O Flamengo para o jogo de hoje - e também para os próximos


Adriano não joga hoje, contra o Grêmio Prudente. Alegou dores na coxa e, por isso está fora do jogo. Com isso, pode ser que o Imperador tenha apenas mais dois jogos com a camisa do Flamengo - desde que se recupere das tais dores, claro: seriam o Fla-Flu de quarta-feira e o jogo contra o Grêmio, dia 29.
Pouca gente está se dando conta, mas o contrato de Adriano encerra-se no dia 30 e, depois disso,o Flamengo ainda jogará mais duas partidas antes da paralização para a Copa do Mundo. Como uma possível renovação vai ficar mesmo só pra depois (como tanta coisa tem ficado...), nestas duas rodadas nós já sabemos que Adriano não jogará. Portanto, pela escolha de Rogério para a partida desta tarde, Bruno Mezenga será o titular em três destes cinco jogos que o Flamengo tem pela frente até o dia 5 de junho.

Não se sabe qual será o Flamengo pós-Copa, e a diretoria tem mesmo que se preocupar em montar este time que disputará a maior parte do campeonato. Mas achar que o campeonato só começará pra valer em julho é um grande erro; os jogos que estão acontecendo agora valem os mesmos três pontos que os de outubro ou novembro - inclusive este de hoje. Quatro destas cinco partidas serão em casa, o que daria a chance deste Flamengo deixar o novo Flamengo que vem por aí em boas condições para disputar o resto do campeonato na parte de cima da tabela.



* * * * * * * * * * * * * *

Além de Adriano, o Flamengo de hoje não terá Petkovic e Kléberson, os dois meias com características de toque de bola que o time usou este ano. Pet, de qualquer forma, não dá pra saber se seria o titular; afinal, a justificativa que se dá para que ele não inicie os jogos é sua condição física, e ela não melhora simplesmente pela ausência de Kléberson. Fierro, que poderia ganhar a vaga, também está fora, na seleção chilena.

Ou seja: este meio-campo de hoje, pela lógica, será o que Rogério imagina como titular para estas próximas cinco partidas. E parece que será Toró, Willians, Fernando e Michael. Medo, muito medo. Com esta escalação, inclusive considerando as características da dupla de atacantes, é provável que o Flamengo tenha muita dificuldade pra manter a posse de bola - preparem-se para ver o Grêmio Prudente dominar o jogo em pleno Maracanã.

Imagino o quanto Ramon e Camacho devem ir mal nos treinos.


* * * * * * * * * * * * * * 

No ano passado, o Flamengo se complicou nas duas partidas contra o adversário de hoje. Mas a comparação com aqueles jogos é complicada, já que mudou tudo em relação àquela equipe: quase todos os jogadores saíram, o técnico também é outro (agora é Toninho Cecílio, que antes era dirigente do Palmeiras), até o nome do time e sua sede mudaram. Não sobrou quase nada.
Este novo Grêmio Prudente foi eliminado por pouco nas semifinais do Campeonato Paulista pelo Santo André, que depois impressionou a todos nas finais contra o Santos. Em relação àquela equipe, o elenco de hoje já não conta com Marcos Assunção, que foi para o Palmeiras, e está desfalcado de Tadeu, seu principal artilheiro, que está contundido. Nas duas primeiras rodadas, levou uma goleada feia do Avaí em Florianópolis, em jogo em que teve dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo, e se recuperou goleando em seguida o Atlético Mineiro. A escalação de hoje deve ser exatamente a mesma da surpreendente vitória sobre o time de Luxemburgo.

Um comentário:

Bosco Ferreira disse...

É... Parece que as férias da magnética começaram mais cedo...

Esse ano não vejo mais nenhuma motivação para nós, a não ser que sonhar por uma sulamericana ou para não cair seja algo que possa-nos matar a fome.

Esses três anos de mandato dessa Senhora aquática será apenas para manter o futebol na zona intermediaria ou lutar para não cair.

Enquanto isso nas piscinas, ELES, os branquelos endinheirados, comemorarão muitas vezes às nossas custas.

Adeus!