Meu personagem da semana: Dênis Marques*

* Texto escrito para minha coluna semanal no FlamengoRJ


Na vitória tranquila do Flamengo anteontem no Maracanã, só um personagem rubro-negro saiu insatisfeito de campo. Trata-se de Dênis Marques, que teve atuação ridícula, foi vaiado, sacado no intervalo e viu o time crescer, tornar-se melhor no ataque e vencer com a entrada de um volante em seu lugar.

Só que, com Adriano convocado por Dunga, a vaga no time titular para os próximo dois jogos continua no colo do bravo Dênis Marques. A única opção de centro-avante além dele no elenco seria Bruno Mezenga, e ninguém poderia acreditar muito que Andrade fosse lançá-lo de titular agora. O que quer dizer o seguinte: o Flamengo vai tentar vencer estes dois difíceis jogos substituindo o seu melhor pelo seu pior jogador na última partida. Pode dar certo?

Dênis Marques nos diz que sim. Segundo o próprio, ele vem sendo sacrificado jogando numa função que não é a sua e ficou magoado com a perseguição com vaias da torcida (algo que, de fato, não ajuda muito). Acredita que poderá aproveitar bem a ausência de Adriano para mostrar seu valor.

Eu  não sei não. Desde que chegou, mesmo quando jogou de centro-avante, Dênis Marques não conseguiu ter uma atuação realmente boa. Já há um bom tempo no Rio, ele continua lento - não só pra correr atrás da bola, mas até de reflexos. O tempo inteiro, o jogo parece estar numa frequência e ele em outra. Consigo lembrar aqui rapidamente de vários lances em que a bola caiu em seus pés em boas condições para marcar e ele não conseguiu sequer chutar a gol.

Depois de Pet - e agora, ao que parece, Zé Roberto -, devemos aprender a lição e ter certa cautela antes de dizer que fulano ou sicrano definitivamente não tem jeito. Se Andrade vem insistindo com o Oséias da nova geração, deve estar vendo algum potencial de evolução no cara durante os treinos - e ele tem mesmo mais subsídios para avaliar seus jogadores no dia-a-dia do que nós, que vemos tudo de fora. O cara é bem pago e dá pra entender uma certa insistência para torná-lo útil no elenco.

Mas devo lembrar que, antes de chegar ao Flamengo, Dênis Marques amargava a reserva em um time de meio de tabela da J-League. E o argumento de estar fora de posição me deixa um tanto intrigado, pois ele não está sendo escalado de volante ou lateral, mas como segundo atacante - e em sua melhor fase no Atlético-PR ele fazia dupla com Alex Mineiro, um centro-avante típico.

Vamos torcer, porém, para que ele esteja certo e seu futebol suba muito de produção ao ser colocado como homem de referência do ataque. Não precisar mais dar alguma ajuda na marcação pode mesmo ajudá-lo a chegar mais inteiro na hora de concluir na frente, já que se vê que ele não está em grande forma física. Se isto acontecer, ele terá provado que pode ser um bom reserva para Adriano. Pra ser titular ao lado do Imperador, ele precisa mostrar que pode exercer outras funções em campo, o que até agora não aconteceu.

5 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Quem sabe sabe! Agora cada um tem seu tempo, o PET foi de cara um sucesso. O seu profissionalismo ajudou. O Zérroberto demorou muito, quase foi parar no Cruzeiro. Hoje é um dos destaques do time. Esperamos não ter que esperar tanto com o Denis Marques e com o GIL, afinal todos os nossos jogos serão decisivos.

Juan disse...

Só uma correção, Monnerat. Em sua melhor fase, no ano de 2004, Denis Marques fazia dupla com Washington, artilheiro do campeonato brasileiro daquele ano com 34 gols.

André Monnerat disse...

Juan, em 2004 o Dênis Marques não era reserva? A dupla titular era Washington e Dagoberto, não?

Anônimo disse...

Sabe quem o DM lembra? O Obina deste ano (o do Flamengo).

Esforçado, não se omite, busca jogo. Mas qdo pega na bola é bisonho e geralmente mata as jogadas.

Marco

Anônimo disse...

Dagoberto teve uma lesão em outubro e Denis Marques assumiu a vaga. abs, Juan