Patrícia Amorim presidente


O Flamengo é mesmo um clube diferente. Não dá pra imaginar em muitos outros por aí um presidente ser campeão brasileiro num dia e perder o cargo no dia seguinte, pelo voto. Mas aconteceu: numa eleição disputada, com quórum maior do que as anteriores, Patrícia Amorim bateu Delair e se tornou a primeira mulher presidente da história do Flamengo.

Delair tinha um discurso bastante, digamos, modesto quanto às transformações modernizantes e profissionalizantes que todo rubro-negro espera para o clube. Em termos de retórica, ficava atrás de Plínio e da própria Patrícia. E sua gestão teve diversos problemas e defeitos, claro. Porém, deu pra perceber nesse período dele à frente do clube uma preocupação genuína, e não muito comum em outros que andaram mandando por lá, em conter gastos, renegociar dívidas e investir da maneira possível em estrutura. Hoje, por exemplo, é fácil parabenizá-lo pelas contratações de Andrade e Petkovic, pelo resultado obtido; mas eu já as via com bons olhos na época, mesmo sem imaginar até onde eles poderiam chegar, simplesmente porque representavam uma mentalidade mais pé-no-chão, de alguém disposto a só dar passos do tamanho que o Flamengo poderia dar.

Por isso, via com bons olhos sua permanência no clube. Apesar de não vê-lo como o cara que levaria o Flamengo definitivamente para um outro patamar em termos de organização, estrutura e finanças, acreditava que com ele ali não voltaríamos a ver o descontrole destrutivo e populista que imperou na Gávea por muito tempo e levou o Flamengo a uma situação tão difícil.


* * * * * * * * * * * * * *

Mas quem ganhou foi Patrícia Amorim. E é com ela que os rubro-negros terão que contar daqui pra frente.

Muitos temem que, com ela no poder, o futebol tenha que dividir seus recursos para resgatar os deficitários esportes olímpicos. Mas não é este o discurso oficial dela como candidata: no debate de que participou,  ela falou com todas as letras que as modalidades que geram dinheiro não podem pagar pelas deficitárias e que aposta num trabalho de marketing específico para que cada uma levante seus próprios recursos para se bancar.

Na campanha, Patrícia defendia algumas teses e medidas que me agradam bastante. Além dessa questão do dinheiro específico de cada esporte, ela falou na criação de uma espécie de "lei de responsabilidade fiscal", criando limites de comprometimento de gastos e a obrigação de se viver com o que tem e separar parte da receita para pagamento de dívidas; defendeu a inclusão no estatuto de regras que levem os dirigentes a se responsabilizar, com seu patrimônio pessoal, por possíveis prejuízos causados durante a gestão por ações fora do orçamento aprovado; afirmou que cada setor no clube seria tocado por um profissional competente e experiente em sua área - a tal "profissionalização" da gestão que todos esperam.

A questão agora é ver o discurso sendo colocado em prática. No momento, por exemplo, não se sabe quem cuidará do futebol no ano que vem, e ela já andou falando na possibilidade de manter Marcos Bráz - que realmente, dentro da pouca margem de manobra que teve, fez um bom trabalho. Mas então seria ele contratado como o tal profissional da área, para ser o grande mandante do futebol? Seria o vice-presidente voluntário que o estatuto exige, convivendo com um gestor remunerado que faria o verdadeiro trabalho do dia-a-dia? Ou a ideia é mantê-lo no mesmo esquema amador atual?

É o discurso sendo posto à prova ainda antes dela tomar posse.


* * * * * * * * * * * * * *

As maiores restrições que eu tinha à candidatura de Patrícia vinham da maneira meio esquisita como sempre se elegeu vereadora, usando o nome do Flamengo, algo que me incomoda; de sua última passagem como vice-presidente dos Esportes Olímpicos, quando contratou um supertime de basquete sem ter recursos para mantê-lo e vimos jogadores entrando em quadra com camisas de protesto pela situação de salários atrasados; e das notícias sobre alguns dos nomes que estariam lhe apoiando, gente que participou da gestão do clube em momentos bem ruins de sua história.

Vejam bem: neste último ponto, não incluo o nome de Hélio Ferraz, seu vice geral, que é uma figura com quem eu simpatizo pela sua passagem como presidente após o impeachment de Edmundo Santos Silva - uma época em que ninguém tinha coragem para segurar o rojão e ele assumiu a responsabilidade, fazendo um trabalho, em minha modesta opinião, bem digno.

