Sem Maracanã

Ainda não foi divulgado o balanço patrimonial do Flamengo de 2009. Em 2008, a receita do Flamengo com a bilheteria de seus jogos ficou em R$21 milhões. Entre todas as fontes de renda do futebol, ficou atrás apenas do que se arrecadou com direitos de TV e venda de jogadores (R$27 milhões cada). Em 2009, deve ter sido a segunda maior fonte de dinheiro do clube.


Como se vê, o dinheiro que ganha vendendo ingressos para seus jogos tem um peso decisivo no orçamento do Flamengo. Mesmo assim, e sabendo já há anos que o momento do Maracanã fechar as portas chegaria, o Flamengo não conseguiu se planejar para saber onde jogará enquanto o estádio estiver fechado. E isso acontecerá pelos próximos dois anos.

Já se falou em algumas opções, mas eu sempre acreditei que o Flamengo acabaria mesmo mandando seus jogos no Engenhão. No momento, no entanto, parece que estão falando em variar os estádios e levar partidas para Volta Redonda, Uberlândia ou sei lá mais onde. Mas tudo ainda pode mudar - vai ver até ainda vão dar um jeito de adiar o inevitável mais alguns meses, vai saber.

Fato é que serão anos tristes, sem Maracanã. E é provável que isso comece já na próxima rodada do Brasileiro.

Hoje é dia de se despedir. Estarei lá.

3 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Você que está perto dos formadores de opinião pense nesse meu comentário e deixe para mim a sua opinião.

Não seria a hora do Flamengo começar a investir na nação?

Marcando jogos para aumentar, homenagear, e agradecer sua torcida no Nordeste brasileiro?

Com a possivel inclusão de times nordestinos no brasileirão série A, supõe-se que a longo prazo clubes do sudeste percam torcedores para clubes da serie A nordestinos.

Ou pelo menos arrefeça essa paixão.

Para mim essa providencia já deveria ter sido pensada, e agora com esse problema poderiam agir.

Estive em Teresina no dia da final com o Grêmio, Teresina é a cidade mais rubronegra do mundo. Acho que só o Rio de Janeiro ganha.

Alem do mais tem o Estádio Gov. Alberto Silva, moderno, recentemente reformado, com capacidade para sessenta mil pagantes, com amplo e confortavel estacionamento.

Teresina tem bons hoteis de cinco estrela e um milhão de cidadãos rubronegros, alguns nunca viram de perto o seu time.

Já pensou a venda de camisas e produtos oficiais na semana que antecederá o jogo?

E após o jogo quantas crianças levadas ao estádio se tornarão cidadãos rubronegros?

André Monnerat disse...

Bosco, eu sou a favor do Flamengo levar jogos seus para outras praças, e transformar isso em eventos - com ações com os patrocinadores, estímulo ao Cidadão Rubro-Negro e tudo o mais. O Flamengo é um clube nacional e precisa saber usar isso.

Só não sou a favor disso ser a regra. Sem o Maracanã, o clube tem que encontrar outra casa aqui no Rio mesmo - nem pra Volta Redonda eu sou a favor de levar os jogos. Fazer o time viajar em todos os jogos, mesmo quando é mandante, causa um prejuízo técnico muito grande. Isso já foi visto antes, o time perde muito.

Eu pensaria em dois ou três jogos no ano fora do Rio, e pensados de acordo com a tabela. Por exemplo: se o time jogar em Recife numa rodada, a anterior ou a próxima pode ser em outra capital próxima no Nordeste, mantendo o time por lá, pra evitar o desgaste.

Marcos Monnerat disse...

Eu acho que colocar o Flamengo jogando fora do Rio em todas ou, pelo menos, grande parte dos jogos que tem como mandante uma grande bobagem. Tecnicamente o time perde muito e, se fizer isso, pode esquecer qualquer chance de ganhar o título ou, pelo menos uma vaga na Libertadores.

Sempre digo que mais importante do que ter a torcida do lado, o jogo em casa tem a vantagem de o time não precisar passar por uma viagem cansativa antes de entrar em campo.

Eu, inclusive, se fosse para tirar o time do Rio nos jogos como mandante, já tentaria um local para treinamentos nessa outra cidade e mudaria a sede do time para a temporada toda... Tecnicamente seria muito melhor para o time.