Como andam os palpites? - Parte 3

Nessa de avaliar as minhas projeções esotéricas de início de campeonato agora que chegamos quase à metade do caminho, deixei pra falar hoje da aposta mais errada de todas: o Fluminense.

Eu escrevi o tal post com os palpites logo após o pessoal do Blog da FlamengoNet propor uma brincadeira: o pessoal que frequenta o espaço deveria mandar por e-mail seus palpites para os 5 primeiros colocados, para no final verem quem acertou mais. E, na minha listinha top five, lá estava o Fluminense. Pois é, não sei por que diabos vocês ainda entram no blog dum cara que faz uma previsão dessas.

Mas vamos à teoria por trás disso e seus atenuantes: eu acreditava que Parreira seria capaz de armar bem a defesa do time e fazê-lo jogar daquele jeito sempre igual, sempre regular, meio mala, bem ao gosto dos pontos corridos. E, na frente, Conca, Fred, Tiago Neves, Leandro Amaral, mais um ou outro moleque da base seriam capazes de garantir o poder ofensivo necessário por Fluminense ir passando pelas rodadas com suas vitóriazinhas, acumulando pontos.

Porém... Logo depois que mandei a tal lista incluindo o tricolor na tropa de elite, tive uma conversa com um amigo tricolor que tinha tomado contato com um dos astros da companhia das Laranjeiras. E o que ele me contou é que a coisa lá dentro tava feia - um ambiente horroroso, uma zona bizarra, enfim, tudo pra dar errado. E o tal astro estava já louco pra cair fora. Nessa, já vi que meu palpite podia estar muito errado, e fiz essa ressalva no post aqui do blog - disse que tinha incluído eles na aposta da FlamengoNet, mas que, enquanto escrevia, já estava com o pé atrás pelo que tinha ouvido.

Pois é, deu no que deu. A zona é zona mesmo, vieram contusões, Parreira caiu, chegou Renato Gaúcho. Eu até achei que ele era, apesar dos motivos ruins que levaram à escolha, um bom nome para a situação. Mas a melhora que apareceu nas primeiras atuações não se converteu em bons resultados. E, depois da última derrota para o Coritiba no Maracanã...

Devo dizer que minha aposta agora se inverteu: tudo aponta para o rebaixamento do Fluminense.

Pra começar, é matemática pura e simples: a campanha do Fluminense, no momento, é pior ainda do que era a essa altura do campeonato a do Ipatinga, que acabou rebaixado como lanterna. Com 15 pontos, levando em conta o histórico dos pontos corridos, o Fluminense precisa fazer nada menos que 30 no segundo turno para chegar a uma pontuação segura para escapar da série B. Seria uma campanha melhor do que a que teve até agora o Grêmio, por exemplo, com seu aproveitamento impressionante no Olímpico; próxima da do Atlético-MG, que liderou o campeonato por várias rodadas. É possível?

Ainda acho que Renato pode dar uma melhorada nesse time. E pode ser ajudado pela chegada de alguns reforços, como Fábio Santos (que tem que pôr a cabeça no lugar, mas parece bem melhor que Wellington Monteiro), Gum (que eu não conheço, mas não precisa muito pra ser um upgrade em relação a Edcarlos) e Urrutia, que estava na LDU quando esta bateu o próprio tricolor na final da Libertadores do ano passado. Acho que, se estão indo às compras, deveriam dar prioridade também às laterais, ponto fraco óbvio do time. Mas, ainda assim, os reforços podem sim ajudar o time a subir de produção.

Mas é isso: pra apostar hoje, diria que a melhora que vem por aí não vai ser grande o bastante para garantir a campanha que o Fluminense precisa. E o início dessa caminhada de returno é hoje, no Morumbi, justo contra o São Paulo e toda a sua série invicta. Complicado.


* * * * * * * * * * * * *

Nessa, muitos tricolores começaram a falar em impeachment ou em renúncia de Horcades. Mas já saem em defesa do mandato do presidente justamente os grupos de oposição dos mais representativos daqueles formados de fora, por torcedores, como já comentei por aqui - o Pavilhão Tricolor e o FluSócio. Ambos lembram que o presidente da época caiu no meio da campanha que levou o Fluminense à série C. Ou seja: tirar o cara com o bonde andando, já a caminho do precipício, não adiantou nada.


* * * * * * * * * * * * *

Pra piorar a situação do Fluminense nessa missão ingrata que terá agora, muitos dos que agora estão por ali, perto do rebaixamento, pra mim não têm a menor pinta de rebaixáveis. São os casos de Cruzeiro, Botafogo e até Coritiba, que recém-contratou Ney Franco. O Atlético-PR, desde que Antônio Lopes chegou, também desembestou a ganhar (embora esse eu ainda ache que pode ficar em perrengue mais sério até o fim do campeonato).

Enquanto isso, outros que têm mais cara de que terão campanhas mais fracas no returno acabaram acumulando uma gordura no início do campeonato que pode acabar lhes salvando a pele. É o caso de Barueri e Vitória.

Pra não perder o costume então, tão aí as apostas de quem vai andar jogando ano que vem nas noites de segunda, terça, sexta e por aí vai: Sport, Fluminense, Náutico e Santo André. Exatamente os que estão na zona no momento.

Nenhum comentário: