Mea culpa

Uma das coisas que costuma me guiar na hora de escolher sobre o que escrever aqui ou não é o seguinte: não gosto de tratar muito de especulações sobre transferências. Prefiro só falar quando a coisa se confirma - o cara chegou e vestiu camisa, ou realmente pegou o avião e se mandou. Já cansei de ver casos mostrando que, no futebol, a gente só pode tratar as coisas como fato consumado quando realmente são fato consumado.

Emerson, por exemplo, já tinha sido dado como vendido antes pela imprensa. E eu não tinha tocado no assunto por conta disso aí.

Desta vez estava fazendo o mesmo - até o momento em que me convenci, ao ler a uma entrevista do próprio falando como se já tivesse realmente tudo certo pra ir embora.

Pretendo não cair mais nessa. Mal aê.


* * * * * * * * * * * * *


Mas devo dizer o seguinte: a lógica dos dirigentes do Flamengo está perfeita nessa. Não tem essa de se sensibilizar porque a proposta é boa para o jogador - tem que ser boa pros dois. Ele assinou contrato, sabia quais as condições, é a vida. É seu papel de profissional cumprir seu contrato, trabalhando o melhor possível, como tem feito até agora - nisso não dá pra reclamar em nada dele. E é bom também que o clube honre em dia seus compromissos com o cara daqui pra frente, porque se o dinheiro começar a demorar demais pra pingar na conta, dá pra imaginar o que ele vai sentir.

É claro que ninguém colocou o valor de R$16 milhões no contrato - se é que é isso aí mesmo - achando que alguém um dia vai pagar isso por ele. Difícil acreditar que vá acontecer. Se jogaram a multa tão lá pra cima, foi pra poderem depois negociar uma possível transferência de acordo com as conveniências do clube.

Se essas conveniências do clube equivalem hoje a 5, 10 ou 15 milhões, aí já é outra história - quem está lá dentro, olhando o caixa e sabendo quais são os objetivos reais pra temporada, tem bem mais base pra dizer do que a gente aqui fora. E no momento acharam que o negócio proposto não era interessante - esperemos que estejam certos. O fato é que o Flamengo vive uma situação ruim de grana. Pode ser que os árabes ainda coloquem mais fichas na mesa e acabem levando. Vai saber. Se podiam oferecer mesmo todo aquele caminhão de grana para o Emerson, pode ser que ainda tenham um tanto na reserva para seduzir também o Flamengo.

2 comentários:

Bosco Ferreira disse...

Antigamente o segredo de um elenco vencedor era o entrosamento. Hoje chama-se planejamento. Aposto que o clube é sempre o primeiro a saber se existe alguma possibilidade de negociar um ou mais jogadores importantes do elenco. Os interessados começam as sondagems com muita antecedência. Por que o clube não começa também a procurar substitutos com possivel antecedencia? Se o clube sabia que não conseguiria ficar com o Ibson (até os novecentos mil reais restante do valor do empréstimo estava devendo ainda); e o Fábio Luciano já havia anunciado publicamente a data da aposendadoria, por que até hoje não temos um substituto a altura para os dois? Faltou planejamento. Será que o Imperador vai continuar até o fim do contrato? Por que não começar agora as negociações para a sua renovação ou com seu suposto substituto? O famigerado SPFC sempre começa mau e cresce na época da janela. Culpar a janela e não a falta de planejamento é uma questão de semântica.

Anônimo disse...

O Flamengo é um clube quebrado, desesperado por dinheiro, que pode vir a vender um cara que veio de graça há poucos meses.

Independentemente se serão muitos ou alguns milhões, me parece bom negócio. Mesmo sabendo que os reservas são os aterrotizantes Denis Marques e ZeRo, ainda acho bom negócio.

Do meu ponto de vista, o Flamengo vai apenas figurar no brasleiro, acumulando gordura pra não perigar de ser rebaixado, e possivelmente entrando/ficando na zona da Copa SA. A saída do Emerson é mesmo uma séria ameaça a isso?

Acho que não.

Pra mim está faltando o que geralmente falta nessas negociações do Flamengo: comi$$ão suficiente para a turma.

/MCM