Estadual 2010 - Taça Rio - 1a. rodada - Macaé 1 x 4 Flamengo

Estreia na Taça Rio, fala-se da importância do tetra e tudo o mais, mas a verdade é que o jogo de hoje era mesmo um treino de luxo. Uma oportunidade de Andrade ver o time em ação, testar o que funciona ou não, observar diferentes soluções para os momentos mais importantes da temporada. No primeiro tempo, o Macaé foi um bom sparring; no segundo, nem tanto.

Começou o jogo e o Macaé resolveu partir pra cima, como franco-atirador mesmo. E a verdade é que o Flamengo deu sorte de não ter sofrido um ou dois gols logo nos 5 primeiros minutos, quando o Macaé criou algumas chances bem claras de marcar. Logo em seguida, num contra-ataque, Vagner Love perdeu a primeira boa oportunidade rubro-negra. A partir daí, o Flamengo foi conseguindo controlar a posse de bola e equilibrar o jogo.

Mas a verdade é que chances de gol apareceram pouco - e Vagner Love, mal no jogo, perdeu uma clara ao não conseguir dominar bom passe de Vinícius Pacheco. Este ia até razoavelmente bem, assim como Willians, e dos dois dependia a criação de jogadas do Flamengo. Era pouco, muito pouco, ainda mais pela má atuação de Love, o sumiço de Mezenga e a pouca inspiração de Léo Moura e Juan. Os volantes Toró e Fernando também não ajudavam e, se não fosse o pênalti em Willians, o time teria terminado o primeiro tempo no zero. No duro, o empate nesta primeira etapa foi menos justo com o Macaé, que concluiu mais e com mais perigo, do que com o Flamengo.

No segundo tempo, com a entrada de Fierro no lugar de Mezenga, o domínio rubro-negro aumentou, embora ainda não muito produtivo. Foi mais uma mostra de que Vinícius Pacheco, hoje, é muito mais atacante do que meio-campo - a entrada do chileno representou um a mais no meio, ajudando no combate e na manutenção da posse de bola.

Mesmo assim, o segundo gol só saiu num lance de pelada, uma falta cobrada rapidamente por Love enquanto o time do Macaé assistia Pacheco marcar, esperando sabe-se lá o quê. A partir daí, a porteira abriu-se e os dois gols seguintes saíram naturalmente - com a ajuda da estreia de Ramon, que entrou no lugar do fraco Fernando e ajudou o time a se movimentar melhor no ataque. Com o Macaé não renunciando ao ataque, os espaços apareceram em abundância e Vagner Love aproveitou para aparecer bem melhor.

Goleada e tudo o mais, beleza. Mas é bom que se preste atenção tanto no que melhorou o time no segundo tempo, mas também no tanto de problemas que o Macaé - atenção: Macaé - causou no primeiro. Eu ressaltaria um ponto: a fragilidade da defesa no jogo aéreo. O gol deles saiu assim e, ao longo da partida, conseguiram cabecear com perigo inúmeras bolas levantadas sobre a área. Foi o ponto fraco contra o Botafogo e hoje, com uma zaga totalmente diferente, voltou a acontecer. É algo a ser bastante trabalhado.

E, pelo amor de Deus: quando for realmente importante, não entrem nessa de que o Vagner Love é batedor de pênaltis.



27/2/2010 - 19h30 - Macaé 1 x 4 Flamengo
Estádio Raulino de Oliveira - Volta Redonda, RJ
Renda/público: R$ 35.530,00 - 1489 pagantes

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Auxiliares: Marçal Rodrigues Mendes (RJ) e José Carlos Batista de Arruda (RJ)
Cartões amarelos: Gedeil, André, Bill, Norton (MAC); Léo Moura, Vinícius Pacheco, Fabrício (FLA)

Gols: Vagner Love, 28'/1ºT (0-1); Laio, 38'/1ºT (1-1); Vinícius Pacheco, 13'/2ºT (1-2); Vagner Love, 20'/2ºT (1-3); Vinícius Pacheco, 25'/2ºT (1-4)

Macaé: Jefferson, Fred, André, Otávio e Bill; Gedeil (Léo Santos, 27'/2ºT), Marciel, André Gomes e Norton; Laio (Raphael Aguiar, 27'/2ºT) e Cléber Oliveira. Técnico: Toninho Andrade.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, David, Fabrício e Juan (Rodrigo Alvim, 33'/2ºT); Toró, Williams, Fernando (Ramon, 20'/2ºT) e Vinícius Pacheco; Vagner Love e Bruno Mezenga (Fierro, Intervalo). Técnico: Andrade.

6 comentários:

André Amaral disse...

To bem empolgado com o Love, primeiro tempo ruim dele deve-se pela péssima partida do Mezenga.

Uma pena que Fernando parecia tão promissor, e agora tá fraco demais.

Se não me engano, quem falhou no gol do Macaé foi o próprio Fernando.

Ramon deixou uma boa impressão.

bruno CML disse...

Uma coisa que nao entendo, porque ao inves de contratar um jogador como Fernando e dar chance pra ele jogar nao aproveitam a molecada da base?

Porra, o Lenon nao tá? É muito melhor ir dando experiencia pro moleque do que contratar e colocar um jogador mediocre ( de medio) desses pra jogar... Cade o Romulo tambem?

Anônimo disse...

Na verdade o tal Laio cabeceou entre DOIS jogadores rubro-negros. Um foi o David e o outro acho que foi o Fernando mesmo. Aí não pode.

O David não foi bem. Ele tava muito no posicionamento.

E o Fernando é aquilo, fez dois jogos bons contra times horriveis e já virou O jogador. Mas o tempo sempre acaba por mostrar a verdade né? rsrsrs

Enfim, não entendi o Andrade. Pra mim o reserva direito do Kleberson é o Fierro e ponto. O Willians, apesar de esforçado é segundo volante e só. Não acho que ele deva jogar mais na frente. Só talvez chegando como elemento surpresa como o Elias do Corinthians.

Arthur G. disse...

Não vi o jogo, só os melhores momentos.
Preferia o Fierro no lugar do Kleberson, e não o Fernando. Virou 'bom jogador' só porque fez gols nos primeiros jogos...Mas não é nada de mais.
Pelo que li e vi, Mezenga foi mal. O melhor seria mesmo Ramon(Pet machucado) na armação e Pacheco/Love no ataque, quando o Adriano não jogar, é claro.
Fabricio pegou a vaga da zaga, ele e Alvaro devem formar a dupla agora.

Paulo Monnerat disse...

Maneiro, o Love parece ter jogado bem e tal...mas pra bater pênalti desse jeito não dá.

Renato Freire disse...

Ótima análise. Não há o que acrescentar. Só quero ver mais um pouco do Ramon pra ter ideia se o cara pode ser um substituto à altura do Pet, ou pelo algo não muito distante disso.