Brasileiro 2010 - 17a. rodada - Guarani 2 x 1 Flamengo

É dos jogos sobre os quais menos tive vontade de escrever na vida. Esta derrota de hoje pro Guarani, com dois gols sofridos depois dos 45 do segundo tempo, foi de lascar. Mas vamos lá, que nem tirar band-aid - fazer isso rápido de uma vez.

No primeiro tempo, o time teve o domínio do jogo, marcou bem, manteve a posse de bola, mas não criou nenhuma boa chance de gol com a bola rolando. Pet mal apareceu, Willians errou todos os lances ofensivos que tentou, Juan foi muito mal... De todos os jogadores que deveriam criar algo no ataque, apenas Diogo tinha uma atuação mais razoável, ao menos procurando bastante o jogo, mas acabou saindo contundido e a entrada de Toró em seu lugar, para liberar mais os laterais, Pet e Renato, não teve um bom efeito imediato. Porém, mesmo assim acabou saindo com a vitória graças a um gol no finzinho, após um escanteio.

E o segundo tempo foi melhor - tanto é que, pela primeira vez em muito tempo, o centro-avante rubro-negro conseguiu ter duas chances de gol no mesmo jogo. Infelizmente, as duas foram desperdiçadas de maneira lamentável por Val Baiano, e o preço foi cobrado mais tarde. Mas Juan subiu de produção com a companhia de Renato, que mesmo fazendo um jogo apenas mais ou menos teve sua melhor atuação desde que reestreou, e até Petkovic - que mais uma vez foi apagadaço e burocrático em toda a partida - acertou um passe decisivo que não vem sendo nada comum.

Só que, no finalzinho, punindo um time que já enrolava e esperava o fim do jogo fazia uns 10 ou 15 minutos, saiu o empate num escanteio, com direito a bola desviada no meio do caminho. E, em seguida, o gol da virada. Como já escrevi por aqui, Jean simplesmente não sabe marcar sem dar espaço para o chute. Como aconteceu contra Inter, Vasco e Corinthians, ele voltou a permitir que o adversário dominasse tranquilo e preparasse o chute, não fechou o ângulo pra conclusão, nem fez qualquer movimento pra interceptar a bola. Desta vez, ao menos não virou de costas, né? Mas nada justifica que ele continue como titular deste time.

Enfim: foi dose. E no dia que o Flamengo jogou melhorzinho em muitas rodadas.

* * * * * * * * * * * *

Muito ruim a atuação do juiz, que no primeiro tempo deveria ter dado um pênalti pro Guarani e poderia ter tranquilamente expulso Marcelo Lomba - e, no segundo, quis compensar e inventou um pênalti totalmente absurdo. Para sua sorte, Lomba fez um defesaço e por isso o lance não será tão lembrado.

11 comentários:

dvefwq disse...

Lamentável o jogo de hoje. Só isso D:

Unknown disse...

E tomara que o DIOGO tenha condições de enfrentar o cruzeiro na quarta..
E que o SILAS consiga treinar finalizações, principalmente em VAL BAIANO.

Marcelo Constantino disse...

O jogo de hoje é daqueles que vc tem de beber, dormir, acordar, correr, comer e só depois voltar a pensar. Pq dá vontade de mandar todo mundo embora na hora.

Pior ainda é lembrar que é um repeteco quase perfeito da partida contra o Goiás, poucos meses atrás.

Pelo menos Val Baiano deveria ir pro fim da fila dos atacantes, atrás até do Paulo Sérgio, depois de hoje.

Mas, voltando à questão do treinador: sabemos que o Rogério era quase unanimidade (quase todos queriam a saída dele), e que não havia/há unanimidade quanto ao novo. Espero que o Silas seja relativamente barato, pq vejo nele uma aposta. Nada além disso.

Ainda que a saída do Rogério fosse quase unanimidade, duas coisas nessa história toda me incomodaram muito:

1) Dias antes da queda do Rogério, o colunista Rato Mauricio Prado deflagrou uma campanha pela derrubada dele. Assim, do nada. O colunista vinha cornetando o Zico há semanas, nunca o Rogério. Da noite para o dia, passou a pedir a derrubada do treinador, inclusive fazendo eleição para o "próximo treinador".

Pareceu MUITO com a história do Lucio de Castro e o Cabo Anselmo do Zico (http://espnbrasil.terra.com.br/luciodecastro/post/138586_ZICO+DEVE+TOMAR+CUIDADO+COM+O+CABO+ANSELMO). Claro que o colunista é popular (apesar do zero de crédito no meio, ao menos entre os sérios) e possivelmente quer ficar de bem com a galera, mas vindo de quem vem... Sei não.

2) A justificativa do Zico para a queda do Rogério foi a coisa mais infeliz que ouvi do Galinho desde que assumiu (admitindo que demitiu por conta da pressão da torcida). Não é algo que eu esperava ouvir de um gerente profissional.

Mas o Zico tem crédito de sobra, vamos em frente.

Ninho da Nação disse...

Rapaiz, eu to aqui tentando esquecer e deletar da cabeça essa virada nos acréscimos.

