Brasileiro 2009 - 12a. rodada - Flamengo 2 x 2 Botafogo

Não dava pra imaginar mesmo, poucos dias depois da atuação desastrosa contra o Palmeiras, que o Flamengo mostrasse um belo futebol. Mas, infelizmente, não deu nem pra enxergar muita evolução no time, que continuou desarrumado e espalhado em campo - se nivelando a um adversário que está mal na tabela, não tem grandes pretensões além de se livrar do rebaixamento e beliscar vaga na Sul-Americana e conta com orçamento muitas vezes inferior.

O Flamengo entrou com uma formação esquisitíssima, em que Aírton, em vez de se colocar como um volante, jogava atrás, formando uma linha de quatro zagueiros. Éverton ficava pela esquerda, Zé Roberto se colocava quase que como seu assistente, também aberto por ali, e Léo Moura tinha uma enigmática função híbrida de segundo volante e ala direita, em que não cumpria com eficiência nem um papel, nem outro. Com isso, o único que jogava realmente pelo meio era Kléberson.

O time até iniciou ensaiando um certo domínio. Porém, bastou o Botafogo se organizar um pouquinho e adiantar um tanto a marcação para passar, graças à falta de meio-campo do Flamengo, a complicar muito a saída de jogo do adversário e ficar com todos os rebotes. Até fazer 1x0, o Botafogo, mesmo sem jogar grande coisa, já havia conseguido duas cabeçadas perigosas, um gol anulado de maneira discutível, uma bola no travessão e uma cobrança de falta em que Juninho obrigou Bruno a fazer grande defesa. O gol saiu num lance de impedimento, mas era mais do que justo.

O Flamengo acabou dando sorte, porque poucos minutos depois chegou ao empate na sua primeira finalização no gol. E isso porque o Botafogo cometeu um erro besta, deixando Leandro Guerreiro na marcação de Adriano em uma bola parada. O centro-avante recuou dois passos, o botafoguense ficou olhando e Adriano cabeceou sozinho de maneira até constrangedora. E poderia ter virado o jogo no finzinho do primeiro tempo, numa jogada bonita em que deu um chapéu na área e emendou pra fora sem deixar a bola tocar no chão.

Pro segundo tempo, com Fierro jogando mais pelo meio e o Botafogo com a marcação mais recuada, o Flamengo conseguiu ficar mais com a bola. Mas só conseguiu criar duas chances para Adriano em cruzamentos forçados, um de cada lado, de Kléberson e Fierro. O jogo era muito ruim, chato mesmo, sem criatividade de lado a lado, sem lances claros de gol. E aí é aquilo: nesse tipo de jogo, quem tem a melhor bola parada pode acabar levando vantagem. Foi o que aconteceu, com o Botafogo fazendo o segundo gol num escanteio em que a defesa do Flamengo deixou o adversário cabecear abaixado no meio da área.

A partir daí, Cuca mudou para colocar o time pra frente. Camacho entrou no meio, Fierro abriu pra ponta direita, Léo Moura virou meia de vez. Até conseguia rondar a área do Botafogo; mas seguia um time sem imaginação, com jogadores que não se aproximam, não buscam tabelas, não fazem ultrapassagens, não chutam de fora da área - parece que a única jogada que conseguem imaginar é o cruzamento alto pra área. Perigava levar mais um em contra-ataque, porque deixava espaços pra isso e apareceram chances. Mas acabou chegando ao empate num momento em que um jogador resolveu tentar algo diferente - e Emerson, num lance em que dá pra discutir se fez falta ou só trombou com Lúcio Flávio, acertou um belo chute de fora da área.

A verdade é que, dois jogos depois de sua saída, a ausência de Íbson se faz sentir. Não que ele fosse um grande armador - nunca foi -, nem que o time funcionasse às mil maravilhas com ele. Mas era o único, por ter iniciativa pra isso, que dava alguma opção de jogada pelo meio, aparecendo atrás pra buscar a bola, correndo com ela, tentando tabelas, se apresentando pela meia para receber a bola dos companheiros que jogavam pelas pontas. Todos os que entraram em seu lugar até agora ainda têm o cacoete de se colocarem abertos, sempre. E sem alguém que trabalhe à sua frente pelo meio, até o repertório de Kléberson fica mais restrito - ele não tem alguém que prepare a jogada para ele fazer suas ultrapassagens pelo meio, que deram em tantas chances de gol (a maioria desperdiçada...) ao longo do ano. Sem Íbson, o time está caindo na mesmice de buscar apenas cruzamentos, o tempo inteiro - e sem jogadas coordenadas, mas sempre dependendo da individualidade dos jogadores em lances óbvios e fáceis de serem marcados.

A missão de Cuca é conseguir construir um time que hoje não existe, em meio à competição e lutando contra desfalques graves em sequência - o próximo jogo, já na quarta, vai ser mais um daqueles em que a gente vai ficar tentando adivinhar o que o técnico vai fazer pra montar a escalação.

19/6/2009 - 18h30 - Flamengo 2 x 2 Botafogo
Maracanã - Rio de Janeiro, RJ
Renda e público: R$ 499.403,00 / 29.508 pagantes

Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Cartões amarelos: Kleberson, Everton, Welinton, Fabrício (FLA); Castillo, Thiaguinho, Victor Simões, Eduardo (BOT)
Cartões vermelhos: Alessandro, 43'/2ºT (BOT)

Gols: Alessandro, 35'/1ºT (0-1); Adriano, 40'/1ºT (1-1), Renato, 26'/2ºT (1-2); Emerson, 43'/2ºT (2-2).

Flamengo: Bruno, Welinton (Camacho, 29'/2ºT) Fabrício e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Aírton, Kleberson, Zé Roberto (Fierro, 36'/1ºT) e Everton; Emerson e Adriano. Técnico: Cuca.

Botafogo: Castillo, Emerson (Renato, 14'/1ºT), Juninho e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Thiaguinho (Wellington, 9'/2ºT) (Reinaldo, 29'/2ºT), Lucio Flavio e Batista; André Lima e Victor Simões. Técnico: Ney Franco.

Nenhum comentário: