Candidatos à presidência do Flamengo: Clóvis Sahione

Clóvis Sahione tem 65 anos é talvez o maior advogado criminalista do país. Em seu currículo, uma penca de casos polêmicos, em que defendeu gente considerada indefensável e conseguiu boas sentenças no tribunal. Exemplos mais recentes são os policiais que mataram o sequestrador do ônibus 174, no Rio, ou os fiscais da Receita e funcionários da Secretaria de Fazenda do Rio envolvidos no escândalo do "propinoduto". Mas há muitos, muitos mais na lista.

Sahione está no Flamengo desde 1965, já foi advogado do clube, ocupou vice-presidência e diz que decidiu se candidatar para "se sentir jovem outra vez, se sentir criando algo" - mas só irá adiante na campanha se sentir que pode vencer. Nestes trechos de sua apresentação - que ele fez com a eloquência e boa retórica dos grandes advogados -, ele bate muito na tecla da reforma da Gávea, que coloca como grande prioridade de sua gestão. "Meu primeiro plano é reformar a Gávea - depois vem o resto. Será possível que com receita de 110 milhões, não dá pra separar um pouco pra ajeitar isso aqui? A Gávea não pode ficar solitária numa sexta à noite. É preciso ter orgulho de poder trazer os amigos pra cá."

Outros pontos:

- Insistiu na importância do trabalho voluntário pelo Flamengo, de gente que não precise de dinheiro do clube e se disponha a trabalhar por ele de graça - "Flamengo é doação". Foi aplaudido em seu discurso de que tem uma carreira que anda com pernas próprias, não precisa do Flamengo pra nada e não aceita doações à sua campanha, que bancará do próprio bolso para permanecer independente.

- Pretende dirigir o clube com um conselho de notáveis, voltará para expôr cada plano aos sócios que o elegeram na hora de colocar em prática e afirma que, ao assumir, irá abrir a verdadeira situação econômica ao público - "doa a quem doer".

- "O Maracanã é nossa casa". Acenou com a relação pessoal que tem com Sérgio Cabral ("ele fez a campanha dele no meu escritório", disse, antes de puxar da carteira o cartão de visitas pessoal do governador). E falou também em prioridade para a construção de um CT - sem querer afirmar que também levaria pra lá os profissionais.

- Pretende manter todos os esportes olímpicos funcionando ("nem bolinha de gude sai do Flamengo", disse, sendo aplaudido). Em princípio, com recursos do próprio clube; se possível, atraindo parceiros, que virão depois da credibilidade do clube ser resgatada.

- Ele contou também uma história que eu nunca tinha ouvido falar: diz que foi chamado por Márcio Braga para dar ideias quanto à resolução da dívida monstruosa do Flamengo e ouviu desgostoso que existe um projeto de instalar um bingo na Gávea, com maquininhas e tudo.

Palestra do Pré-candidato Clóvis Sahione - Parte 2 from Dragão Negro on Vimeo.

15 comentários:

Insurance USA disse...

Sei lá, não curti muito não. O discurso do cara me parece mais o de um candidato a um clube na zona sul do que a uma paixão de 35 milhões de torcedores.

E essa confusão entre esses dois Flamengos me incomoda profundamente. O Flamengo não pode ser só um clube com piscina.

Não vi o cara falar em pagar dívidas, falou MUITO pouco em como remodelar o time de futebol.

Achei o discurso muito bonito na forma, mas pouco prático. Fala em manter os esportes olímpicos, mas não diz como. Oq faz ele acreditar que a ginástica olímpica é sustentável e, principalmente, rentável ao clube?

O cara fala muito em financiar a própria campanha, fala em doação, mas no geral isso não mantém a figura do dirigente amador? Ele acha que isso dá certo? Faltou avisar aos últimos campeões brasileiros...

O Juvenal fica o dia todo no Morumbi, por exemplo.

Insurance USA disse...

Enfim, mta demagogia e pouco realismo. Não curti mesmo.

Anônimo disse...

Nuna simpatizei com esse sujeito, mas não conheço pessoalmente, então prefiro não criticar. Mas acho forçado falar que ele pode ser considerado o maior criminalista do Brasil... Tem muita gente na frente dele.
Quanto à gestão "social" do clube, gostaria de ver como responsável alguém que tenha trabalhado no Paissandu, Piraquê ou Caiçaras. Esses clubes cobram uns 5 contos pelo título, e tem fila de gente querendo entrar. Os clubes estão sempre um brinco, com um bando de gente frequentando e praticando esportes. E ficam na mesma região do Mengão, que está naquele estado que a gente sabe. Acho que poderia até mesmo ser feita uma terceirização dessa gestão, de forma que a "diretoria" ficaria totalmente voltada pro futebol - como de fato já é. E alguém com compromisso financeiro (leia-se investimento e retorno através de participação nos lucros) poderia se dedicar a administrar a nossa maravilhosa sede, localizada na região mais nobre da cidade e que deveria ser tratada como o ativo valioso que é.
Abs,
Magal

Patrick disse...

Esse sujeito é o fim da picada.

Roberto de Moraes disse...

Belíssima iniciativa, André! Parabéns!

Quanto ao pré-candidato Clóvis "Nem-Bola-de-Gude" Sahione em questão, achei tudo muito evasivo e desfocado. Acho ótimo ele pagar a própria campanha, mas vi um discurso meramente político e de enfeites. Aos meus olhos, faltaram conteúdo e profundidade nisso tudo.

1) Ele diz que quer revitalizar a Gávea, como sócio acho excelente, mas... como? Afinal de contas, projeto de revitalização da Gávea tem aos montes - eu conheço pelo menos 3, os quais passam sempre coisas despropositadas como construções de shopping ou algo semelhante (como infelizmente fizeram com General Severiano... aquilo lá chega a dar pena). Ele diz que vai construir "restaurantes" - sinceramente, isso é revitalizar o quê?! Precisa é acabar com aquele entulhador próximo ao campo de futebol onde há dez anos atrás havia um quiosque e 3 quadras de futebol de salão... (eu, por exemplo, acho que ali deveria construir um novo ginásio, para que o Flamengo pudesse mandar os jogos menores de basquete, vôlei, etc., sem precisar ir pro Tijuca T.C. ou torrar a grana no Maracanãzinho).

2) Fala do CT de forma fugaz. Fala do Maracanã, mas sempre enrolando mais que propondo algo de concreto - "ah, o Maracanã é nosso". É nosso uma vírgula. Nós apenas lotamos o estádio em todos os jogos. O preço que pagamos para jogar lá é altíssimo, quiçá o maior do Brasil. "Nosso" mesmo de verdade (infelizmente) só o José Bastos Padilha, e ponto final. Fechar o anel do estádio e construir ali algo para 15 mil pessoas não seria das coisas mais difíceis.

3) Ele fala das contas - primeiro pergunta: "será que não tem dinheiro?" Acho que a resposta é óbvia. Ele fala em prestar contas - isso já é feito, meio mal e porcamente é verdade, mas já é.

4) Quanto a "trabalhar de graça" - não é exatamente isso que todo mundo anda combatendo? Não é o profissionalismo x amadorismo que tem sido tão discutido? Avisa isso ao JH Areias que ele vai adorar...

5) Quanto ao edifício do morro da Viúva, por mim vende-se aquele elefante branco para alguma mega rede hoteleira - deve dar uns 50, 60 milhões na conta - e faz o CT, revitaliza a Gávea (de verdade), faz o centro do remo, e ainda sobra o troco para pagar um bocado de dívida.

Enfim, não vou me alongar mais. Não gostei, mas a verdade é que vai ser quase impossível achar alguém elegível aí... =/

Marcelo Constantino disse...

Primeiro descartado.

Fabiano disse...

Na mesma semana que li no LANCE a aproximação de Zico com a Política do Flamengo, dando a sensação que no ano de 2010 ou algo próximo dele, o Zico estaria na Gávea sentado na Presidência do Flamengo Futebol Clube S/A ou LTDA. Li hoje, também no LANCE, algo que me deixou estarrecido !!
Hoje, peço licença ao LANCE, para reproduzir a noticia que acabo de ler no espaço DE PRIMA:

“” O advogado Clovis Sachione lançou anteontem à noite sua pré-candidatura à presidência do Flamengo. Sahione é contra o modelo de administração empresarial e defende que o clube recorra a dinheiro público para melhorar sua situação financeira. Ele tem o apoio de conselheiros ligados ao ex-presidente Edmundo dos Santos Silva. Seu adversário será o atual vice-presidente do clube, Delair Dumbrosk, o candidato do mandatário Márcio Braga. “”

Nunca ouvi falar do nome dessa pessoa e, pelo estado catatônico que eu fiquei ao ler essa declaração, fui na Internet pesquisar pelo nome. Achei duas reportagens que reproduzo aqui para conhecimento e reflexão dos sócios, torcedores e amantes do futebol.