Nunca depois de uma defesa do penalti do Lomba eu podia imaginar uma desgraça como essa.

É muito cruel, muito duro de aceitar.

Mas vamos lá, por incrível que pareça eu gostei mais do time no segundo tempo que no primeiro, isso depois dos três volantes jogarem juntos e liberando os laterais para mandarem no time.

O time em nenhum momento recuou, não podemos nunca falar que foi covardia, pelo contrário, jogaram com inteligência, dominaram o segundo tempo todo, e a quanto tempo não vimos o time criando duas chances claríssimas de gols?

Uma pena, se fosse um Deivid ou um Diogo era 3 x 0 e a galera falando da atuação convicente na fase final.

Silas poderia ter pego o time com pouca pressão e em oitavo lugar, uma pena..

Flávio disse...

Será que esse interino não se perguntou porque o Rogério foi demitido?
Se ele tivesse ligado pra mim ou para qualquer outro torcedor do Flamengo, ele teria recebido a resposta mais simples do mundo: PORQUE O TIME ESTA MAL, MUITO MAL!
Se o interino não entendesse porra nenhuma de futebol, mas tivesse ido a uma aula de lógica na vida concluiria: SE O TIME ESTÁ MAL, LOGO TENHO DE MUDAR ESSA MERDA!
E o que fez o interino? NÃO MUDOU NADA, NADA, NADA!!!!!
Manteve os mesmos fora de forma, ou melhor, os mesmos totalmente-fora-de-forma Renato e Pet até o final do jogo, escalou o mesmo Val Baiano de sempre, deixou o Willians na mesma ponta direita.
Mas uma coisa foi boa. O Sillas viu que o time é de velhos e não tem preparo físico, mesmo num campinho bem pequenininho.

Fernando Almenara disse...

Lamentável o q vi hoje!

Não conheço o trabalho do Silas. Só sei q ele tá f..... Estamos no meio de uma maratona de jogos e não vai dar pra mudar muita coisa.

Pra mim Renato, Correa, Jean e Val Baiano devem sair. Para o lugar deles temos, Kleberson, Toró(Maldonado), David, Deivid(Lendro Amaral).

Lomba foi o destaque do Flamengo. Pegou penalt e não teve culpa nos gols!

Estamos a 4 posições da zona. Os próximos 3 jogos são contra Cruzeiro, Santos e São Paulo.

A coisa ta feia!

Marcos Monnerat disse...

A culpa da derrota de hoje foi do Val Baiano. Atacante, centro-avante, não pode perder dois gols como os que ele perdeu hoje. O futebol castiga esse tipo de coisa.

O Fla recuou (ou o Guarani foi pra cima) no segundo tempo, mais pra parte final do jogo, o que é até natural. Não criou chances de gol, mas passou a ficar com a bola no campo de ataque. Aí, o Val Baiano perdeu dois gols feitos que fizeram com que os deuses do futebol punissem o Fla.

Acho que pra trazer atacante meia boca como ele e o Borja era melhor dar mais moral para Paulo Sérgio e Diego Maurício, que são crias da Gávea e mais baratos. Pro V. Pacheco não. Esse já teve chances demais e já mostrou que é uma merda.

O Juan acertou apenas um lance durante todo o jogo, o da cabeçada bizonha do Val Baiano. Ele tem o grande defeito de saber se movimentar para receber as bolas. No caso dele é defeito isso, porque ele nunca consegue dar sequência a elas. NUNCA!!!

Chega de Juan!!!

Unknown disse...

Não vi o jogo mas pelos comentários os problemas foram os mesmos...

Até quando vão continuar a usar o Val GORDANI??? Esse cara tem que ter o contrato rescindido...

Quanto ao Silas...aqui no Grêmio ele não tinha respeito no grupo, treinava uma situação e jogava com outro esquema...enfim...saiu muito mal mesmo aqui do Grêmio.

Estamos rumo a 2a...

Bosco Ferreira disse...

Pelo menos descobrimos que o Marcelo é realmente um goleiro que merece uma oportunidade para se afirmar como titular e ídolo.

vovó luiza,maximinizada disse...

sou flamenguista desde que estava na barriga de uma pó de arroz, poxa esse val baiano parece que ganha pra perder gols no flamengo!ñ acerta um, se o nosso tecnico de goleiros for bom mesmo o marcelo lomba, vai seguir os passos de nosso saudoso BRUNO, vamos torcer para que o nosso flamengo melhore e ñ nos dê a triztesa de ir para a segundona, até porque é o unico carioca que ainda ñ desceu! saudações rubro negras!

Edkallenn disse...

Acho estranhíssimo a falta de preparo físico do time do Flamengo. Foi evidente que nos 15 minutos finais o time estava pregadaço. Isso não tem sido comum no Flamengo nos últimos anos, pelo contrário.
A troca política do preparador físico foi um absurdo que não combina com o discurso desta diretoria (por enquanto, em minha análise, ainda patética - ela chamou o Zico apenas para não ser fritada em seus primeiros meses).
Volta do antigo preparador físico JÁ!!!!