Este sábado tem final para o Flamengo

Vai começar a final da Liga Nacional de Basquete. Pela terceira vez seguida, Flamengo e Universo se enfrentarão pelo título - nas duas anteriores, deu Flamengo. E ir à HSBC Arena para assistir a esta primeira partida do confronto - sábado, 16h -, pra quem gosta do jogo, é um programão.


No ano passado, fui conhecer o ginásio exatamente nas finais do Brasileiro de basquete. Usando a camisa da FlaBasquete, que na época dava direito a desconto no ingresso (pena que a promoção acabou), pude conferir que a arena nunca ficou realmente pronta pelo lado de fora (as bilheterias e a rampa de acesso tinham jeitão de provisórias, mesmo dois anos depois do Pan para o qual ele foi construído), mas é bem bacana por dentro.

Com casa cheia e torcida inflamada empurrando o Flamengo para o título, pude ver o jogo num ótimo clima, com conforto e ao lado de meus filhos (então com 6 e 8 anos de idade). Boa visão da quadra, pizza quentinha comprada com tranquilidade durante a partida, entrada e saída fáceis. Meu irmão, que já assistiu a jogo da NBA no ginásio, comentou empolgado no momento que a sensação de assistir ao Flamengo ali estava bem parecida com a que teve nos EUA. Pode ser que ele tenha exagerado, mas Flamengo é Flamengo, sabe como é. Era engraçado ainda o "entretenimento" do intervalo com Carlinhos de Jesus. Um dia eles acertam.

Na empolgação pelos belos públicos de cerca de 15 mil pessoas naquelas finais, o Flamengo acertou acordo para mandar todos os seus jogos este ano por lá. Mas como o ginásio é longe pra boa parte do público, não é bem servido de transporte público e os horários dos jogos normalmente foram impróprios, a maioria das partidas aconteceu com pouca gente assistindo - pelo que li, o maior público foi no jogo contra o Minas, na Sexta-Feira Santa, em que boa parte dos setores realmente ficou cheio.

Mas neste Flamengo x Universo, a promessa é de novamente casa cheia. Infelizmente, não poderei repetir desta vez a experiência do ano passado, por outro compromisso impossível de se faltar. Quem sabe num possível quarto jogo?

* * * * * * * * *

Pra não dizer que tudo são flores: com muita gente chegando ao mesmo tempo, e a grande maioria de carro, rola um perrengue de fila de estacionamento. No ano passado, conseguimos escapar disso parando em um dos shoppingzinhos próximos ao ginásio. Fica a dica.



* * * * * * * * * 

A campanha do Flamengo este ano não foi tão avassaladora quanto a do ano passado, mas também foi muito boa. No entanto, o Universo subiu de produção, fez a melhor campanha da primeira fase e chega mais forte para a decisão de 2010. Coletivamente, realmente acredito até que tenham um time melhor do que o Flamengo.

Mas os rubro-negros tiveram um desempenho bastante animador na série contra Franca e tem toda chance de chegar ao tri. Vai depender muito do time conseguir manter um ritmo intenso na defesa e, no ataque, ter seus jogadores em dias inspirados nos arremessos - trata-se de um time que depende muito dos chutes de fora, e quando a bola não está caindo com tanta facilidade a coisa fica muito complicada. É claro que pesa muito na hora de decidir ter Marcelinho do seu lado, um cara que sabe assumir a responsabilidade.

4 comentários:

Ninho da Nação disse...

Quarto jogo confirmado, quem sabe não ganhamos uma lá em Brasília pra fazer a decisão na Arena.

Tbm estava naquela final, foi emocionante, parece outro país realmente!

Viu o jogo hoje?

Hélio jogou muito, deu o tracional apagão no terceiro quarto, mas soube controlar no último e vencer.

O comentário de todos é como o Flamengo melhorou sua defesa de maneira absurda.

Vamos Mengão!!

André Monnerat disse...

Não vi o jogo.
Hoje foi o incrível dia em que, além deste jogo do Flamengo, eu tinha nada menos que TRÊS casamentos. Tudo no mesmo horário.

Tive que escolher uma coisa só...

André Monnerat disse...

E não tem quarto jogo confirmado não. O Flamengo pode ainda ganhar as duas próximas! :)

André Amaral disse...

Que beleza...rsssss

É verdade, o Fla pode liquidar a série lá..