O Flamengo que vai se montando para a temporada*

* Texto para a coluna semanal no FlamengoNet.

Vocês devem lembrar que, há mais ou menos um mês (época em que escrevi minha última coluna por aqui - sei que andei sumido, mal aê), havia uma enorme impaciência da torcida com a falta de contratações. Estava "todo mundo se reforçando", e o Flamengo "parado", às vésperas do início do Estadual.

Um mês depois, podemos contabilizar as contratações de Rodrigo Alvim, Fernando, Michael, Ramon e Vagner Love. Foi trazido um lateral esquerdo para a reserva, um volante para compensar a saída de Aírton (embora o time tenha perdido um titular e ganho um reserva), dois a serem testados na posição de Petkovic e um atacante de peso para compensar a saída de Zé Roberto. Podem todos dar errado, até porque dá pra colocar ressalvas em todos estes nomes - mas, afinal de contas, a diretoria trouxe peças para os lugares em que elas pareciam ser mesmo necessárias. Há quem peça um zagueiro a mais, dá pra sentir falta de um atacante de movimentação, mas no geral era isso aí mesmo. É questão de ver se as peças foram bem escolhidas, mas elas estão lá para serem usadas.

Para completar ainda o elenco, este início de Estadual deu a impressão de que Vinícius Pacheco e Bruno Mezenga podem ser úteis ao longo do ano. Os jogos foram todos contra Bambalas e Arimatéias, é claro; é cedo para ter qualquer certeza e o histórico anterior de ambos não contribui muito para justificar qualquer grande empolgação. Mas é fato que aproveitaram bem as oportunidades que tiveram.

Há poucos dias, noticiou-se que, resolvidas as contratações, agora será o momento de se montar uma força-tarefa para resolver rapidamente as renovações dos contratos que se encerram no meio do ano. É mesmo preciso pensar já em como estará o time para a segunda metade da temporada, a mais importante; se sairem Álvaro, Maldonado, David, Petkovic e Adriano, sem falar em Vagner Love, toda a tal "manutenção da base" vai pro espaço. Mas parece que o povo lá tem esta noção e começou a se mexer para resolver isso agora.

E o fará com um tantinho mais de tranquilidade, sabendo que contarão para o resto do ano com os patrocínios da Batavo e do BMG, garantindo mais de R$30 milhões em 2010. Pra colocar as coisas em perspectiva: o Flamengo ganha, hoje, mais do que o dobro do Palmeiras com os patrocínios de camisa. Ou seja: os números estão na mão e o pessoal lá, embora provavelmente ainda tenha o que descobrir quanto às dívidas passadas, já tem uma boa noção de que contas pode fazer para ter o time montadinho.

Ao mesmo tempo, anuncia-se investimentos para melhorar a estrutura do Ninho do Urubu. Não se falou em megaprojetos, e sim em ir colocando a graninha possível para melhorar no que for mais necessário - mais ou menos como já estão fazendo com o espaço para os sócios, na Gávea (que ainda não fui conferir como está este ano, mas logo o farei). Sabe-se também que em breve serão lançados os carnês de ingressos para a Libertadores, algo tão óbvio que é difícil acreditar que não foi feito nas duas participações anteriores. É o marketing também já começando a se mexer.

Enfim - sendo sincero, só há duas coisas que andaram me desanimando quanto ao Flamengo ultimamente: toda a novelinha sem graça em torno de Petkovic e, bem... As atuações do time - que, afinal de contas, é o que vai nos dar alegrias de verdade ou não. As condições, hoje, parecem todas favoráveis para que o Flamengo tenha um belo 2010 pela frente; acredito nisso mais até do que achava no início do decepcionante ano de 2008. No momento, parece ser apenas questão de Andrade e os jogadores conseguirem aproveitar e fazer um bom trabalho em campo. Depende deles.

E este jogo contra o Botafogo da próxima quarta é o primeiro no ano em que o resultado realmente importa. Vamos ver.

2 comentários:

Flacó disse...

De fato a pré-temporada termina no jogo contra o FOGO de Papai Joel. Nesse dia o sistema defensivo precisa entrar pra valer! Todos os sinais estão claros que esse ano iremos disputar o TETRA-32, o BI na Libertadores, o HEPTA do chato BR10 e quem sabe o BI Mundial! Melhor seria se a Bela Patricia pudesse mudar nosso estatuto para profissionalizar o Futebol do Mengao!

Anônimo disse...

"histórico anterior"...q isso companheiro