Brasileiro 2010 - 19a. rodada - São Paulo 2 x 0 Flamengo

Depois do tão falado bom primeiro tempo contra o Santos, com tantas chances criadas pela direita, Silas resolveu radicalizar na aposta em atacar pelo setor colocando Willians de ponta. Mas, contra uma defesa melhor do que a do Santos, nem ele nem Léo Moura conseguiram nada insistindo em jogadas individuais. No meio-campo, sobravam os volantes Toró e Correa e o totalmente apagado Renato. Resultado: o Flamengo ficou com um grave problema de articulação no meio-campo, sem conseguir trocar passes e entregando a posse de bola ao São Paulo.

Pra piorar, a zaga jogava em linha e exposta pela má colocação dos volantes (Toró nunca foi mesmo conhecido por saber se posicionar em campo). E isso apareceu nos dois gols do São Paulo; em ambos, Jean saiu pra marcar mais à frente, onde deveria haver um volante, ficou perdido no meio do caminho e deixou Angelim colocado onde deveria estar o zagueiro pela direita. Angelim também foi mal nos dois lances e o São Paulo matou o jogo no primeiro tempo sem precisar fazer muito; além dos dois gols, o único lance de maior perigo foi uma cabeçada de Fernandão.

O trabalho do São Paulo foi ainda facilitado por Silas. Vendo que Willians como ponta não estava resolvendo nada, decidiu mudar – mas simplesmente colocou Vinícius Pacheco para fazer o mesmo papel, de maneira igualmente inútil, sem influenciar em nada o grande problema do time, que era de passe no meio-campo; na verdade, ele tirou o jogador que mostrava mais jeito pra passar a bola, deixando dois volantes péssimos no fundamento. Não que o time tenha piorado após a troca – no duro, continuou mais ou menos a mesma coisa. Mas foi desanimador, inclusive projetando-se o futuro deste time, perceber que o técnico simplesmente não enxergava bem o que estava acontecendo no jogo.

E houve a expulsão de Diogo. Ele havia acabado de levar seu cartão amarelo depois de ter feito três ou quatro faltas. No lance seguinte, resolve se atirar na área de maneira patética para cavar um pênalti. Uma falta de inteligência inacreditável.
O segundo tempo rubro-negro até foi melhorzinho, com o time se dedicando, marcando mais à frente e mantendo-se no ataque, mesmo com um a menos. Mas a verdade é que o São Paulo havia recuado por conta própria, inclusive com seu treinador colocando um zagueiro a mais no intervalo, e o Flamengo não teve muitas chances reais de gol. O jogo pareceu mesmo definido o tempo todo.


* * * * * * * * * * * * *

Até dois ou três jogos atrás, muitos exigiam a saída de Petkovic como solução para o time. Agora, outros aparecem pedindo sua volta para resolver o problema – mesmo com toda a sequência de jogos em que o sérvio não conseguiu resolver nada. Renato também não está ajudando muito (ontem foi péssimo o tempo inteiro), não está fazendo por merecer sua vaga, mas deve sair pra entrar quem? Vinícius Pacheco? Michael?

A verdade é que o problema de armação do Flamengo não é simples de resolver, se considerarmos as opções disponíveis e a condição física de vários dos jogadores. Eu tendo a imaginar no time ideal um atacante a mais, usando Deivid (que ontem mostrou bom toque de bola, especialmente no segundo tempo, quando recuou mais pra ajudar na armação) e Diogo para ajudar na criação do meio-campo. Mas Deivid ainda não está no melhor de sua forma e pode não agüentar a função neste momento, nem há outro atacante que pareça pronto pra entrar e garantir sua vaga no time; e, pra piorar, Diogo já está suspenso pro próximo jogo. Seria o caso de apostar em garotos como Galhardo e Camacho? A torcida terá a paciência necessária com eles neste momento?

Que Silas ao menos perceba onde estão os problemas do time na hora de pensar em que soluções deve buscar.

15 comentários:

Freire disse...

