No Flamengo, vem aí Cristian Borja. Quem?

O anúncio ainda não foi feito oficialmente pelo Flamengo, mas a diretoria do Caxias, ex-clube do jogador, já confirma: o colombiano Cristian Borja é o novo reforço para o ataque rubro-negro. E quem diabos seria Cristian Borja?

"Já vinha sendo observado há tempos por Rogério Lourenço", é o que dizem as notícias. Não sei se o treinador realmente andou assistindo a partidas do Gauchão deste ano, mas ele vem recomendado pelos oito gols que fez na competição, na qual seu time foi o "campeão do interior" e perdeu uma única partida. E também pelo vídeo abaixo, que já andou rolando no Twitter, com seus gols pelo time gaúcho. E ao menos de DVD ele é bom: há vários gols bastante bonitos na coletânea.



Nos últimos, vocês podem reparar, Borja está com a camisa do Inter. Ele chegou ao clube gaúcho em 2006, com 18 anos, recomendado por seu primo Renteria, que na época fazia sucesso por lá. Mas passou mais tempo no Inter B (no qual formava ataque com o nigeriano Abubakar, que depois foi parar no Vasco), não foi bem o bastante para ser bem aproveitado no time principal e acabou deixando o clube em 2008, rumo ao Mogi-Mirim.

Lá disputou a série A2 do Campeonato Paulista, e seu time acabou conseguindo acesso à elite de São Paulo. O técnico era o ex-zagueiro Argel, que em seguida foi para o Guaratinguetá - e levou junto o colombiano. A equipe disputou no mesmo ano a Série C do Campeonato Brasileiro, chegando à terceira fase e terminando na nona posição.

A permanência de Cristian Borja no Guaratinguetá para o Paulistão 2009 chegou a ser anunciada, mas Argel acabou deixando o clube rumo ao Caxias e, novamente, levou o atacante com ele. No clube gaúcho, fez 5 gols no Estadual de 2009 e apenas 1 na Série C do Brasileiro, na qual o time quase conseguiu o acesso para a Série B - deixou escapar a chance ao empatar em casa com o Guaratinguetá na partida decisiva. E neste ano viveu seu melhor momento desde que chegou ao Brasil.


* * * * * * * * * * *

Apesar de seus 8 gols no Campeonato Gaúcho deste ano, o nome de Cristian Borja não diz nada ao pessoal do Sul que andei sondando, pra ver se alguém lembrava dele por lá. Torcedores do Grêmio não têm nenhuma lembrança, torcedores do Inter não se recordam dele na passagem por lá - apenas um me disse lembrar do belo gol que ele marcou em cima do colorado no Beira-Rio, em um jogo em que o Caxias foi goleado por 8x1, em 2009 (está no vídeo lá em cima). Em 2010, me conta o Rodrigo do blog Vamo Vamo Inter, o Caxias bateu o Inter - mas o destaque do jogo foi outro atacante, Éverton, que acabou sendo contratado pelos colorados meses depois. Tanto Éverton quanto Borja estiveram indicados na eleição de melhor atacante do campeonato.

Cristian Borja nasceu em 1/1/1988, tem 1,83m e 79kg. É descrito como um jogador "de estilo guerreiro e rompedor", que vem de trás e finaliza bem. Obviamente, é uma aposta, e não jogador pra chegar e ser titular - mas, se a burocracia for resolvida logo, deve ter chances de mostrar serviço nestes primeiros jogos pós-Copa, na base do "não tem tu, vai tu mesmo".

11 comentários:

Lussianno disse...

Vou escrever aqui o que acabei de colocar no twitter:

Pelas imagens vê-se 2 coisas desse colombiano q o Fla contratou:1°Bate forte.2°Não é burro/afoito.Por vezes teve calma pra concluir o lance.

Resta saber agora que se não vai carregar toneladas quando vestir o Manto

Lussianno disse...