Cheguei a ter algum contato com Patrícia no início da campanha, via e-mail e Twitter, e combinamos uma pequena entrevista aqui para o blog; queria aproveitá-la justamente para tocar nestas questões sobre sua candidatura que me incomodavam, para tentar esclarecê-las. Infelizmente, a coisa acabou não andando e não tive as respostas da candidata sobre estes pontos. Mas agora é questão mesmo de torcer para que nenhum deles realmente a torne alguém menos capaz de realizar tudo aquilo que prometeu durante a campanha. Pelo menos pelo discurso, as linhas gerais do que deve ser feito ela sabe quais são. Que dê tudo certo.


* * * * * * * * * * * * * *

É bom dizer que, se não está hoje na situação que seu torcedor gostaria, o Flamengo hoje está numa posição bem melhor do que há uns poucos anos atrás. Assim como o início de 2008, o começo de 2010 representará uma enorme oportunidade para o clube dar um grande salto: Libertadores pela frente, torcida empolgada, pronta para ajudar (e consumir), enorme exposição na mídia garantida e uma boa base para o time de futebol já montada. Em relação à situação de dois anos atrás, há ainda vantagens - como o ótimo contrato e relação com a Olympikus, por exemplo.

Patrícia Amorim e quem vier com ela para tocar o clube têm a faca e o queijo na mão para transformar o Flamengo. O clima está todo a favor. E a responsabilidade é grande.

25 comentários:

Bruno Dantas disse...

Eu sou contra, espero queimar minha língua mas acho que ela vai acabar azendo coisas do tipo, vender o Andriano por 5 a 6 milhões de euros e paar as dívidas do Diego Hipólito tosco, chorão que só sabe reclamar.

Ela é da galerinah do Edmundo Santos e daquele Gilberto que vendeu/deu o Marcelinho Carioca, o Zinho, o Djalminha para times paulistas, resumindo é um lixo, preferia até o plínio mas ela é horrivel, nunca fez nada pelo Flamengo e só seremos campeões me 17 anos de novo

Renato Cavallera disse...

To com o Bruno, totalmente.

E mais, quem não é sócio do clube (a grande maioria) está vendo a coisa pior ainda, porque sabe que ela vai gastar dinheiro com muita tralha que não lhe interessa e desfocar quem realmente importa e faz marketing e dinheiro: o time de futebol do Flamengo.

Marcos André Lessa disse...

André, uma sugestão: tente entrevistá-la para o blog novamente. Acho que a nação rubro-negra só tem a ganhar, se vc conseguir. Um abraço!

Fabricio C. Boppré disse...

André, sobre a coisa do gerente e do vice de futebol, vi nossa presidente falando no Sportv depois do almoço. Ela disse com todas as letras que só mantém o vice pois é obrigada pelo estatuto. Se dependesse dela, seria só o gerente profissional. Na sequência, pelo o que deu a entender, vai tentar manter o Marcos como o tal vice, e vai contratar este gestor do futebol, um profissional remunerado, para quem o Marcos irá se reportar. Gosto da idéia. O Telmo Zanini, que estava ali ao lado, fez um comentário sobre o Júnior Capacete na hora, ela deu uma risadinha. Ficou a impressão que ela já convidou ele.

Sobre as críticas a ela, eu esperaria um pouco para ver. Vamos ver se ela vai se cercar mesmo de gente profissional e competente para cuidar das diversas áreas do clube -- saber fazer isso é a virtude mais importante em um presidente, na minha opinião (depois da honestidade, claro). No geral, gostei da entrevista essa que ela deu. Prometeu que iria terminar o CT nestes três anos. Vamos cobrar.

Bosco Ferreira disse...

Não é hora de secar. A hora é de respeitar a vontade da maioria e começar a cercá-la no bom sentido: entrevistá-la seria uma bôa ideia, apoia-la na sua primeira e importante providência, a mudança do estatuto, utilizando todos os espaços possivéis, blogs, sitios, programas na mídia para sensibilizar o conselho a aprovar as mudanças que tanto precisamos.

Unknown disse...

QUEREMOS PET NO MENGAOOO ELE DEU O TITULO DO BRASILEIRO E O MARCOS BRAZ
TEM INVEJA DELE PORQUE ELE É IDOLO DA TORCIDA PORQUE ELE MERECE AGORA TAO TODOS CONTRA ELE NAO TEM MOTIVO
SE FOCE ASSIM TEM QUE TIRAR O VAGUENER LOVE ELE SÓ FAIS GOL CONTRA O AMERICA AMERICANO ETC QUANDO PEGA UM TIME FORTE CADE ELE LEMBRAM DO GOL DO PET CONTRA O PALMEIRAS QUE LEVANTO O MENGAOOO VAMOS DAR VALOR AU PETTTTTT

Anônimo disse...

