O que esperar das quartas-de-final da Copa

São dois jogaços, outro com um favorito destacado pra todo mundo e um quarto que muitos enxergam como equilibrado. Copa do Mundo, amigo! Haaaja coração!


Temos dois times disputando vaga na semifinal com campanhas, na verdade, fracas. Tanto Gana quanto o Paraguai venceram apenas uma partida até agora e, mesmo assim, conseguiram se colocar entre as oito primeiras colocadas da Copa do Mundo. O Paraguai chegou a empatar com a Nova Zelândia e vem mostrando, para um time que disputou as Eliminatórias sempre com um esquema ofensivo, um ataque totalmente  improdutivo; e Gana, que não conseguiu vencer a Austrália mesmo jogando com um a mais quase todo o tempo, fez metade de seus quatro gols de pênalti - os outros dois foram em falhas feias da defesa dos Estados Unidos.

Nas oitavas, Gana decidiu a classificação aproveitando as duas chances que teve em todo o jogo, enquanto os americanos perderam diversas chances claras. Já o Paraguai dominou toda a posse de bola contra o Japão, mas também quase não criou lances de perigo em um dos jogos mais chatos de toda a Copa.

Futebol é futebol e ambos podem se classificar para as semifinais - vai saber. Mas vejo tanto Espanha quanto Uruguai como grandes favoritos.


* * * * * * * * * * *

Meu bolão já foi praticamente pro espaço. Metade disso se deve à eliminação dos Estados Unidos - graças às falhas defensivas que eu já temia ao fim da primeira fase e também à total falta de jeito de seus jogadores para fazer gol, algo que também já havia aparecido nas partidas anteriores e foi decisivo contra Gana. A outra metade de meu fracasso fica por conta da Inglaterra.

Todo mundo já falou do inacreditável gol anulado inglês, que realmente poderia ter mudado a história do jogo. Mas a verdade é que, até o primeiro gol da Inglaterra, a Alemanha já dava pinta de que golearia. Os ingleses foram pra cima no segundo tempo, Gerrard esteve bem e eles até poderiam ter feito um ou dois gols, mas a Alemanha foi claramente superior em 95% da partida - e isso porque os ingleses fizeram seu melhor jogo na Copa, o que já mostra como foram uma decepção.

É uma lição que eu aprendi para os próximos bolões: se um país tem seu campeão nacional formado 100% por estrangeiros, não dá pra confiar em sua seleção. É uma observação que valeu nesta Copa tanto para a Inglaterra quanto para a Itália.



* * * * * * * * * * *

Itália e Inglaterra, no entanto, perdem o título de maior fiasco de um time nesta Copa para a imbatível França.

Mas falando em jogadores individualmente, fico na dúvida: Rooney ou Cristiano Ronaldo? Não sei dizer qual dos dois foi pior.



* * * * * * * * * * *

Alemanha x Argentina é um jogaço, um confronto daqueles que justifica toda a expectativa por uma Copa do Mundo. Minha aposta é na Alemanha, que me parece funcionar bem melhor como time e tem vários bons jogadores - como Muller, Özil e Schweinsteiger. E Klose tem sido o centroavante eficiente que tem feito falta em muitas seleções por aí.

Da Argentina, gostei mais da estreia contra a Nigéria (apesar do modesto 1x0) do que de todos os outros jogos, incluindo este último contra o México, que achei o pior de todos - independente do bizarro gol em impedimento de Tevez. É um time imprevisível, com jogadores que podem decidir a seu favor mesmo que o time esteja pior que o adversário - e com pontos fracos que podem colocar tudo a perder mesmo que o time esteja dominando a partida, embora parte disso tenha até se resolvido com a barração de Jonas Gutierrez. As chances argentinas aumentarão se os quase-golaços de Messi - devem ter havido uns dois ou três por jogo - começarem a entrar.


* * * * * * * * * * *

E tem Brasil x Holanda, claro. 

3 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Cristiano Ronaldo? Como a mídia fabrica ídolos.

Cadê os gols do Messi?

Se não fosse o gol irregular e aquela pixotada do zagueiro mexicano acho que a Argentina tinha se aperreado e sido engolida pelo México.

Murdock disse...

André, só pra corrigir que Gana ganhou da Sérvia na primeira rodada e dos EUA nas oitavas, mesmo que tenha sido na prorrogação.

Mas eu ainda acho que vão dar essa copa pra Argentina... infelizmente.

André Monnerat disse...

Murdock, o que escrevi é que tanto Gana quanto Paraguai só ganharam um jogo cada - estava contando esse da Sérvia.

Dos EUA, como você disse, foi na prorrogação. Pra estatística, foi empate.