E a tal da coerência?

A convocação de Dunga para a Copa do Mundo não teve nenhuma surpresa - e, mesmo assim, foi diferente do que eu esperava. Eu realmente não acreditava que ele levaria uma Seleção com apenas um armador, ainda por cima com problemas para estar em forma. Mas foi o que ele fez, em nome da coerência.


Achava uma fantasia completa a ideia de que ele poderia convocar um Ganso da vida, de última hora. Meu palpite, na época, é que ele levaria Ronaldinho Gaúcho, tantas vezes convocado ao longo de seu trabalho. Não fugiria tanto do discurso do "grupo formado" e ele teria lá uma opção a mais de criatividade pra usar. Se não fosse ele, Dunga escolheria algum outro - um Diego da vida -, mas levaria alguém.

Mas não aconteceu. E, perguntado sobre Ronaldinho, Dunga se saiu com essa: "ele é atacante, e não meia. Disputava vaga no ataque, mas nós temos outras opções que se saíram melhor".

Pois bem. Ontem, com o time vencendo por 2x0, Dunga viu que poderia colocar em prática alguns testes, para deixar o time mais criativo. Kaká estava mal, isso era óbvio para todo mundo, e a Seleção sentia isso. E qual foi a opção do treinador para substituir o seu único meia criativo, em caso de necessidade?

Substituí-lo pelo atacante Nilmar, recuando o atacante Robinho para a meia. E assim a justificativa usada para não levar Ronaldinho foi pro espaço.

E a tal da coerência, como é que fica?


* * * * * * * * * * * * * *

Fato é que a convocação foi aquela, o elenco é este, não adianta ficar pensando em quem poderia ter ido e não foi. Dunga, com um pouco de atraso, deve estar se tocando que está faltando um meia lá, ou não teria começado a fazer este tipo de experiência agora. E assim, as opções mais pedidas para melhorar a criação do meio-campo da Seleção Brasileira é uma troca de um volante por outro, ou a improvisação de um lateral na meia. Parece pouco.

A troca de um ou outro nome pode ajudar. Mas o que o Brasil mais precisa é aprender a se deslocar, a trocar passes com mais velocidade, ter mais jogadores ultrapassando pra receber e surpreender a defesa adversária - como fizeram em seus gols Maicon e Elano (que, aliás, teria mais chances de repetir aquele tipo de lance se pudesse se colocar mais atrás, como volante que pode avançar de surpresa, e não como o armador que ele não é). A Seleção pode até ir à final desse jeito ("achando" um gol primeiro, pra depois se aproveitar dos espaços que aparecerão para seu contra-ataque, que é muito bom); mas se Dunga quiser que seu time tenha um pouco mais de opções para conseguir furar as retrancas que ainda aparecerão, é este tipo de movimentação que ele tem que trabalhar em seus treinos secretos.



* * * * * * * * * * * * * *

Todo mundo já se tocou que, com o empate no outro jogo do grupo, um empate contra a Costa do Marfim deixaria a situação complicadaça até pra se classificar pras oitavas, certo? Com certeza, Dunga também.

6 comentários:

Murdock disse...

Não acho que a situação fique tão complicada com um empate no próximo jogo. É só ganhar de Portugal depois que vamos a 7 pontos e mesmo com goleadas contra a Coréia, passamos. Mesmo perder para Costa do Marfim não torna tudo impossível. Se ganharmos mais um jogo estamos dentro. E alguém acha que a Coréia não vai se fechar do mesmo jeito nos próximos jogos? Portugal e Costa do Marfim não tem goleada garantida ali não.

Bosco Ferreira disse...

Futebol não pode ser tão coerente. Um bom treinador tem que ser imprevisivel. A coerencia não pode atropelar os fatos. Perco a copa mas conservo a minha coerência. Tolice. A coisa não está tão simples assim. A classificação eu tenho quase certeza mas daí pra frente a coisa não está facil. Do jeito que as seleções estão jogando há sim a necessidade de alguem que surpreenda com o talento. O Kaka está mau.

Unknown disse...

Com 5 pontos classificamos. Mas o time do Brasil não é bom e todos sabíamos disto. Vide o jogo contra a Bolíva no engenhão. Concordo com os que acham que a Coréia vai complicar para os outros também.

Juan disse...

O Brasil não fez saldo no jogo de ontem. Em caso de empate contra a Costa do Marfim, e de vitória portuguesa sobre os coreanos por dois gols, pode acontecer de Portugal entra com o empate nas mãos - e do Brasil ter que ficar de ouvido no radinho no outro jogo: Costa do Marfim x Coreia. Um empate domingo pode ser péssimo negócio.

Bosco Ferreira disse...

É REVOLTANTE saber que esses dirigentes fizeram isso com o Flamengo e mais revoltante ainda é dá-lhes o direito democrático de defesa, que eles não deram ao clube e a nação, tendo o direito de verem publicados no FLAMENGONET determinadas cartas criticando a atual diretoria e ainda responsabilizando-a pela perda da taças das bolinhas, quando agora sabemos que esse processo durou anos, e o CRF foi intimados diversas vezes para defender-se e se omitiu. Até mesmo depois de proferida a sentença o CRF teria cinco anos para recorrer e nunca moveu uma palha. O FLAMENGONET precisa respeitar mais a nação ignorando esses nossos inimigos que certamente nesse momento se organizam como fogo de munturo para acabar com o Zico. Certamente ainda encherão o FLAMENGONET de cartas cheia de falácias para confundir a nação.

BRAVO PELO POSTE.

NUNCA ESQUEÇA ESSE ASSUNTO QUANDO ELES VOLTAREM COM SUAS PEFÍDIAS TRAIÇOEIRAS CONTRA A NAÇÃO. http://www.butecodoflamengo.com/2010/06/o-processo-judicial-da-taca-das.html

Bosco Ferreira disse...

O PROCESSO JUDICIAL DA TAÇA DAS BOLINHAS.

http://www.butecodoflamengo.com/2010/06/o-processo-judicial-da-taca-das.html

Se não deram a nação de 40 milhões de rubronegros o direto democrático de defesa, por que o FLAMEMGONET sempre dá voz a eles em nome da "democracia", essa mesma democracia que eles não reconheceram para o CRF nesse processo.

Advogado só faz o que o patrão manda.

Uma coisa é perder uma ação na justiça. Outra coisa é entregar o nosso direito conquistado em campo de graça sem se defender.

Isto se chama traição e esses dirigentes todos deveriam ser banidos do quadro social, esquecidos e seus nomes proibidos de serem pronunciados.

Eles em breve voltarão ao FLAMENGONET com mais cartas venenosas para destruirem o Zico. Qual é a proposta do FLAMENGONET?

É por isso que eles não querem o sócio torcedor com direito a voto porque o FLAMENGO ESTÁ ENTREGUE HOJE A 2.342 eleitores, uma família, que já não são mais todos rubronegros.

Muitos são sócios porque herdaram as ações.

Isso todo mundo já sabe.