Gostaria de saber embora ão seja flamenguista, se o Adriano tá bancando as dividas do flamengo, porque nao tem explicação o cara nao ta jogando nada e continuar em campo, cara coloque o Pety , porque Adriano nunca vai para o banco de reservas? ele não ta fazendo nada em campo.Acorde o coitado do Andrade também não tem culpa das estrelas que voc~es insistem em ter no time, elas não estão fazendo nada para o time.

Anônimo disse...

eu acho um erro fatal essa tal de PATRICIA AMORIM demitir andrade,pois o problema não é o andrade,tem que ver as merdas que o adriano faiz dentro de campo e até mesmo fora que vem a afetar ao glorioso FLAMENGO,volto a falar que essa tal de patricia não vale é porra nenhuma,além de andrade está interferindo o jogo do petkovic,pois ele é um ótimo jogador e além de tudo ninguém veja as grande glórias em que ele trouxe para nos,si não fosse ele não teriamos o brasileiro no ano passado,esse ano ainda não feis pq será em PATRICIA AMORIM? , tem mais si dependece de mim vc já estaria longe da gávea,pois o andrade à 30 anos s´s no nosso mengão e vc vem fazer isso,gostaria que vc me respondesse direto para o meu email si vc realmenti for isso tudo que fala,meu email é luisfernandcarvalho@hotmail.com, TI AGUARDO!!!!!

FERNANDO disse...

eu acho um erro fatal essa tal de PATRICIA AMORIM demitir andrade,pois o problema não é o andrade,tem que ver as merdas que o adriano faiz dentro de campo e até mesmo fora que vem a afetar ao glorioso FLAMENGO,volto a falar que essa tal de patricia não vale é porra nenhuma,além de andrade está interferindo o jogo do petkovic,pois ele é um ótimo jogador e além de tudo ninguém veja as grande glórias em que ele trouxe para nos,si não fosse ele não teriamos o brasileiro no ano passado,esse ano ainda não feis pq será em PATRICIA AMORIM? , tem mais si dependece de mim vc já estaria longe da gávea,pois o andrade à 30 anos s´s no nosso mengão e vc vem fazer isso,gostaria que vc me respondesse direto para o meu email si vc realmenti for isso tudo que fala,meu email é luisfernandcarvalho@hotmail.com, TI AGUARDO!!!!!

alexandre J Pessoa-PB disse...

Patricia, abre o olho, pelo amor de Deus e do Flamengo, retira a faixa de capitão do Bruno o mais rápido possivel, aproveita e entrega ao Pet, pois alem de reconhecer um grande lider tem amor pela nação, veja a possibilidade de contratar o Felipão e o Emerson, antes que algum time brasileiro contrate.

Unknown disse...

FOCA NO JOGO DE HJ, O OBJETIVO DO FLAMENGO É SEMPRE GANHAR, GANHANDO TUDO FUNCIONA BEM, FOCA EM GANHAR, NÃO ESPERA O ROGERIO ERRAR PARA MANDA-LO EMBORA NÃO, INFELIZMENTE MANDA LOGO, TEM QUE TER PESO, O ROGERIO PODE PERMANECER NA COMISSÃO TECNICA, ELE É HUMILDE,TAREFA BOA CONVENCE-LO.ESTE FOI MEU PRIMEIRO POST AQUI NESTE BLOG.ABRAÇ,MARCIO SIMÕES.

HENRIQUE CF disse...

Querida presidente, primeiro gostaria de parabeniza-la pela contratação do galinho. Gostaria de tbm alertá-la para que não aconteça contigo oque aconteceu com os outros que por aí passaram.Ja perdemos o Murici, o Felipão, Zé Roberto,Adriano, Jobson, o Sheique entre outros, cuidado pra não perder ainda aqueles poucos do elenco em que podemos depositar alguma confiança.Saudações . UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO.

HENRIQUE CF disse...

Esse Rogério não serve nem pra dirigir meu time de pelada, infelizmente um dia colocou o MANTO SAGRADO, coitado, deve ser uma boa pessoa mas só.Caso não tenha conhecimento, a NAÇÃO não aguenta mais esses pernas de pau que vcs insistem em dizer que são jogadores à nivel de FLAMENGO. É a hora da verdade, de mostrar para que veio comandar o nosso MENGÃO.Desculpa o desabafo , não quero que o MANTO SAGRADO sirva de chacotas pra ninguém.

