no Flamengo), só que pela direita.

Quando Márcio Araújo chegou, Vander foi para o banco, devido ao esquema armado pelo técnico. Pela experiência e técnica, Morais ganhou a posição de titular; mesmo assim, Vander seguiu sendo usado e ajudou o tricolor a vencer muitos jogos, como contra o Sport em Recife.
Enfim, Vander é um bom meia, não é um salvador da pátria. É um habilidoso meia atacante, que tem facilidade de chegar na área.
Como ajuda, o Flamengo está de olho no volante Neto Coruja do Vitória.




* * * * * * * * * * * * * *


Finalmente, a opinião otimista de um torcedor do Flamengo que mora na Bahia: Danilo Pereira, que é um dos colaboradores do http://www.futebolbahiano.com/.

Vander, garoto que se tornou jogador com apoio e vontade do pai, ou seja, está realizando um sonho da familia. Meia de habilidade, que joga visando o gol, gosta de chutar e por sinal bate bem na redonda, direta ou indiretamente. Já bateu de frente por posição de títular com Morais no Bahia.


Há alguns meses, quando participou de um treino da Seleção Brasileira em Pituaçu, ele disse: “Quando vi Júlio César, Daniel Alves e Adriano, me tremi todo! Ali minhas pernas ficaram bambas. Foi uma coisa louca”. Vai ter que ganhar acompanhamento especial de alguém, a pressão no Flamengo é grande.

É uma grande aposta, boa opção, garoto novo e habilidoso que tem como objetivo chegar à Seleção e nunca escondeu isso de ninguém. Com Luxemburgo dando um papo, tem tudo pra ser um dos grandes craques do futebol brasileiro.

Um comentário:

Marcos André Lessa disse...

A fama já subiu a cabeça jogando no Bahia? Imagina no Flamengo e na night carioca?