Silas fez ontem a pior substituição da história do Flamengo: não se tira ninguém de campo, ainda mais nos primeiros minutos de jogo, para colocar Vinícius Pacheco. Será que ninguém na Gávea percebe que o Pacheco é um inútil?

Lívia disse...

A verdade é que Silas está perdido. Normalmente, seria cedo pra criticar um treinador por causa do pouco tempo em que ele está treinando a equipe. Mas, os erros dele estão crassos demais, gritantes demais. Com o Rogério, ainda tínhamos uma defesa arrumadinha e agora, nem isso nós temos mais.

Por que Jean é titular? Por que David é reserva? Por que Maldonado é reserva? Por que Renato é o armador do time? Por que Willians é ponta direita? Qual é a real posição do Diogo?

Não acho que Pet seja a solução dos nossos problemas e eu apostaria no Camacho, no Galhardo e até no Marquinhos. E já que Léo Moura não vai jogar, arranjaria um jeito de escalar o Fierro por ali, deixando o Willians jogando como volante e só.

Jean ruim demais, senso zero de posicionamento, perdeu a bola que originou o segundo gol, bola essa que não se pode perder nunca. Angelim que se vire pra cobrir a avenida que Juan deixa pelo lado esquerdo e pra cobrir o buraco que Jean deixa pela direita.

Bosco Ferreira disse...

Sobre a pergunta feita no fim.

A resposta é não.

O Galhardo entrou bem no seg tempo de jogo, já no jogo seguinte deu uma pequena caida, já tinha um monte gente nos blogs pegando no pé do garoto.

Não entedendem que os garotos apresentam sempre uma irregularidade no inicio da carrira.

Ninho da Nação disse...

Bosco

Galhardo jogou em duas posições diferentes.

Contra o Galo ele foi bem jogando na ponta direita, já contra o Guarani ele foi de lateral direita, e não foi bem realmente.

Por isso meu time com Léo Moura suspenso é o Éverton Silva na lateral e o Galhardo de ponta direita.

Eu iria na pressão mesmo: Willians e Correa, com uma linha de três com Deivid, VP (Marquinhos) e Galhardo e na frente o Diego Maurício.

Esquecia Pet e Renato Abreu.

Unknown disse...

A verdade é que as contratações que deveriam ser a SOLUÇÃO para os nosso problemas foram feitas tardiamente e por jogadores sem A MENOR CONDIÇÃO FÍSICA.

O momento é de desespero. O Pet não é solução, ele já era. Ontem nem falta mais o time deixa ele bater. Vejam: O JUAN isolou uma falta que era a especialidade do PET.


Renato Abreu deve sair de férias e esperar a pré temporada. Deivid parece estar em slow motion em campo.

Diogo já está ficando nervoso e ontem foi prova disso.

Juan deve ser EXPULSO do Flamengo por total incompetência.

A segundona está próxima...

Flávio disse...

Mais duas ou três rodadas e estaremos comentando como será a segunda divisão.
O Flamengo é o pior time do campeonato. Não no papel, mas em campo.
Nos últimos 10 jogos fez apenas 2 gols, em oito não fez gol e venceu apenas um.
Uma vitória em 10 jogos. Nem o Goiás tem um retrospecto desse.
O Silas é vítima do preparo físico e da idade dessa turma.
Mas eu não entendo algumas coisas: o David (zagueiro) jogou bem contra o Santos e o Jean voltou no jogo seguinte. O Galhardo vai entrar no lugar do Leo Moura e provavelmente irá sair no próximo jogo. O Juan, o Renato, o Jean estão sempre em campo.
Sei não, mas é torcer para vencer de qualquer forma e recomeçar ano que vem.

Flávio disse...

