Impressões da Gávea, como novo sócio do Flamengo

Uma grande frase de um amigo: "eu acho que as esposas são os maiores adversários de um Flamengo oxigenado". Pois é: enfrentando o olhar incrédulo da minha, fui à Gávea no sábado para fazer a minha parte na campanha - tornei-me sócio do Flamengo.

Não é barato, com certeza. Mas como já falamos por aqui: pra quem tem o Flamengo como parte tão importante da vida, como é meu caso, e tem condições financeiras de fazê-lo, associar-se é a única maneira de efetivamente poder participar da mudança que todos esperamos que aconteça por lá um dia.

Pois bem: ouço tanto que a sede do Flamengo está "caindo aos pedaços" que, confesso, esperava algo pior. Havia muitos anos que eu não pisava lá dentro, desde a época em que meu pai era sócio e eu, seu dependente. Tenho boas lembranças da época em que frequentava a sede (e assistia a alguns jogos do time por lá, às vezes nas arquibancadas, às vezes pendurado nas árvores do outro lado do campo) e estava curioso pra ver como estão as coisas por lá.


Bem, num sábado de sol, a sede estava até bem movimentada. As piscinas estavam convidativas, as lanchonetes com bastante gente. Há um espaço com churrasqueira bem tranquilo, parquinho infantil simples, quadras de tênis sendo utilizadas, campo de futebol soçaite com grama artificial. A FlaBoutique continua ocupando o mesmo espaço de sempre, apertadinho, mas com uma variedade bem razoável de produtos. Restaurante bem simples, com um bufê self-service. Enfim: é capaz de eu realmente andar frequentando a sede em fins de semana com a família, mesmo não sendo do lado da minha casa. Dêem uma olhada no tour virtual que o site do clube oferece - é bem interessante e dá pra ter uma boa ideia do que há por lá, com imagens do terraço do prédio social, sala de troféus, gramado e vestiário.

O que o tour não mostra, claro, são os detalhes em que você percebe que o tratamento dado ao local não é o que devia: um muro em que um vão, em vez de ser cimentado, é tapado com tábuas de madeira apoiadas em uma árvore; parte da cobertura das arquibancadas do parque aquático faltando; restos de obras empilhados em alguns cantos. E, principalmente, o espaço que fica atrás de um dos gols do gramado (canto inferior direito da foto) é simplesmente inacreditável: onde ficavam antigamente diversas quadras polivalentes (cansei de jogar bola por lá), agora é uma área abandonada em ruínas, com vigas de obras semi-destruídas, algo lamentável - especialmente considerando o valor de uma área daquele tamanho, na região mais nobre da cidade.

É inaceitável que ninguém consiga atrair um empresário disposto a fazer por ali uma belo restaurante, uma academia realmente moderna, enfim, qualquer coisa que servisse aos sócios e gerasse dinheiro. É ridículo, aliás, que aquela sede - repito: uma enorme área no ponto mais nobre da cidade, que serviria pra atividades lucrativas de todo tipo, dia e noite - dê hoje prejuízo.

Enfim: a Gávea não é tudo o que pode ser - bem longe disso, e é triste constatar que, nestes 10 anos em que não ia por lá, não houve nenhuma melhoria, pelo contrário. Mas o bicho não é também tão feio quanto pintam.


* * * * * * * * * * * *




Lembrando: pra quem quiser ser sócio contribuinte e votar nas eleições de 2012, o prazo é o dia 31/8. Se associar é fácil: basta ir à Gávea levando foto 3x4 e cópias do CPF e da identidade. Caso queira incluir dependentes (filhos, mãe, esposa), tem que levar a documentação deles também.

Aliás, curiosamente o clube está vivendo neste momento um recadastramento de seus sócios, divulgado com banners espalhados por toda a sede, justo às vésperas de soltarem a lista dos que estarão em condições de votar em dezembro - não custa isso acabar dando confusão na hora que divulgarem a relação dos eleitores. A grande motivação para o sócio fazer o recadastro é ganhar sua nova carteira para acesso a sede - só que a máquina que faz as carteirinhas não está funcionando. Pois é.

3 comentários:

Fabiano Facó disse...

Andre, boa tarde! Como faço para colocar o selo " Faça parte do Flamengo dos seus sonhos A Hora é agora " no meu blog http://futigol.wordpress.com/

Te agradeço pela ajuda. Abraços, Fabiano

Roberto de Moraes disse...

Bem-vindo, meu caro! =)

A parte das ruínas eu mesmo já havia me referido a respeito aqui em um comentário anterior. Por mim, faria-se um novo ginásio ali, o espaço é enorme! Bem, provavelmente então devemos ter batido alguma pelada juntos em um passado um pouco distante naquelas velhas quadras de salão...

Ademais, nada contra o recadastramento (que, de fato, só existe para tirar 15 reais a mais dos sócio - nesse caça-níquel louco que se tornou a Gávea nesse ano), o problema é que a carteira nova exibe 4 estrelas ignorando o fato de já serem 5... (risos) coisas que só poderiam ocorrer no Flamengo mesmo...

Anônimo disse...

É um amigo em comum, esse da frase sobre as esposas.... hehehehhhee

Abraços e parabéns pelo blog - cada vez melhor.

Juan