Como eu não conheço o Doutor C.S., peço ajuda de vocês e compartilho algumas perguntas com devidas afinidades com o modelo sugerido pelo pré-candidato!

- Ele jogou bola de gude com Eurico Miranda ?

- Soltou pipa com Ricardo Teixeira ?

- Jogou Xadrez com o Senhor Dom Nicolás Leos, Presidente da Conmebol há 23 anos ??

- Brincou de médico e paciente com o Senhor Edmundo dos Santos Silva ?

- Votou no Paulo Maluf ?

- José Sarney é seu candidato preferido ?

(( Se você não lembra o Edmundo foi preso em setembro de 2003. Na época acusado de participar de uma quadrilha que fraudava o INSS. Até aquele momento o rombo estava em R$ 250 milhões, mas o prejuízo total estimava algo em torno de R$ 1 bilhão. A gestão de Edmundo foi considerada de maior prejuízo financeiro e moral em toda história do Flamengo. ))

Ser contra o modelo de gestão empresarial em favor do amadorismo existente até podemos perdoar. Agora, querer e imaginar que o dinheiro público, que mal consegue bancar estudo, saúde, segurança e todas as obrigações de um Estado Democrático deve, por sugestão dele, financiar o Futebol. É algo que as autoridades devem investigar o que está por trás dessas intenções.
O Flamengo merece esse tipo de candidato ?


Você, Torcedor, gostaria de ver o dinheiro público ser gasto com entretenimento ?


Você, Cidadão, acredita que é papel do Estado investir em laser ?

Enfim, é momento de decidir para onde os Sócios querem levar o Flamengo e, também, da Torcida poder opinar sobre o Flamengo dos Nossos Sonhos.

Ninho da Nação disse...

É fato que ele dá mais importância para revitalização da Gávea, claro é importante sim ter uma sede moderna e revitalizada, porém mais que isso é importante ter um futebol profissional, com dirigentes profissionais, que tenham hora de chegar e de sair, e que estejam disponíveis inteiramente para o Clube e não fiquem doando migalhas do seu tempo, da sua vida para o Flamengo.

Ele fala que é o candidato da mudança, mas apresentou um modelo de gestão antigo e ultrapassado, onde todos mandam e ninguém manda e resolve nada.

Falou sobre os esportes olímpicos, que erradamente chama de "amadores", afirmando que vai manter todos os esportes com a renda do Clube. Ele está errado. Será que não ficou claro que esse modelo de administração do dinheiro não dá certo? Que se separe os esportes olímpicos do futebol, e que cada esporte corra atrás do seu próprio sustento.

Ninho da Nação disse...

Pra ver como estamos de pré-candidatos, o Eider Dantas, uns dos interessados a ser presidente, teve seu mandato de vereador cassado na sexta-feira...

LEANDRO MACHADO disse...

EU ACREDITO! POIS SOMENTE UMA PESSOA QUE CONHCE A CRIMINALIDADE VAI PODER DERROTAR OS CARTOLAS QUE HÁ MUITO MANDAM NO NOSSO FLA!! AINDA BEM QUE O FLAMENGO PODE CONTAR COM PESSOAS RENOMADAS QUE AINDA SE DISPOEM A AJUDAR O CLUBE. LEMBRO-ME QUE O DR. SAHIONE ERA PARTE DA DIRETORIA DO FLAMENGO EM 1981 (VICE-PRESIDENTE) E VIAJOU PARA TOQUIO COM OS PRÓPRIOS RECURSOS. SÓ NÃO ENTENDO COMO UMA PESSOA REALIZADA PROFISSIONALMENTE PEGA UM ABACAXI DESSE PARA DESCASCAR!

MARCELO DE PAU disse...

Como flamenguista, sou a favor do falado acima e também contra. Acho que o advogado é importante para o clube, mas será que tratará como atividade primordial? O Problema também é que existem os profissionais do cata-cata no clube que ficam lá só para emplacarem os jogadores que tem contrato, dando uma de falso empresário. Isso eu sei que não ocorrerá com o Dr. Sahione. Sei também que o ZICO está querendo entregar o CFZ pro flamengo porque aquilo nao pertence a ele, mas sim a prefeitura. Imagine que prejuízo para o flamengo ! MAIS UM ENTRE MILHARES! ISSO NINGUEM FALA...

Unknown disse...

É MUITO TRISTE VER PESSOAS QUE NADA CONHECEM DE FLAMENGO NEM DE DIREITO DAREM OPINIÕES SEM BASE EM NADA. CLÓVIS SAHIONE, JUNTAMENTO COM NÉLIO MACHADO SÃO OS MAIORES CRIMINALISTAS DO BRASIL... PERGUNTEM A QUALQUER ADVOGADO DA OAB...

