Chances de título? De G4?

É da natureza do torcedor, mesmo: bastaram alguns jogos com desempenho um tantinho melhor e muita gente já começa a projetar a chegada do Flamengo ao G4 - e até falar em título. É possível?

Libertadores, até pode ser, se a gente considerar simplesmente a diferença até o quarto colocado - seis pontos, apenas. Lembremos que o São Paulo teve uma diferença maior que essa pra tirar ano passado até chegar ao título. Esta é uma conta até palpável (embora, devamos lembrar, o Flamengo esteja apenas na 11a. colocação - há bastante gente a ser ultrapassada).

Mas vamos a projeções em cima de aproveitamento.

O Atlético-MG, quarto colocado, tem no momento um aproveitamento de 55%. Se mantiver até o fim do campeonato, chega a 63 pontos - um pouquinho menos que os 65 que deram ao Palmeiras a mesma colocação no ano passado. Para chegar aos 63, o Flamengo precisa manter, até o fim do campeonato, um aproveitamento de 69%. Pra efeito de comparação: o Palmeiras, líder do campeonato, teve até agora 61%; o São Paulo foi campeão em 2008 com 66%. Em 14 jogos, o Flamengo precisaria de mais 8 vitórias e 5 empates, por exemplo.

Pra título a conta é, obviamente, mais complicada ainda. Se o Palmeiras mantiver o aproveitamento de 61% até o fim do campeonato, ficará com 69 pontos - bem abaixo dos 75 do São Paulo do ano passado, e até dos 72 do vice-campeão Grêmio. Mas enfim: pra chegar a 69 pontos, o aproveitamento necessário para o Flamengo nas 14 rodadas que faltam é de 83% - algo como 11 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota.

Se minhas contas não estiverem erradas, a missão de Andrade, Adriano e companhia é por aí.

5 comentários:

Bosco disse...

Não acredito que terminemos o campeonato no G4. Temos um time com onze jogadores que são plenamente capazes, mas um time de futebol precisa de um banco do mesmo nível dos titulares, o que o FLA definitivamente não tem. O FLA vai fazer essas partidas restantes sem tomar cartão e sem contudir jogadores?

Pablo Alcântara disse...

A nossa chance de ser campeão é quase a mesma do Fluminense se livrar da Série B. E acho que não chegamos no G4, não. Tem muita gente na frente mesmo.

Anônimo disse...

André, essa questão de aproveitamento é muito relativa, e é bastante influenciada pelo números de jogos com os quais se faz a análise, uma vez que 61% de aproveitamento de pontos em 14 jogos signica ganhar 8 e empatar uma. além disso para o Flamengo pes a favor as subidas de produção de jogadores chaves, como Adriano e Petalém da zaga, que apesar do baixo nível dos adversários mostrou melhora. Diante disso acrescento o fato de o Andrade finalmente ter resolvido jogar de forma mais ofensiva, que pra mim é a coisa que mai tem influência em toda essa análise, jogando defensivamente, com 3 volantes, nosso objetivo óbvio é a soma de 1 ponto, jogando pra frente buscando a vitória como foi nesse sábado estamos jogando pelos 3 pontos. Há mais chances de ganharmos, o que melhora o índice de aproveitamento. Pode parecer muita balela, mas com 10 vitórias e 4 derrotas teríamos um aproveitamento de 72,5% e 64 pontos, muito próximo do Parmeira do ano passado e na briga pelo G4. Ainda acredito no G4 se o Andrade mantiver um esquema ofensivo, com pelo menos 2 meias de criação e 2 atacantes, ou mesmo com o 4-3-3 que ele armou sábado.
SRN.
Daniel Montenegro - Salvador BA.

HENRIN BUENO disse...

No máximo Sul-Americana. Este time é muito instável e mal dirigido. Daqui a pouco Andrade vai fechar o time de novo e vamos empatar, perder, enfim, jogar mal para variar.

Anônimo disse...

As boas atuações recentes são meros lampejos. No geral o time joga muito mal e cheio de volantes sem criatividade. E deve voltar a jogar assim na próxima, pelo visto.

Marco