Copa do Mundo 2010 - Oitavas-de-final - Brasil 3 x 0 Chile

Como era previsível, o Brasil passou de forma tranquila pelo Chile. E conseguiu isso repetindo uma de suas maiores qualidades e diferenciais nesta Copa até aqui: o alto aproveitamento das chances que cria. Ao contrário de muito time por aí, o Brasil perde poucos gols, e com isso torna seus jogos mais tranquilos.

Em todos os confrontos com o Brasil desde que El Loco Bielsa assumiu, o Chile jogou tentando tomar a iniciativa e ir pra cima de seu adversário mais forte. Esta postura de seu treinador é ousada, é elogiável e levou o Chile a resultados que nunca alcançou em sua história - mas, contra o Brasil, nunca deu certo: eles simplesmente perderam feio todos os jogos em que entraram assim contra a nossa Seleção.

Ontem, tentaram de novo. E até começaram controlando o jogo, nos primeiros 5 ou 10 minutos. Mas quando Juan fez de cabeça o primeiro gol brasileiro - numa jogada que tem toda a pinta de ser trabalhada por Dunga nos treinos -, a posse de bola já não era mais deles. E poucos minutos depois, no primeiro contra-ataque após ter aberto o placar, o Brasil fez 2x0 - em jogada que vale destacar o passe de Kaká: parece uma jogada fácil, mas se ele não dá o toque de primeira, Luis Fabiano teria entrado impedido. E assim o primeiro tempo acabou com o Brasil tendo feito dois gols em três chances criadas - jogo resolvido.

No segundo tempo, o Chile tentou atacar, ameaçou em dois ou três chutes perigosos da meia-lua, conseguiu ainda uma bela oportunidade com Suazo girando em cima de Lúcio dentro da área - mas quem fez o gol, em sua primeira chance real, foi o Brasil. Não deu pra pensar na possibilidade de uma reação chilena em momento nenhum.

E a verdade é que, em toda a Copa, só houve um momento em que o Brasil pareceu não ter o controle da partida: o início do segundo tempo contra Portugal. Fora isso, mesmo quando foi atacado (aconteceu pouco), mesmo quando não conseguia criar chances (aconteceu muito), a Seleção nunca pareceu correr qualquer risco. Com a bola rolando, ainda não deu pra imaginar muito este time perdendo um jogo. Vamos ver se vai continuar sendo assim no próximo jogo, em que jogará contra aquele que é, de longe, o adversário mais forte até agora.


* * * * * * * * * * * *

Essas escolhas da FIFA dos melhores jogadores de cada partida já estão virando piada. Robinho ontem fez o terceiro gol e até participou do contra-ataque do segundo, mas fora isso produziu muito pouco e não merecia, nem de perto, ser o escolhido.

Lúcio foi muito bem, assim como Gilberto Silva e Ramires - minha escolha ficaria entre os três. E deu pra se animar com a atuação de Kaká, que não foi brilhante, não produziu muitos lances, mas já pareceu se movimentar e carregar a bola com muito mais naturalidade do que nos dois primeiros jogos.




29/6/2010 - 15h30 (horário de Brasília) - Brasil 3 x 0 Chile
Estádio Ellis Park (Joanesburgo - África do Sul)

Árbitro: Howard Webb (ING).
Assistentes: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING).
Cartões amarelos: Kaká, Ramires (Brasil); Vidal, Fuentes, Millar (Chile).

Gols: Juan, aos 34, e Luis Fabiano, aos 37 minutos do primeiro tempo; Robinho, aos 14 minutos do segundo tempo.

Brasil: Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves e Kaká (35%27/2ºT - Kleberson); Robinho (39%27/2ºT - Gilberto) e Luís Fabiano (30%27/2ºT - Nilmar). Técnico: Dunga

Chile: Bravo, Isla (17%27/2ºT - Millar), Contreras (Intervalo - Tello), Jara e Fuentes; Vidal, Carmona e Beausejour; Sánchez, Mark González (Intervalo - Valdivia) e Suazo. Técnico: Marcelo Bielsa

2 comentários:

Marcos André Lessa disse...

André, a eelição do melhor jogador da partida é feita pela internet, via site da Fifa. Ou seja, sem critério nenhum, qq pessoa pode votar.

=Beto= disse...

ESSA ELEIÇÃO DE MELHOR JOGADOR É RIDICULA MESMO...

No jogo contra Portugal achei o Lucio o melhor em campo, apagou o CR e foi o unico a criar (ou tentar) alguma jogada de ataque.

Nesse contra o Chile achei que o Juan foi nota 10. Não jogou bem nos outros jogos, parecia estar nervoso (um pouco culpa do Lucio que fica subindo direto). Mas nesse jogo, depois de fazer o gol, ele ganhou confiança e foi perfeito.