O tal teste de Rogério com três zagueiros

Mais cedo saiu a notícia de que, durante o período em que o time treinou com portões fechados ontem, Rogério testou uma grande mudança no time: um esquema com três zagueiros. Já havia acontecido antes dele treinar esta opção, mesmo depois de ter dito que não acreditava mais que o time funcionasse assim. Isso não é novidade. Mas, desta vez, a formação é um tantinho diferente da que já foi usada antes.

Já escrevi aqui por que não acredito no Flamengo jogando no 3-5-2 enquanto Petkovic for titular. Neste esquema, acabam jogando apenas três no meio-campo, pois os dois "alas" continuam sempre abertos e não participam da marcação no setor. Com isso, Pet fica obrigado a participar ainda mais da marcação; isso o desgasta mais rápido, faz com que o time perca seu maior criador mais cedo e, bem, não funciona - porque ele realmente não mobilidade nem jeito pra ter grandes obrigações defensivas. Isso já foi feito em vários jogos, e sempre deu na mesma coisa: o time perde o meio-campo, entrega a posse de bola pro adversário, é dominado.

Mas a escalação que divulgou-se ter sido testada por Rogério não cai neste problema, pois mantém quatro homens no meio-campo. Quem saiu do time para a entrada do terceiro zagueiro é um atacante, e não um meia. O meio-campo do time continuaria formado por Correa, Willians, Renato e Petkovic.
O que se tira do teste é que Rogério não acredita mais em nenhum dos atacantes que tem jogado até agora. Acredita que o time ganha mais no ataque ao liberar Juan e Léo Moura para avançarem ao mesmo tempo do que tendo um segundo homem de frente ao lado do solitário atacante (que dizem que no treino de ontem foi Diogo). O papo de que Val Baiano e Leandro Amaral precisavam de ritmo de jogo para subir de produção seria assim deixado de lado. Rogério tem sido, nas últimas rodadas, bastante coerente ao manter uma mesma formação por jogos seguidos, esperando que a insistência acabasse gerando uma evolução, mesmo com tanta gente reclamando do rendimento do time. Pode ser que tenha cansado.


* * * * * * * * * * *

Percebo o sentido do teste de Rogério. Mas não gosto da ideia.

Não gosto porque não vejo hoje Léo Moura e, principalmente, Juan jogando bola o bastante para que se aposte tanto neles como solução ofensiva.

Não gosto porque já vi evolução em Leandro Amaral no primeiro tempo do jogo de domingo. E não vejo sentido em sacá-lo depois de uma partida em que se viu que ele está melhorando e deu a entender que pode crescer ainda mais. (Se bem que Rogério deve discordar muito disso mesmo, já que o tirou ainda no intervalo daquela partida...)

E não gosto porque é uma solução que não faz sentido ao se projetar o futuro do time, com a chegada de Deivid. Tendo ele e Diogo à disposição, o time jogaria apenas com um atacante? Ou será que Rogério pensaria na saída de Petkovic do time quando o maior reforço da temporada puder estrear?


* * * * * * * * * * *

De qualquer forma, tudo isso pode ter sido apenas um teste de opção pra usar durante o jogo e o time não ter nada a ver com isso. O treino foi fechado, ninguém sabe exatamente como correu a atividade. E, mesmo que ele tenha treinado o tempo inteiro dentro deste esquema, todos sabemos que a coisa mais comum do mundo é Rogério treinar uma coisa e, na hora do jogo, colocar outra em campo.

9 comentários:

Insurance USA disse...

André, parece que foi apenas uma opção mesmo. Oremos.

Unknown disse...

Foi só um teste para PERDER uma tarde de treinos com um time que AINDA não tem padrão de jogo.

Mais uma razão para o ZICO ou a PATRÍCIA demitirem o Lourenço.

Ainda por cima vai escalar o DIOGO desde o início. Está seguindo a RISCA o "manual de como queimar jogadores".

Ele está QUEIMANDO todos os atacantes. Deveria deixar quem não tem preparo físico treinando e escalar quem tem.

Pelo amor de DEUS !!! Alguém dê um fim nesse cara...

Flávio disse...

André, confesso que admiro sua capacidade de levar a sério esse treinador.
Alguém que escala o Renato Abreu na cabeça-de-área e o Willians de ponta direita (ou meia direita) não pode ser considerado.
O Zico erra ao manter esse cidadão como treinador. Se ele ao menos estivesse fazendo a transição dos garotos da base eu entenderia, mas nem isso.
O Flamengo hoje é um time de velhos com um treinador jovem e bronco.
Ver o Flor e o Bosta com 5 vitórias seguidas e não ter a mínima idéia do que será o Flamengo hoje ou no próximo jogo é mesmo de doer.

Marcos André Lessa disse...

Vamos nos colocar no lugar do Zico: demite-se o Rogério.

Quem entra? O André já escreveu sobre isso aqui.

Não há, no momento, gente no mercado, o azar é esse. E quem poderia encarar o desafio não vai topar entrar na pressão no meio do campeonato.

É mais uma herança maldita das decisões de Patricia Amorim, que mandou Andrade embora contando que Joel Santana iria aceitar.

O Fla segue nesse ritmo até o fim do Brasileirão, podem escrever.

Bosco Ferreira disse...

Eu já perdí a esperança.

Entenderia o CRF disputando um campeonato com um time mixto com garotos e sem esperança de ser campeão. Mas esse time aí vai já entrar na zona.

Rafael Burity disse...

Não sei mais o que pensar das idéias e tentavias do rogério.

Espero que ele encontre o padrão de jogo urgentemente e que comece a treinar algumas jogadas ensaiadas.

avante mengão!!

Raphael Perret disse...

Pra mim, bastava o Rogério pôr em campo o que treina na Gávea. Só isso. Coerência.

Mas não. Ele sempre faz testes no treino e tira da cartola e manda a campo um jogador que nem no banco estava na partida anterior. Aí ele não joga nada e nem é relacionado pro confronto seguinte. Ele acha que assim está aplicando um golpe de mestre e enganando o adversário?

Não. Está demonstrando insegurança.

Unknown disse...

Apenas para discutir democraticamente com o Flávio: para tirar o Rogério basta assobiar que o Andrade vem correndo.

100% de certeza que faz um trabalho melhor.

O zico tem que tomar a decisão. Quanto mais demora pior fica.

Unknown disse...

So para acrescentar :

http://www.lancenet.com.br/flamengo/noticias/10-08-26/815292.stm?futebol-luxemburgo-quero-trabalhar-com-o-zico

Acabei de ler no LANCENET...

Interessante nao ?