O Fluminense 2010 começa a parecer um São Paulo 2008 - melhorado

De novo, o Fluminense venceu lembrando o São Paulo dos tempos de Muricy: muito perrengue, mas com uma defesa sólida pra suportar e competência pra fazer seu golzinho ou num contra-ataque ou numa bola parada. Mas este Fluminense tem vantagens sobre aquele São Paulo: mais talento e uma torcida que, carente de títulos, está comprando a ideia desde cedo na campanha. O clima no estádio é favorável e a tendência é a média de público tricolor subir.

Gosto mesmo menos do Fluminense com o esquema de três zagueiros que Muricy adotou a partir da última rodada. Com ele, o time tem dificuldades para marcar no meio-campo, pois Diguinho tem que tomar conta de uma faixa grande demais do campo. Diogo fica plantado bem atrás, Conca joga avançado sem marcar, e Diguinho que se vire.

O Cruzeiro fez um primeiro tempo bem interessante. Jogou no 4-2-3-1, com Éverton e Thiago Ribeiro jogando como meias-atacantes abertos, Wellington Silva de centro-avante e Gilberto como armador centralizado. Um dos grandes azares do time foi justamente a contusão de Gilberto, que vinha jogando muito bem. Mas o time jogou sempre em velocidade, aproveitou o espaço no meio-campo do Fluminense e criou chances. Fernando Henrique teve que trabalhar. O Fluminense até teve também mais de uma chance de abrir o placar e o primeiro tempo foi bem divertido de se ver.

O início do segundo tempo - que acabou sendo bem pior que o primeiro - até seguiu sendo do Cruzeiro. Só que o Fluminense acabou conseguindo seu gol num escanteio e pôde jogar recuado, como fez contra o Santos - e com todo mundo voltando mais, o time consegue se compactar como não é possível quando tem a obrigação de atacar. E Cuca facilitou a vida do Fluminense com uma substituição desastrosa: para deixar o time mais ofensivo, tirou o volante Fabrício e colocou o horroroso atacante Robert. Não ganhou nada na frente (Robert matou o time, errando todos os seus lances) e perdeu a superioridade que tinha no meio-campo. Com o Fluminense tão recuado, fez ainda mais falta ter o armador que perdeu com a contusão de Gilberto.

Fico curioso pra saber como Cuca vai armar este time quando tiver à disposição Gilberto, Roger e Montillo. Mas o time tem potencial pra ir bem no campeonato., com uma bons zagueiros, laterais e volantes. Talvez falte mais gente para o ataque, pois Wellington Paulista não é essas coisas e não há nenhuma opção no banco.

E o Fluminense, como contra o Santos, pareceu não jogar bem a maior parte do tempo - mas também nunca se desesperou e acabou vencendo. É o tipo de coisa que, pra maioria dos times, parece não se sustentar. Mas Muricy já foi campeão assim, e desta vez tem material nas mãos pra fazer melhor.

2 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Fica a dúvida técnico ganha mesmo jogo? Acho que é muito relativo. Aliás em futebol tudo é muito relativo.

Conheço um engenheiro civil apaixonado por futebol que diz:

"Um time razoavel ganha jogos, uma diretoria bôa ganha campeonatos".

Muito parecido com o Flôr de laranjeira atual.

Alan disse...

Bem, acho que nunca vamos saber até onde o Flu iria com o Muricy. O cara agora é seleção (péssima escolha, na minha opinião)