Tentemos ser otimistas

Adriano também se ausentou dos treinos no sábado de carnaval, quando o time se preparava para a semifinal da Taça Guanabara. Não sabemos o motivo e ninguém se preocupou muito em descobrir, já que foi fato de rotina - e, na boa, a vida pessoal dele é problema dele. O que sabemos é que ele não foi afastado da partida (claro, ninguém pensaria nisso) e, na quarta-feira, desapareceu no segundo tempo da partida contra o Botafogo, em que o Flamengo foi eliminado. Há relação entre os dois fatos? Quem é capaz de afirmar que sim ou que não?

Desta vez, após nova falta, parece que o Imperador até estava a fim de entrar em campo novamente lá na Venezuela - mas a diretoria decidiu agir diferente e deixá-lo fora dessa.

É claro que o jogo da próxima quarta é importante. Mas não é um mata-mata. Talvez a ausência de Adriano deixe o time enfraquecido para a partida; se acontecer do resultado por lá não ser bom, muito vai se falar nisso.

Mas imaginemos que a diretoria tivesse empurrado novamente com a barriga a situação e Adriano jogasse. E que, mais na frente, a situação se repetisse: preparação para as oitavas ou quartas-de-final da Libertadores, o camisa 9 volta a não aparecer no treino, sabe-se lá o motivo. Ninguém vai ter coragem de deixá-lo de fora do jogo. Ele entra, some no segundo tempo, o Flamengo é eliminado. Pode acontecer?


* * * * * * * * * * * * *


O Adriano meia-bomba que vimos em campo durante a maior parte do tempo desde que chegou ao Flamengo é um bom jogador, realmente acima da média; define bem os lances, preocupa a marcação, aproveita a maior parte das chances que tem e faz seus gols em boa quantidade. Porém, não é tãããão diferente assim de outros bons centro-avantes que vemos por aí e não é capaz de realmente transformar um time em vencedor. É o que pudemos ver durante boa fase do Brasileiro de 2009, quando ele até disputava a artilharia (com Diego Tardelli...), mas o time patinava no meio da tabela e chegava a ser goleado, com ele em campo, por Sport, Coritiba, Avaí, Grêmio. É o que voltamos a ver na reta final do Brasileiro, quando Adriano até fez alguns gols em partidas anteriores, mesmo jogando mal, mas se arrastou no empate com o Goiás, ficou de fora da vitória sobre o Corinthians e perdeu uma penca de boas chances na partida decisiva contra o Grêmio. E é o que estamos vendo neste princípio de 2010.

O Imperador que empurrou o time para o título brasileiro é outro. É aquele que voltou em forma e motivado de um período de 10 dias com sono regular, alimentação controlada e treinos sem faltas, quando se apresentou pela primeira vez à Seleção Brasileira desde seu retorno da Itália e se animou com a perspectiva de ir a mais uma Copa do Mundo. Ele reapareceu tirando a camisa pra mostrar o físico de Incrível Hulk, correndo e destruindo os adversários, jogo após jogo. Enquanto aquele upgrade físico e aquela empolgação duraram, sua dupla com Petkovic encantou o país e o Flamengo saltou convincentemente para o topo da tabela; quando os dois pararam de se apresentar 100%, as dificuldades apareceram e o time precisou arrumar outro jeito de arrancar nas últimas rodadas os pontinhos que faltavam para o título.

Então, tentemos ser otimistas: quem sabe o que aconteceu agora não tenha vindo em boa hora? O afastamento de um jogo de Libertadores, as indiretas de Dunga - será que isso não pode dar o cutucão que Adriano precisa? Para que ele volte a ser aquele jogador decisivo que todos sabem que ele pode ser, pode ser bom fazê-lo sentir que sim, ele precisa provar alguma coisa e sim, alguém vai cobrar algum esforço de sua parte.

O que eu sei é que tudo tem que ter um limite. E que Marcos Braz - e o Flamengo - se meteram numa situação complicadaça.

5 comentários:

Anônimo disse...

Andre

Nao existe punição! É proteção!

Pq essa suposta punição tao falada so começa na segunda?

O time treinou ontem, vai jogar hoje e folga no domingo, voltando na segunda!

O adriano esta liberado nesses 3 dias e tb so volta na segunda

Marcos Monnerat disse...

O Imperador está de férias. Passou alguns dias na Irlanda curtindo com a seleção e agora completará suas férias em Buzios. Muito triste isso. Eu que sempre fui fã do cara, desde o início da carreira, estou bem desacreditado com ele. Tô achando que o Flamengo não terá muito futuro nessa Libertadores não. Uma pena. Jogadores pouco confiáveis continuam imperando na Gávea...

Bruno CML disse...

Eu acho que o grupo fechado com o Adriano, como parece que esta pelas declaraçoes pos jogo, pode usar esse episodio pra se unir mais e ter mais gana pra dar uma resposta nas comeptiçoes. Vamos aguardar.

Bosco Ferreira disse...

O Brás vai ter que repensar o imperador. Mas só no fim do contrato.
Pela metade da grana que o Imperador recebe, o Sheik viria correndo lá das Arabias jogar pelo seu clube de coração.
Sou a favor de uma conversa séria com o Pet. O garoto Vinicius Pacheco está bem mas é muito diferente das caracteristica do Gringo.
O Pet já se tocou da besteira que fêz e tem conciência de que precisa terminar a sua carreira gloriosa por cima (campeão mundial), e entrar definitivamente na história do time e da torcida que ele Ama.
Não se sabe é se o amôr do Brás pelo Fla é maior que seu orgulho e do que o seu EGO. Acho que não mas gostaria de está errado.
Seria tão bom que tudo isso acabasse em paz e que as arestas fossem aparadas, assim no fim do ano estaríamos comemorando mais um título importante do mengão.

Murdock disse...

Tenho minhas dúvidas se foi a melhor atitude o problema é que se apertar o cara é pior ainda. Ele se dizia infeliz na Itália, quis voltar ao Rio de Janeiro. Voltou feliz, fez gols, voltou à Seleção e agora dizem que está deprimido e pensa em parar, de novo. O que ele quer agora? Fugir de outra multa recisória e voltar pra Europa? Cansou mesmo de ser profissional? Ainda não é mata-mata mas, quando for, qual Adriano ele vai ser, Hulk ou Shrek?