Paulo Cezar disse...

Você envergonha a Nação Rubro-Negra. Vai ser a primeira presidente a rebaixar o meu FLAMENGO. Aguarde, que contra o Guarani, vamos ter uma surpresa para você,sua omissa. Como pode uma simples nadadora que não entende nada de futebol, ser eleita por meia dúzia de gatos pingados. Tá na hora da oposição agir urgentemente. Ou você renuncia ou vai mesmo pelo impeatchent.! Rua!!!!!!!!

Everton Otazú disse...

Patricia Amorim tem que lavar a boca com sabao antes de falar qualquer coisa sobre o GREMIO... lugar de mulher e na ``cozinha``!

Unknown disse...

Bom dia!Patrica sou flamenguista desde de nascido, e descordo de não escalar o maestro PET pois ele foi peça também principal do titulo 2009 e cairia bem junto com ronaldinho. Pense e dê chanse pra eles jogarem alguns jogos junto, vai render bastante afinal são doois super inteligente na bola.

Unknown disse...

BOA NOITE PATRICIA, SOU APENAS UMA GOTINHA NUM OCEANO DESSA MARAVILHOSA NAÇÃO RUBRO NEGRA. COMO FÃ DO FUTEBOL DE MARTA, GOSTARIA MUITO QUE O FLAMENGO FOSSE PIONEIRO NO FUTEBOL PROFISSIONAL FEMININO. SERÁ UM GRANDE MARCO PARA A NAÇÃO RUBRO NEGRA, O PRIMENRO CLUBE NO BRASIL A PROFISSINALIZAR O FUTEBOL FEMININO. PENSE COM CARIMHO PRESIDENTA NESSE INVESTIMENTO,PENSE NESSE PROJETO.
A NAÇÃO, AGRADECE. SAUDAÇÕES RUBRO NEGRA!

Unknown disse...

LINDA PRESIDENTE NA LISTA DE IDOLOS DO FLAMENGO NO SITE OFICIAL DO CLUBE TA FALTANO JOGADORES NONO GRANDE ARTILHEIRO NA DECADA DE 20
LÉO MOURA ENTRE OUTROS BJS MELHOR PRESIDENTE QUE O MENGAO JA TEVE NA MINHA EPOCA

Unknown disse...

Ei Pratricia, eu sou flamenguista, e quero que você contrate o Adriano, pois ao contrario, você vai entregar de mãos beijadas para corintias ou palmeiras, e muitos flamenguista não vão gostar.

Unknown disse...

Patricia você tem que receber Adriano, mesmo depois de ele ter saido, mais ele é um grande jogador,e se você não contrata muitos flamenguista, não vão gostar, que você entregue de graça para palmeiras ou corintias

Unknown disse...

presidenta nao deixe o assunto adriano lhe atrapalar contrate o homem logo porque o cara e matador sabe fazer gol agora o sao paulo com luiz fabiano vai tentar o setimo titulo porque contratou um matador nao fique dando bobeira o adriano com ronaldinho thiago neves e companhia nos vamos disputar de igual para igual com sao paulo ,corinthias e santos.mais com deivid e negueba e diego maricio nao vao da conta do recado na hora h

Unknown disse...

presidenta nao deixe o assunto adriano lhe atrapalar contrate o homem logo porque o cara e matador sabe fazer gol agora o sao paulo com luiz fabiano vai tentar o setimo titulo porque contratou um matador nao fique dando bobeira o adriano com ronaldinho thiago neves e companhia nos vamos disputar de igual para igual com sao paulo ,corinthias e santos.mais com deivid e negueba e diego maricio nao vao da conta do recado na hora h

Unknown disse...

A NAÇAO QUER IMPERADOR!!!!!!!!!!
FAZ ALGUMA COISA COM O LUXA PATRICIA

A Palavra disse...

Gostaria de sugerir a nossa presidente Paricia Amorim,abrir contas no Bco.Brasil e Bradesco,com o titulo Quero um Flamengo vencedor.Garanto que em poucos dias podemos trazer Wagne Love de volta e ficar com o time mais competitivo do mundo.assinado:Paulo Roberto Arruda Fonseca de Itambé-Bahia

Unknown disse...

Graças a Deus essa mulher vai vazar do Flamengo e tomara que ela nem passe na porta,pois ela é responsavel por td de ruim que o clube passou nesses tres anos... Vamos ver se ela consegue arrumar a casa dela pelo o menos...