Mais duas ou três rodadas e estaremos comentando como será a segunda divisão.
O Flamengo é o pior time do campeonato. Não no papel, mas em campo.
Nos últimos 10 jogos fez apenas 2 gols, em oito não fez gol e venceu apenas um.
Uma vitória em 10 jogos. Nem o Goiás tem um retrospecto desse.
O Silas é vítima do preparo físico e da idade dessa turma.
Mas eu não entendo algumas coisas: o David (zagueiro) jogou bem contra o Santos e o Jean voltou no jogo seguinte. O Galhardo vai entrar no lugar do Leo Moura e provavelmente irá sair no próximo jogo. O Juan, o Renato, o Jean estão sempre em campo.
Sei não, mas é torcer para vencer de qualquer forma e recomeçar ano que vem.in

Marcelo Constantino disse...

Treinador deveria ao menos ver em tape os últimos jogos do time que assume. Isso o Silas parece não ter feito.

Se fizesse, não acredito que colocaria Vinicius Pacheco em campo, para o que quer que seja, ainda mais numa estapafúrdia substituição como aquela de
ontem.

Se tivesse assistido aos últimos jogos (no caso, os últimos 2 anos de jogos), duvido que teria caído na já velha e improdutiva mania de "liberar os laterais" do time como alternativa de jogo.

Se ele tivesse assistido aos melhores momentos o Flamengo no ano passado teria identificado que uma das grandes sacadas do Andrade foi justamente essa: os laterais já não funcionam mais como um dia funcionaram (sobretudo Juan -- cadê aquele Rodrigo Alvim?), então que pelo menos tenham maior responsabilidade defensiva.

Se ele tivesse assistido aos últimos jogos do time, teria visto que nem Pet e nem Renato Abreu aguentam jogar mais que um tempo de jogo. Mais que isso: veria que infelizmente o Renato simplesmente não está funcionando, seja em
90, 60 ou 40 minutos de jogo. É um cara que depende muito de estar em forma física para produzir. Mantê-lo no time é queimá-lo a cada jogo.

Mas o Silas é uma aposta, como sabíamos. E, como estamos vendo medalhões de salários milhonários reclamando publicamente dos seus jogadores, percebemos que (Ronaldo já disse isso!) o melhor que o treinador faz no Brasil é não
atrapalhar. Silas, apenas não atrapalhe, por favor!

Mas é claro que o treinador não tem culpa se a imbecilidade atinge um de seus atacantes, que paradoxalmente decide dar uma autêntica pachecada dentro da área adversária. Belíssima expulsão.

Em resumo, acho que o Flamengo voltou ao normal ontem. O jogo contra o Santos foi apenas um lampejo. E olha que o time sequer conseguiu fazer um gol.

Azevedo Dias disse...

O Silas está mal no Flamengo, está mexendo muito mal. Desde sua chegada não houve alteração no desempenho do ataque e a coisa piorou, houve uma clara piora no desempenho do sistema defensivo.
Eu tenho uma hipótese para esse fato, essa queda de desempenho deste setor nos últimos 04 jogos coincide exatamente com uma mudança no sistema defensivo, essa mudança foi a entrada do Toró. É certo que quando o Toró retornou ao time contra o Guarani o Silas ainda não tinha assumido de fato o time, pois assistia ao jogo da arquibancada, o fato é que Silas parece ter confirmado, nos outros jogos, Toró como titular. E, se houve uma mudança no sistema defensivo e o desempenho deste piorou tudo leva logicamente a crer que essa mudança foi a causa da piora do desempenho.
Toró no último brasileirão 2009 era reserva de Maldonado, e foi justamente com a entrada de Maldonado que o Flamengo deu aquela arrancada decisiva para a conquista do título de 2009.
O fato é que a estatística do brasileirão 2010 não é nada favorável para o time quando Toró esteve em campo. O jogador participou de 07jogos, foram 05 derrotas, 01 empate e apenas 01 vitória.
Não é que eu seja supersticioso, mas com essas estatísticas o Toró não deveria ser titular no Flamengo. Pelo amor de Deus, Segunda Divisão não.

Azevedo Dias disse...