TRISTE TB ESCUTAR UMA PESSOA DIZER QUE NÃO PRECISA CUIDAR DE CASA E SIM DO TIME DE FUTEBOL... NÃO SOMOS SÓ ISSO... SOMOS UM CLUBE, TEMOS UM PATRIMÔNIO FÍSICO E UM PATRIMÔNIO MAIOR AINDA QUE É NOSSA TORCIDA...

PRECISAMOS DE UM CARA SÉRIO, COMPETENTE, QUE TEM A VIDA PROFISSIONAL DEFINIDA (E BASTANTE RICO JÁ), QUE NÃO QUEIRA LEVAR NADA EM TROCA E SIM SOMENTE AJUDAR...

APOSTO Q AS PESSOAS ACIMA NUNCA FORAM NA GÁVEA, NENHUMA VEZ NA VIDA... E SE NÃO FORAM É PQ O CLUBE CAI AOS PEDAÇOS E POR ISSO NÃO SE INTERESSAM... OU SÓ SABEM RECLAMAR E TORCER CONTRA...

VAMOS PAGAR DÍVIDAS COMO AMIGO? VCS SABEM O VALOR? ALGUÉM SABE? OU VCS ACHAM MELHOR DEIXAR O KLEBER LEITE CUIDANDO DESSA PARTE, CONTRATANDO E VENDENDO A ESMO, ENQUANTO OS FUNCIONÁRIOS DE 15 ANOS DE CLUBE FICAM DE 3 A 6 MESES SEM RECEBER UM CENTAVO SEQUER...

PRECISAMOS DE GENTE SÉRIA. DE PESSOAS QUE AMAM O FLAMENGO, QUE PARTICIPAM DO FLAMNEGO. P FLAMENGO NÃO É SÓ FUTEBOL. APRENDAM... SOMOS UMA NAÇÃO ESPORTIVA. O CLUBE QUE MAIS LEVOU ATLETAS AS OLIMPÍADAS...

ELE É O CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CLUBE DA ZONA SUL MAIS FAMOSO DO MUNDO. O MAIOR DE TODOS! É SÉRIO, E PELA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO TB COMPETENTE.

VAMOS APOIAR GENTE SÉRIA. CHEGA DE DESORDEM A AVACALHAÇÃO NO NOSSO CLUBE.

E A QUEM NÃO TEM EMBASAMENTO NO QUE DIZ, NUNCA FREQUENTOU CLUBE DE ZONA SUL, COMPRE SUA CARTEIRINHA DE SÓCIO, FAÇA SUA POLÍTICA, AJUDE A LEVANTAR NOSSO QUERIDO E AMADO CLUBE. NÃO SEJA SOMENTE TORCEDOR DE ARQUIBANCADA! SEJA PARTICIPANTE! LEIA COM ATENÇÃO, BUSQUE INFORMAÇÕES... AJUDEM... NOSSO CLUBE PRECISA DA GENTE!!

É O PRIMEIRO CANDIDATO SÉRIO. QUERIA QUE FOSSEM MAIS 5 CANDIDATOS ASSIM... VAMOS TORCER P Q SEJAM...
PQ PLÍNIO SERPA, KLÉBER LEITE, DELAIR DUMBO, GEORGE HELAL, LUIS AUGUSTO VELOS, EDMUNDO SANTOS FDP SILVA, E ESSA ESCÓRIA TEMOS DE BANIR DO FLAMENGO COM URGÊNCIA...

SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS, E VAMOS PROCURAR PESSOAS SÉRIAS!!

Insurance USA disse...

Alexei, dois pitacos sobre o seu comentário:

1- Já me associei.

2- O Flamengo não é "o clube da zona sul mais famoso do mundo". O Flamengo é o clube com a maior torcida do mundo. É semântico, mas acho que faz toda diferença na forma como a gente encara o clube :)

Anônimo disse...

Depois que ele foi suspenso na OAB, por ser flagrado mandando falsificar uma assinatura, temo pelo meu clube. E segundo algumas fontes ele é chegado a um joguinho. Não precisamos disso!

Anônimo disse...

Dr. Clóvis não é somente um dos maiores criminalistas do país como um dos maiores do mundo! Quanto ao Flamengo, muitas das brilhantes iniciativas de várias gestões do Márcio Braga tiveram a participação direta e indireta deste genial gestor. Parabéns por esta caminhada e conte conosco!
MARCÍLIO ROSA.