Brasileiro 2009 - 21a. rodada - Avaí 3 x 0 Flamengo

Andrade errou na escalação com que começou o jogo de hoje, ao continuar com o esquema de três zagueiros. Existe uma limitação matemática para isso: há apenas três zagueiros no elenco - Wellinton, Fabrício e Angelim. Parece claro que, hoje, se mantiver este esquema, o Flamengo vai ter quase sempre alguém improvisado na zaga.

A escolha era pior ainda para o jogo de hoje contra o Avaí, um time que joga com apenas um atacante fixo. Resultado: o adversário tinha muito mais gente no meio-campo e conseguiu manter a posse de bola durante quase todo o primeiro tempo. Além da questão tática, ajudou nisso aí a enésima tentativa de ressuscitar Zé Roberto. Pet está machucado, Kléberson idem, Fierro não convenceu, Camacho é um garoto, beleza. Mas Zé Roberto, fora não acertar quase nada com a bola no pé, ainda se colocou no primeiro tempo quase como um atacante, esperando a bola chegar até ele, sem participar do jogo no meio. Como Lennon até tem mostrado personalidade e algum jeito com a bola no pé, mas não é exatamente um leão na marcação, o meio voltou a ficar aberto para o Avaí trabalhar.

Apesar disso, não foi por conta desse domínio territorial ganho de presente que o Avaí conseguiu abrir o jogo - e sim por um erro infantil do Flamengo na hora de um escanteio. Ninguém sabia o que fazer para marcar uma cobrança curta de corner, bê-a-bá do futebol. E, nisso, o jogador do Avaí teve toda a tranquilidade e espaço para dominar a bola junto da linha da grande área, levantar a cabeça pra ver os companheiros e cruzar a bola rasteira para a pequena área, sem ninguém à sua frente.

No segundo gol, o espaço no meio já ajudou, facilitando ao volante Léo Gago chutar de fora da área - e ter a ajuda de um desvio no meio do caminho. E assim, sem jogar grande coisa, só por ter um time em que cada jogador sabe sua função e consegue acertar passes de cinco metros - como o Flamengo errou passe! -, o Avaí construiu sua vitória tranquila ainda no primeiro tempo.

Pro segundo, Andrade passou o time para o 4-4-2 com a entrada de Camacho. Mas tentou isso usando Éverton como lateral - algo que ele não é. Em um contra-ataque gerado por um passe errado no meio, ele demorou muito a recompor a defesa e o Avaí fez o terceiro gol. Foi logo depois da expulsão de Willians, que se juntou a Éverton Silva e Adriano (suspenso pelo terceiro cartão amarelo) como mais um desfalque para a próxima rodada. A verdade é que o Flamengo, apesar de um pouco mais de disposição para buscar jogo de um Adriano incrivelmente ainda fora de forma, nunca deu a impressão de que poderia reagir, mesmo enquanto estavam 11 contra 11 em campo.


* * * * * * * * * * * * * *


A coisa está feia. Sem muito tempo pra treinar pelos jogos seguidos e com desfalques novos aparecendo a cada rodada, Andrade não está conseguindo sustentar a alguma melhora no time que conseguiu em seus primeiros jogos. Como Cuca, que também convivia com dúzias de desfalques na época de sua queda, ele não está sabendo lidar com a situação difícil da melhor forma. Não fossem os compromissos de meio de semana e alguém por lá já teria aparecido com a ideia de sempre: levar o time pra Teresópolis. Algo tem mesmo que ser feito - e poderiam começar por uma reavaliação física do grupo e do trabalho que tem sido feito no condicionamento dos jogadores. Com tantas contusões musculares seguidas, algo está errado, e o time não vai suportar se mais desfalques por contusão continuarem a aparecer.

23/8/2009 - 18h30 - Avaí 3 x 0 Flamengo
Estádio da Ressacada - Florianópolis, SC

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Nilson de Souza Monção (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Cartões amarelos: Fernandinho, Eltinho e Emerson (AVA); Willians, Zé Roberto, Lenon, Welinton e Adriano (FLA)
Cartões vermelhos: Willians, 25'/2ºT (FLA)

Gols: Luís Ricardo, 7'/1ºT (1-0); Léo Gago, 30'/1ºT (2-0); Fabinho Capixaba, 32'/2ºT (3-0)

Avaí: Eduardo Martini, Augusto, Rafael (Roberto, 39'/2ºT), Emerson; Luis Ricardo (Caio, 18'/2ºT), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui, Eltinho; William (Fabinho Capixaba, 27'/1ºT) - Técnico: Silas

Flamengo: Bruno, Welinton, Rômulo (Camacho, intervalo) e Ronaldo Angelim; Everton Silva (Rafael Galhardo, 16'/1ºT), Willians, Lenon, Zé Roberto e Everton; Denis Marques (Alex Cruz, 20'/2ºT) e Adriano - Técnico: Andrade.

3 comentários:

Fábio Nogueira disse...

Não adianta trocar de técnico se não houve uma administração para que fosse colocado em prática um plano B no caso de tantos problemas médicos no time do Flamengo. Espero que possamos melhorar para que não haja o fantasma do rebaixamento rondando pela Gávea. SRN

Gustavo Brasília disse...

Concordo com a reavaliação física do grupo. Agora, não sei se você vai concordar, mas creito que seja necessário algo como um pacto entre as forças políticas do clube até dezembro. Um projetinho que fosse só pra ficar no meio da tabela. Pelo menos isso, pô.

Além de todos os problemas sobre os quais todo mundo está falando, há outro muito sério, que é a falta de comando. O presidente interino, entre um e outro discurso de título, fala que o Zé Roberto deveria mudar de ares e ameaça largar a presidência interina porque não poderia conciliar a campanha e as atividades profissionais. O cara é um amador e demonstra claramente que vai abandonar o barco se a coisa não melhorar. Isso por acaso é liderança sadia? E esse cara quer ser presidente do Flamengo? É isso?

E esse diretor de futebol que entrou no lugar do Kleber Leite ainda não mostrou a que veio, se é que tem alguma condição de fazer isso?

Enfim, os jogadores precisam sentir que há uma cadeia de comando no clube, que há hierarquia, que haverá cobrança, pois, se depender só deles, de eles se sensibilizarem e tentarem reverter essa situação, nós vamos parar na Série B. Acho que os jogadores olham para o seu ambiente de trabalho e vêem o abandono total. Isso não tem como dar certo. Não há como motivar alguém desse jeito.

No Flamengo, hoje, falta tudo, de jogador e comissão técnica (alô preparo físico!) até presidente.

Assim não pode, assim não dá.

Bosco Ferreira disse...

Não haverá acôrdo no FLA, Quando a luta é para se locupletar do Mengão vale tudo. Até botar o clube na segundona. O MBraga já abandonou o barco, o KL é um trapalhão, o M Brás é incompetente, o Delair já mostrou o quanto seremos ruíms se ele vencer, e na oposição todos torcem pelo pior para tirarem proveito da desgraça. Só um milagre de são Judas Tadeu, o santo das causas impossiveis, colocando o Zico ou o Leonardo na vida do Mengão. Queremos um plano de sócio torcedor para democratizar a eleição no mengão e gerar receita ao clube direto de sua numerosa torcida. O Ceará começou a seis meses atrás o seu programa de sócio torcedor e já tem mais de dezesseis mil sócios, por que só o Flamengo é um feudo de pouco menos de dois mil aproveitadores que podem votar e ser votado?