O Silas está mal no Flamengo, está mexendo muito mal. Desde sua chegada não houve alteração no desempenho do ataque e a coisa piorou, houve uma clara piora no desempenho do sistema defensivo.
Eu tenho uma hipótese para esse fato, essa queda de desempenho deste setor nos últimos 04 jogos coincide exatamente com uma mudança no sistema defensivo, essa mudança foi a entrada do Toró. É certo que quando o Toró retornou ao time contra o Guarani o Silas ainda não tinha assumido de fato o time, pois assistia ao jogo da arquibancada, o fato é que Silas parece ter confirmado, nos outros jogos, Toró como titular. E, se houve uma mudança no sistema defensivo e o desempenho deste piorou tudo leva logicamente a crer que essa mudança foi a causa da piora do desempenho.
Toró no último brasileirão 2009 era reserva de Maldonado, e foi justamente com a entrada de Maldonado que o Flamengo deu aquela arrancada decisiva para a conquista do título de 2009.
O fato é que a estatística do brasileirão 2010 não é nada favorável para o time quando Toró esteve em campo. O jogador participou de 07jogos, foram 05 derrotas, 01 empate e apenas 01 vitória.
Não é que eu seja supersticioso, mas com essas estatísticas o Toró não deveria ser titular no Flamengo. Pelo amor de Deus, Segunda Divisão não.

Unknown disse...

Alguem sabe dizer alguma coisa mais precisa sobre o Atacante EDU que esta no internacional ?

Unknown disse...

TriTon e a todos:

O jogador EDU chegou ao Internacional no ano passado como uma boa contratação. Entretanto como todo jogador em fase de declínio físico (a partir dos 30 anos) não conseguiu render o esperado e está ENCOSTADO. Nem notícias dele existem na imprensa esportiva local.

Não sei os números dele ao certo, mas aposto que não jogou 10 partidas inteiras este ano.

As poucas partidas que vi dele mostraram um jogador sem explosão, porte físco médio. Qualidade técnica também média. Entretanto melhor jogador que o Pacheco, Val Baiano e Borja mas acho que não resolve nada trazer este jogador.

Com certeza será apenas mais um jogador para engordar a folha salarial sem agregar nada ao time.

O que posso passar aqui da aldeia era isso.

Abraço a todos,

André "Juninho".

Unknown disse...

Obrigado Andre,

Então o FLAMENGO, pelo meu ver, é o time mais velho do campeonato.

E por falar nisto, o MALDONADO, alguem sabe explicar porque ele nao entra, haja visto, que o contrato dele ja foi acertado ?

E sera que o FLAMENGO, a partir do jogo do vitoria, nao entra no eixo e pelo menos fica em 8 ou 10 do brasileiro ?

Acabei de no REDACAO SPORTV o RMP deixar escapar ( nao sei se foi premeditado ), que pode o FLAMENGO mandar embora o SILAS e chamar o ANDRADE.

Se isso acontecer, sera a maior volta sem fim, que o FLAMENGO ira fazer. Ou chamava ele ao inves do SILAS ou deixar o SILAS trabalhar em paz.

Tambem estou achando a maior puxada de tapete, dos conselheiros pedirem para que a PATRICIA AMORIM va no conselho explicar a fonte pagadora do salario do ZICO, contratacoes, etc.

Me estranha muito mesmo, este mesmo conselho, nas gestoes passadas deixar passar cada ABACAXI e NUNCA fizeram nada. Melhor so no caso do EDMUNDO SANTOS SILVA.

Zico ja deixou bem claro, que quando for chamado ele ira, e explicara tudo.

Mas que isto, e um fato para aborrecer o ZICO é mesmo.

Azevedo Dias disse...

