Os candidatos ao título brasileiro

Fluminense e Corinthians atuaram como protagonistas da disputa do título brasileiro deste ano por muito tempo. Eis que, de repente, surge o Cruzeiro roubando a cena. E hoje é dia de checar se há mais gente realmente interessada em lutar pelo campeonato.


O Corinthians enfrenta hoje o Vasco, em São Januário, para igualar-se em número de jogos aos seus adversários diretos. E este jogo, afinal, vai acontecer em um momento complicado para os paulistas, que vêm de uma sequência de resultados muito ruins e se apresentam hoje pela primeira vez após a queda de Adílson Batista. Pra completar, jogam com muitos desfalques, inclusive o de Bruno César, seu jogador mais decisivo no campeonato.

O adversário, o Vasco, é um time que costuma mostrar momentos de muito bom futebol (Éder Luís e Zé Roberto, que quase pararam no Flamengo este ano, vêm jogando bem, principalmente o primeiro), mas que tem grande dificuldade pra decidir as partidas, até pela falta de jogadores que saibam concluir bem as chances criadas – daí a enorme quantidade de empates em sua campanha. Nem falo mais em Carlos Alberto, que quase não joga, mas pode fazer falta hoje o lateral Fágner, o melhor no apoio, que costuma se entender bem com Éder Luís pela direita. Mas diria que, em São Januário, o Vasco é favorito hoje à noite.



* * * * * * * * * * * *


Nunca vi mesmo o Corinthians, no papel, com um dos melhores times do campeonato. Está no nível de uma porção de outros, que poderiam, dependendo das circunstâncias, brigar em qualquer ponto da tabela. Acima, sempre vi o Fluminense – que hoje está também em momento complicado, igualmente lutando pra sobreviver a desfalques importantes – e o Inter, que também tem um jogo a menos que será disputado hoje.

Se vencer, o Inter chega aos 50 pontos. Pode ultrapassar o Corinthians e ficar a 4 do líder Cruzeiro, se colocando pra valer na luta pelo campeonato. O Santos, seu adversário, também está perto (os três pontos o colocariam com 48), mas acho mais difícil que, sem técnico definitivo e ainda sem Ganso, tenham consistência pra lutar por título. Enquanto o Inter ainda tem um objetivo concreto além do título brasileiro que o motive a estar bem nesta temporada – o Mundial do fim do ano -, o Santos realmente me parece com a cabeça já no ano que vem.



* * * * * * * * * * * *



Além de Inter e Fluminense, hoje diria que o Cruzeiro também pode se colocar entre os melhores times do Brasil no papel. É um time com bons volantes, que sabem chegar ao ataque, bons laterais e, principalmente, um grande armador, que inclusive tem um substituto que quebra o galho quando entra. Um time com esta estrutura só precisa se acertar direitinho atrás e ter um ataque cumpridor na frente.

Não é um time qualquer que chegou à liderança num grande momento – o momento de decidir, e com os que estavam na ponta entrando em fase ruim.



* * * * * * * * * * * *


Como não estou falando de Flamengo no texto, vou aproveitar para retomar o assunto de um tempinho atrás: a participação dos times pequenos do Rio nas outras divisões do Brasileiro.

O Duque de Caxias vem em boa fase, na sétima colocação, mas ainda a uma distância razoável em pontos da zona de classificação para a Série A. O destaque está mesmo nas séries C e D.

No domingo de manhã, com transmissão pela TV Brasil, o Macaé atraiu cerca de 6 mil pessoas ao estádio para ver a vitória sobre o Criciúma, por 3x2. O jogo de volta no dia 23 e um empate coloca o Macaé na Série B de 2011.

Antes disso, neste sábado, o Madureira joga pela Série D e decide sua vaga na Série C de 2011 com enorme vantagem. Os cariocas venceram fora de casa o Operário, do Paraná, por 4x2. Com isso, até mesmo perdendo por 2x0 em casa o time consegue sua classificação.

2 comentários:

Luis disse...

O Santos tá chegando ......

Bosco Ferreira disse...

Diretoria compra torcedores para desviar o foco do fracasso dos cartolas.

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro/2010/fotos/0,,OI138178-EI15406,00-Torcida+corintiana+protesta+contra+ma+fase+da+equipe.html