Ah é - tem a Taça Rio*

* Texto para a coluna semanal no FlamengoNet

Amanhã acontece a estreia do Flamengo na Taça Rio, contra o Macaé, em Volta Redonda. Não é uma estreia em Libertadores, claro; não sei bem como eu lidaria com o Estadual se comandasse o Flamengo hoje. Não dá pra deixar de lado, mas também não dá pra perder de vista o que realmente importa.

Por exemplo: independente de como se apresentassem hoje na Gávea, Léo Moura e Bruno não jogariam amanhã, se dependesse de minha vontade (P.S.: acabo de saber que Álvaro e Petkovic já estão fora...). E é provável que, nem que fosse durante o jogo, eu colocasse em campo gente que está inscrita na Libertadores, que pode precisar jogar em momentos importantes e que está sem qualquer ritmo de jogo - casos de Michael e Rodrigo Alvim, por exemplo. Podemos ainda lembrar que Willians está de fora do jogo contra o Caracas; seria o caso de, em algum momento, já testar em campo a solução que será utilizada para sua ausência.


* * * * * * * * * * * *

Não que o jogo de amanhã não tenha sua importância e não se deva cobrar um bom desempenho do time, mesmo jogando sem alguns titulares. O Flamengo precisa se acostumar a jogar bem, algo que pouco fez nesta temporada. Assim, só posso torcer para que o Macaé - vice-campeão brasileiro da Série D, perdendo a final para o mesmo São Raimundo que ganhou outro dia do Botafogo pela Copa do Brasil - seja um bom sparring e crie dificuldades.

Não que dê pra acreditar muito nisso. O time foi penúltimo colocado em seu grupo da Taça Guanabara e tem a terceira pior campanha do campeonato; nos jogos contra os grandes, perdeu de 3x2 para o Botafogo na estreia e de 4x0 para o Vasco. Mas ao menos parece saber que tem muito a melhorar; trouxe cinco reforços neste intervalo entre os turnos (obviamente, todos desconhecidos; o de melhores credenciais é o lateral Fernandinho, que jogou a série B do Brasileiro do ano passado pela Portuguesa) e foi fazer um período de treinamentos intensivos em Vassouras para se preparar para a Taça Rio. Seu artilheiro é André Gomes - aquele mesmo que jogou no Flamengo entre 2002 e 2003, hoje com 34 anos - com 4 gols.


* * * * * * * * * * * *

Curiosidade inútil: vocês sabiam que o Macaé foi fundado em 1990, com o nome de Botafogo Futebol Clube?

2 comentários:

Anônimo disse...

O podre Macaé está fadado a ser vice mesmo.

Não dá pra entender. O Duque de Caxias que fez uma campanha honrosa e foi 8° colocado na série B tá uma draga esse ano no estadual. Ano passado foi assim também, quase caiu.
O Macaé também, subiu pra série B e tá uma porcaria pro estadual.
O que acontesse? A impressão é que eles contratam um time pra 6, 7 meses e no começo do outro ano muda tudo.
Mas mesmo assim, como times da série B deveriam ter melhores patrocinios e comeguir contratar jogadores melhores do que madureiras e boa vistas da vida...

ps: Sobre o Flamengo...pra mim estadual só pra testar jogadores e fomação pra LA.

André Monnerat disse...

No caso do Duque de Caxias, o time que disputou a série B contava com vários emprestados de outros pequenos do Rio. Acabou o ano, estes pequenos pegaram seus jogadores de volta e eles estão remontando o time.

É possível que o caso do Macaé (que não subiu pra série B, e sim pra série C) seja parecido. O calendário aqui é muito mal feito e os times pequenos da primeira divisão do Rio ficam sem nada de importante pra fazer ao longo do ano inteiro. Daí os jogadores destes times acabam indo para outros clubes que tenham compromissos sérios.