Momentos decisivos do Hexa: a histórica vitória na Vila Belmiro

Vanderlei Luxemburgo não teve um bom 2009. Foi demitido do Palmeiras, não conseguiu nada com seu Santos - e, pra completar, viu do banco o Flamengo bater seu time na Vila Belmiro pela primeira vez em uma partida oficial. E vejam bem: a única outra vitória rubro-negra por lá na história havia acontecido num amistoso, com gol justamente do então lateral Vanderlei. E toda vez que o Flamengo ia jogar lá, este golzinho era relembrado em alguma matéria - foi, provavelmente, o feito mais lembrado de sua passagem como jogador pela Gávea. Mas a importância desta vitória foi além da simples quebra de um tabu estatístico: tratou-se de um momento crucial para a conquista do título, concretizada meses depois.



Tratava-se da primeira partida do Flamengo após a queda de Cuca e a saída de Kléber Leite da diretoria. Em um momento de enorme instabilidade na Gávea, Andrade assumia como interino. E sua atuaçãonesta reestreia já teve dois pontos que seriam marcas de seu trabalho ao longo da competição: a simplicidade na organização do time (o que não quer dizer que agisse sempre de maneira óbvia) e substituições que acabavam sendo decisivas no resultado final do jogo.

Enquanto o time de Cuca tinha sempre jogadores realizando múltiplas funções - lateral que virava volante que virava meia que apoiava o ataque -, Andrade já fez logo em sua estreia com que cada um tivesse sua posição bem definida em campo. De cara, por exemplo, Léo Moura voltou a jogar apenas aberto pela direita, sem fazer também a função de meia - ao longo do campeonato, a redefinição de seu posicionamento foi decisiva para que ele, que era muito contestado na época, voltasse a subir de produção. Sem grandes invenções táticas e mantendo o esquema de três zagueiros que vinha sendo usado, o time já mostrou uma consistência defensiva maior do que vinha tendo nas rodadas anteriores.

O jogo foi amarrado e equilibrado no primeiro tempo e no segundo, quando o Flamengo começava a se impor e criar chances, sofreu um gol. Mas conseguiu o empate não muito depois, com um chute de longe de Adriano. E, no final, a sorte ajudou as substituições de Andrade a definirem a partida: o garoto Bruno Paulo fez jogada pela direita e cruzou para Fierro na área, um lance com dois jogadores que entraram durante o jogo. Mas, no fim, o gol que definiu a vitória aos 43 do segundo tempo foi contra, de Pará, que tentava cortar o cruzamento.

Mas vejam que, fora o resultado em campo, que já seria importante por si só nas circunstâncias em que aconteceu, houve um último lance à beira do gramado que teve enorme peso no que viria a acontecer até o final do ano: procurado para dar entrevista sobre a vitória, Andrade chorou ao vivo na TV, emocionando-se com a vitória e dedicando-a ao ex-companheiro Zé Carlos, goleiro que havia acabado de falecer. As imagens comoveram a torcida e muitos iniciaram campanha pela permanência do antigo ídolo no cargo, após sua demonstração de rubro-negrismo explícito. A imprensa começou a cogitar a efetivação de Andrade e até mesmo a indagar aos dirigentes sobre o tema em entrevistas - e Marcos Bráz e Delair, que acabavam de ganhar o poder total no futebol e precisavam resolver a situação em pouco tempo, pareceram se sensibilizar.

O episódio, aliado à alta pedida salarial de outros treinadores cogitados e à vitória que veio em seguida sobre o Atlético-MG, no Maracanã, acabou fazendo com que Andrade ganhasse logo o status de técnico definitivo para a temporada - numa decisão que, na época, pareceu precipitada para muitos. Mas que, agora, todos sabemos no que deu.

5 comentários:

Raphael Perret disse...

Eu falei: se o Flamengo vencer o Santos na Vila Belmiro, podemos comemorar o hexa. Obrigado. :)

Flávio disse...

A vitória sobre o Santos na Vila foi fantástica. Eu e meu filho comemoramos como se fosse um título e tivemos o mesmo sentimento do Raphael: ganhou do Santos na Vila, vamos ser campeões.
Mas vou discordar de você André. O jogo que definiu a mudança no time, na definição dos jogadores em campo, foi no 0 a 0 contra o Atlético Paranaense. Isso foi dito pelo próprio Andrade numa entrevista para o Globoesporte.com.
Naquela entrevista ele explicou que não podia um time com ambições passar 90 minutos e não chutar uma única bola no gol adversário. A mudança ocorreu contra o Flor pela Sulamericana e, apesar de outro empate, o time criou várias jogadas e não venceu porque o Adriano foi poupado.
A única mudança ocorrida no jogo contra o Santos foi a vontade dos jogadores.

Bosco Ferreira disse...

Para mim foi a vitória mais importante.

PROG TÁ NA ÁREA SPORTV agora as 17:40HS.

Marcos Brás acaba de dizer para o Andrade que se ele não aceitar agora a proposta do FLA, ele Andrade, poderá se sentir livre amanhã para acertar com qualquer clube que melhor lhe convier.

Sendo assim vai começar a nossa busca por outro treinador a partir de amanhã.

Será que encontraremos um bom com o salário menor do que a pedida do Andrade?

Quem você acha mais importante o Brás ou o Andrade?

André Monnerat disse...

Flávio, a série de momentos decisivos não acabou ainda. :)

Este jogo do Santos definiu a entrada do Andrade. Com o Andrade lá, outros momentos vieram - ainda vou escrever deles.

Anônimo disse...

Esse jogo foi fundamental para que a crítica e torcida se mobilizassem a favor da permanência do Andrade, mostrando que a solução estava em casa. O que veio a ser confirmado em outro jogo importante, a vitória em casa sobre o Galo que disputava a liderança. Fato é que nessa campanha, em que ganhamos por apenas dois pontos de diferença, TODAS as vitórias foram decisivas.

Juan Saavedra