O Flamengo começou a cair com a sacanagem que fizeram com o Andrade. Até hoje não entendo porque o Andrade saiu. Deve ser porque ele fala demais fora de campo e devia não concordar com a diretoria e a presidente. Pelo jeito só é técnico do Flamengo quem é pau mandado da diretoria, foi por isso que o Andrade saiu, ou será pelo fato que ele é negro, será racismo?
Duvido que o Andrade já não tivesse acertado esse time. O Silas até agora só fez merda e a pior delas foi desestabilizar o setor defensivo que pelo menos vinha sendo um dos melhores da competição, ele fez isso com a efetivação do Toró como titular, foi a única mudança neste setor e o time em quatro jogos já levou 05 gols. Teve um Mané aí que falou que o Toró tem raça, raça é o caralho, tem que ter raça e também ter bola, coisa que o Toró na minha opinião nunca teve. Observem o Toró em campo, vejam com ele se posiciona mal, só aparece de vez em quando para fazer um pivô de tabelinha sem produtividade alguma, quem entende de futebol sabe do que estou falando. O que falo pode ser comprovado com a performance do time no campeonato quando Toró esteve em campo, o jogador disputou 07 partidas, foram 05 derrotas, 01 empate e apenas 01 vitória. Galera eu sei o que estou falando, o Flamengo ano passado só acertou o time e foi campeão quando o Andrade botou o Toró no banco e colocou o Maldonado. Agora vem o Silas com o time numa situação dessas e efetiva o Toró, tá de sacanagem! Sinceramente estou com medo de chegar uma hora e o Flamengo não ter mais tempo para se recuperar, aí vamos ter que chorar na segunda divisão. Quem não concordar comigo, tudo bem, vamos esperar o andar da carruagem para ver quem tem a razão?

Estou fazendo a estatística do Flamengo no campeonato passado com o Toró em campo. Em breve estarei divulgando, sinceramente não sei o resultado, mas tenho quase certeza que o desempenho do time foi negativo.

Unknown disse...

A situação é mesmo desesperadora e vejo agora que os torcedores cairam na real.

Alguém me diga qual o jogador do meio para a frente que tem condições técnicas e físicas de fazer gol?

Deivid e Diogo têm condições técnicas mas nenhuma condição física. Nâo conseguem levar vantagem no mano a mano nunca, por simples falta de potência. Os chutes sempre saem fracos e mal colocados ou sem direção.

Os meias, apesar de terem alguma técnica, são EX-ATLETAS (Petkovic e Renato Abreu). Provavelmente perdem na corrida para o Ronaldo Nazário.

Os volantes são TOSCOS, vide Willians e Toró. Incapazes de acertarem o gol com 7m de largura e 2m e alguma coisa de altura. Além disto não conseguem TERMINAR nenhuma jogada que nasce bem construída, vide os bons avanços do Willians que chega nas proximidades da área e, ou dá um chute a 30m de altura ou faz cruzamentos RÍDICULOS.

Mesmo em escanteios não levamos perigo algum porque os cobradores são péssimos. Juan não acerta 1 jogada. Léo Moura, mesmo não sendo craque, é uma ilha de boas jogadas num time de pelada do Flamengo.

Sobre o coitado do Lomba que está mostrando ser um bom goleiro. A situação dele me lembra a do Júlio César que sofreu muitos anos com os times horrorosos do Flamengo.

Já não sei mais nem comemorar gol do Flamengo...aliás gol??? Existe esta palavra no dicionário rubro-negro?

Estou apavorado com o que fizeram com o Flamengo. APAVORADO!!!

Não existe a desculpa que foi tudo culpa da gestão anterior. Sabiam o que iam receber de herança e não planejaram a transição. Não tinham medidas previamente acertadas para conduzir o futebol do Flamengo.

Esta diretoria, a começar pela presidente, ESTÁ sendo uma decepção total.

Aliás, até o Cielo eles estão conseguindo AFUNDAR!!! Porra...o cara é CAMPEÃO OLÍMPICO, RECORDISTA MUNDIAL e não tem piscina para treinar no CLUBE QUE O CONTRATOU!???!?! Que raio de administração é esta????

Sinceramete...elegeram alguém que não tem NOÇÃO de nada...

Tenho muito medo do que o Flamengo vai se tornar...