Não assine o novo serviço de celular do Flamengo. Pelo menos por enquanto.

Foi anunciada no último domingo a criação do canal oficial do Flamengo por celular. Não fui ao Maracanã assistir a Flamengo x Santos, mas conta-se que foi feita a divulgação nos telões do estádio, dando as instruções de como assinar. Porém, não vou nem repetir por aqui o que fazer por um motivo simples: ao menos por enquanto, ele não funciona como deveria e vão te cobrar pelo que você não pediu.


Criar um canal simples de SMS (o do Flamengo promete ir além disso), especialmente pra quem tem uma marca conhecida como o Flamengo, é fácil e com custo perto de zero. Há empresas que fazem o meio de campo com as operadoras sem cobrar nada e ficam com parte do dinheiro arrecadado com as mensagens. O único trabalho que resta é cadastrar as mensagens a serem enviadas – trabalho que deve ocupar uns dois minutos por dia de alguém.

Não é um negócio que vá gerar montanhas de dinheiro. É difícil atrair tanta gente assim para um serviço como este, que nem é barato (o canal do Flamengo promete enviar três mensagens por dia, a R$0,31 + impostos por mensagem – a informação sobre preço não está tão clara no site do clube, mas é o que diz a mensagem de confirmação enviada a quem acabou de assinar o canal; pra comparar, o total pago em um mês, se forem mesmo três mensagens por dia, é parecido com o custo do plano Ouro do Cidadão Rubro-Negro); e, no Brasil, há ainda a complicação de que muitos dos celulares são pré-pagos, nem sempre com crédito para receber as mensagens. Se este contrato do Flamengo não fugir dos padrões mais comuns do mercado, o clube deve receber 25% da receita líquida arrecadada; metade fica com as operadoras de telefonia e os outros 25% ficam com a integradora, que é a empresa que monta a estrutura e negocia com as operadoras para viabilizar o serviço. De qualquer forma, como o custo e o trabalho pra fazer são baixíssimos, até vale entrar nessa; é um trocado a mais que entra e mais uma maneira de interagir com seu público.
A notícia divulgando o lançamento do serviço no site oficial do Flamengo não dá as instruções de como assiná-lo, mas promete que ele não entregará apenas mensagens de texto: o usuário poderá receber “vídeos exclusivos e entrevistas”, além de alertas de gol. Fiz a assinatura para testar por um tempinho e recebi a confirmação da assinatura e o aviso sobre a quantidade e custo das mensagens que receberia, como manda o figurino.

Mas não recebi uma única mensagem sobre o Flamengo até agora. O que eu até entenderia, se não tivesse recebido nada mesmo; o correto seria só soltarem a notícia sobre o serviço com ele funcionando pra valer, mas vá lá que ainda tivesse em implementação – até porque não fizeram uma divulgação maciça da parada ainda e o próprio site evitou dizer como fazer a assinatura. O negócio é que eu recebi algumas mensagens, que obviamente serão cobradas na minha próxima conta – e elas não têm nada a ver com o Flamengo, e sim com destaques da programação da TV Esporte Interativo, como jogos do Mundial de Basquete, partidas de futebol internacional e por aí vai. Ou seja: vou pagar pelo que não pedi.

Mas assim fiquei sabendo que quem tá tocando o serviço pro Flamengo é o Esporte Interativo, que já tem diversos canais de SMS há tempos – o que inclui canais não-oficiais de diversos clubes, o Flamengo entre eles. Este canal do Flamengo continua sendo oferecido no site deles, inclusive. Vou manter a assinatura como teste por um tempo ainda, mas espero que comecem a cuidar direito deste novo serviço oficial do Flamengo o quanto antes.

Atualização: Relendo as mensagens de confirmação de assinatura que recebi do serviço, a informação de preços varia de um momento pro outro. Depois que você envia sua primeira mensagem, solicitando a assinatura do canal, recebe uma primeira resposta que informa que serão três mensagens por dia, a R$0,31 + impostos por mensagem, e pede que você responda confirmando a intenção de contratar o serviço; após esta confirmação, a mensagem seguinte fala em R$0,31 + impostos por dia, sem falar em quantidade de mensagens a serem enviadas. É confuso.

4 comentários:

lussiannosousa disse...

Eu já assinei esse da Esporte Interativo ano passado, e é desse jeito mesmo. 0,31 + impostos por 'x' mensagens diárias. E até tava estranhando o número ser o mesmo da EI. Agora, pq a EI vai fz isso a partir de agora junto com o Flamengo se antes ela tava ganhando a grana sozinha? será que ela espera que o volume aumente com o apoio do clube?? Tá muito estranho mesmo...

FLAVIO AVELINO disse...

eu tenho o serviço oferecido pela tim e i mesmo preço e envia noticias do flamengo , e nos dias dos jogos me mostra a escalação , e os gols a medida em que eles vão saindo , no fim dos jogos eles me passa a classificação atualizada .ja uso este serviço a mais de 10 anos .

André disse...

Vou passar o sentimento que fiquei com esta informação:

Sinistro. Muito sinistro!!!

Aliás...como todas as iniciativas do Flamengo para aumentar arrecadação. Mais uma iniciativa que começa errado e por isso com a tendência de fracasso.

Impressionante como vamos perdendo espaço com isso.

Devemos estar uns 20 anos atrás de Atl Mg, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio em questão de organização, campanhas, estrutura profissional...

André Amaral disse...

Os caras tão louco, na boa, primeiro lançaram no telão do Maracanã, eu não vi e nem fizeram questão de alertar "atenção, agora vamos lançar uma novidade, todos com seu celular na mão e vamos ao passo a passo".

Uma galera que postou no twitter tbm não viu nada no telão, e agora o programa oferece essas porcarias?

Inacreditável como fazem de tudo para não ter a torcida como parceira do Clube, lamentável e triste.