O que será do amanhã? Faltam 4 jogos

Ahhhh, muleque! É a primeira vez que a protocolar simulação científica dá ao Flamengo o título. Como tinha falado na semana passada: a taça, com uma vitória do Atlético, ficaria na mão dos mineiros, que a levariam pelo número de vitórias; mas como quem ganhou foi o rubro-negro, trocaram-se as posições.

Mas continua tudo na base da brincadeira, porque pode acontecer realmente qualquer coisa. Na verdade, a tabela do São Paulo parece tranquila e, pelos resultados deste chutômetro, só não chegariam a um desagradável tetracampeonato graças a empates contra Goiás e Botafogo - que podem muito bem não acontecer. E dá pra ver bem agora a importância da improvável vitória do Fluminense na última rodada: não fosse ela e o Cruzeiro estaria muito bem na fita pra ser campeão.

Também apareceu uma novidade surpreendente na zona de rebaixamento: o Fluminense escapando, deixando o Botafogo pra trás também pelo número de vitórias. Hoje, já parece claro que Náutico, Santo André e Sport não escaparão; mas, com a recuperação do Fluminense, o último passaporte para a série B pode ser considerado em aberto. E não se trata apenas de disputa entre Botafogo e Fluminense não.

Consideremos, por exemplo, que o Fluminense vença no Maracanã o Atlético-PR na próxima rodada e, na seguinte, também bata o já desenganado Sport, na Ilha do Retiro. E que o Atlético-PR, por sua vez, seja derrotado em casa pelo Cruzeiro, ainda lutando forte pela Libertadores e com bom desempenho fora de Belo Horizonte. Caso estes resultados não muito improváveis aconteçam, o Atlético-PR verá sua vantagem sobre o Fluminense despencar para apenas 1 ponto - tendo no jogo seguinte uma decisão contra o Botafogo e, na última rodada, o Barueri, sempre indigesto em seu estádio.

De qualquer forma, a pinta é que tudo será resolvido na última rodada, em cima e em baixo. Inclusive com uma partida decisiva nas duas pontas: o Botafogo x Palmeiras do Engenhão.

Classificação final, após simulação utilizando chutômetro com selo do Inmetro:

1o - Flamengo - 67 pontos, 19 vitórias
2o - São Paulo - 67 pontos, 18 vitórias
3o - Palmeiras - 65 pontos

4o - Cruzeiro - 64 pontos
5o - Atlético-MG - 62 pontos
--------------------------------------
15o - Atlético-PR - 46 pontos
16o - Fluminense - 43 pontos, 10 vitórias
17o - Botafogo - 43 pontos, 9 vitórias
18o - Santo André - 39 pontos
19o - Náutico - 38 pontos
20o - Sport - 32 pontos

Resultados dos times que disputam a Libertadores:

Flamengo - Náutico (vitória, fora), Goiás (vitória, em casa), Corinthians (empate, fora), Grêmio (vitória, em casa)

São Paulo - Vitória (vitória, em casa), Botafogo (empate, fora), Goiás (empate, fora), Sport (vitória, em casa)

Palmeiras - Sport (vitória, em casa), Grêmio (derrota, fora), Atlético-MG (vitória, em casa), Botafogo (empate, fora)

Cruzeiro - Grêmio (vitória, em casa), Atlético-PR (empate, fora), Coritiba (vitória, em casa), Santos (vitória, fora)

Atlético-MG - Coritiba (derrota, fora), Inter (vitória, em casa), Palmeiras (derrota, fora), Corinthians (vitória, em casa)

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que se ganharmos do Náutico, emplacamos as 4 vitórias, e ganhamos essa bagaça com 69 pontos.

Duvido muito que o Corinthians endureça o jogo no Paca. E não é nem questão de entregar não, mas penúltima rodada, nada a ser conquistado, vaga na LA garantida... Você acha que os caras vão meter o pé em dividida só pra ajudar SP e Palmeiras?

Depende tudo do jogo contra o Náutico. Se ganharmos, e fizermos o que tem que ser feito contra o Goiás, eu encomendo o Chopp...

JLD disse...

Não consigo mais fazer uma simulação séria, sempre acabo tirando pontos do SPFC ou do Palmeiras. Agora é oficial, tensão até o fim do campeonato. Vamo que vamo!