Outra coisa, como foi dito no texto, os grandes lá do RS não o conhecem. Logo é de se imaginar que não apresentou tanta coisa por lá apesar dos gols bonitos do "DVD".

Mais uma aposta. E o Fla tá ficando cheio delas aliás...

Saulo disse...

Percebi (pelo video) que ele é aquele típico atacante raçudo que divide, briga com o zagueiro até ter uma chance de chutar. E chuta até bem. Não me parece ter porte nem habilidade pra ser um novo Adriano, mas esse estilo brigador talvez torne ele num novo Obina, no sentido de ganhar o carinho da torcida. Se realmente o Love ficar e o Flamengo trazer mais um atacante rápido, terá sido uma boa aposta.

Bosco Ferreira disse...

Temos que nos acostumar a apostar. Nem sempre se ganha em apostas mas em tempos magros não custa nada.

Cadê a grana para contratar?

Tomara que não seja um Obina.

Fernando Almenara disse...

Vamos esperar pra ver o que acontece.
Pelo menos é um cara novo.

Se o Flamengo comprar 60% dos direitos do David ele vai ter 3 jovens zagueiros com potencial. E isso reforça a base do time, evitando que aconteça o que aconteceu com nosso ataque esse ano.

Unknown disse...

Parabéns pelo post xará! Apenas ressalto que em DVD até eu sou craque e faço golaços.

É MUITO estranho Grêmio e Internacional não terem se interessado por ele. Geralmente, digo GERALMENTE, qualquer destaque do gauchão é contratado imediatamente pelos 2. Até o Sandro Sotille (óbvio que ningué maí no RJ conhece) já foi contratado pelo Inter, com 30 anos, quando foi artilheiro do estadual. O mesmo aconteceu com o Gustavo Papa quando foi pelo Glória de Vacaria.

Concluindo: Atacante jovem, marcando gols no gauchão que não vai pra dupla Gre-nal não inspira muita esperança.

Vamos torcer e como diz um famoso comentarista da rádio band AM daqui: OREMOS !!!

oPerna disse...

e ai André, pronto para mais essa???

SRN

Bosco Ferreira disse...

Nem sempre os clubes grandes tem olhos para jogadores de time de pequeno investimento.

Eles preferem confiar nas ofertas dos empresários.

Os tempos de vaca magra aumentam a necessidade de sair atrás de ofertas usando os próprios olhos.

Empresários e clubes sem dinheiro ou que não fazem negociatas nunca se cheiram.

Pelos gols que eu ví, ele tem muito mais cintura que o Obina, Bruno Mezenga e do que o Denis Marques.

André Monnerat disse...

Só pra concordar com meu xará: em DVD, eu também pareço um craque. Tem que ver esse cara jogando, e não acho que o histórico dele seja muito animador.

Mas ao menos é jovem e o vídeo é bom. Lembro do Fernandão, que veio do América acho que ano retrasado, e tinha um vídeo de melhores momentos no YouTube, montado pelo empresário, que era bizarro...

Léo Inácio disse...

Eu sou torcedor do Caxias, esses caras do Grêmio e do Inter não enxergam mais que o umbigo deles.
O cara tem futuro, se derem oportunidade ele se encaixa no time, é guerreiro, não tem bola perdida pra ele. Vocês podem ver que alguns gols ele vai trombando com os zagueiros mas não perde a bola. Acho que tem futuro aí no Rio!

Unknown disse...

Essa eu tenho que comentar: Apareceu um torcedor do Caxias no blog do André !!! Isso é que é sucesso. Mesmo morando aqui em Porto Alegre é o primeiro Caxiense que eu conheço. Espero que esteja certo.

Aproveito para lembrá-lo do time do 15 de Campo Bom que teve vários jogadores passando por Grêmio e Inter (Dauri, Rudinei...) e jamais deram certo.

Esse é o meu temor mas OREMOS para que o "grande craque de DVD colombiano" Borja vá bem no Mengão...

Depois do "colecionador de ossos" precisamos de um pouco de sorte esse ano...tá foda...